segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MTG aniversaria hoje, 47 anos de história

             A criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho MTG foi a realização do anseio e a culminância do trabalho de muitos tradicionalistas. Haviam-se passado 18 anos desde a criação do primeiro CTG.
           O MTG hoje é o órgão catalisador, disciplinador e o orientador das atividades dos seus filiados, especialmente no que diz respeito ao preconizado em sua Carta de Princípios propõem que são as "entidades afins". As Entidades Tradicionalistas filiadas ao MTG estão distribuídas nas 30 regiões tradicionalistas (RTs), as quais agrupam os municípios do RS.
           É um movimento cívico, cultural e associativo O MTG é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Dedica-se à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica, conforme descreve simbolicamente o Brasão de Armas do MTG, com as sete (07) folhas do broto, que nasce do tronco do passado.
           Neste mesmo congresso (12º, em Tramandaí) foi aprovado o Brasão, com todo o trabalho de Heráldica realizado por Hermes Gonçalves Ferreira, com parecer favorável do relator Antônio Augusto Fagundes. Hermes Ferreira viria a ser o primeiro presidente do MTG.

Nenhum comentário: