sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como curar as baldas e manhas do cavalo


         Para curar cavalos coiceiros “bota pé de amigo”, isto é, “dá um nó com o maneador por volta do pescoço ou no fiel do buçal, estende por baixo do animal, entre as mãos e dá um “pé de amigo” na pata e puxa, a perna fica erguida”. Outro “remédio é maneá e tirá as cosca a tapa”. 
O negador de estribo: leva-se o manhoso a um rio “com água por meia paleta; monta-se e apeia-se diversas vezes”. “Ata o animal no palanque e o domador monta”.
Para o passarinheiro, o método é generalizado; amarrar o cavalo a um palanque e atirar, na frente dele, cordas, pelegos, panos, papéis para que perca o medo. O maula, que morde, só cura se o provocarem a morder um “bornal” (embornal) feito de arame. Segundo o informante, “uma dentada de animal cavalar não é de se arriscar o pelego”. 
Cavalo boleador deve ser levado à água e, ali, puxado pela rédea, forçando-o a cair de lombo, “entrando água no ouvido dele, perde a mania de se boleá”. Levar o animal “em taipa de açude, apertar a cincha e fazer ele cair de lombo dentro d’água”. 
Ginete de Canguçu informa para tirar a balda do boleador “se encilha, aperta a cincha; quando o animal arquear o lombo se afrouxa a cincha e faz o cavalo passear, em volta, desmontado. No momento em que ele estender o lombo, aperta-se a cincha e monta-se. Repete-se o trabalho até que o manhoso volte às boas”. 
O sentador é o que se assusta e senta, cura-se “dando com um pelego na cabeça dele”.O caborteiro ou “veiaco” “só se cura levando uma tunda de rabo de tatu”. O matreiro, “que dispara, se dá um tiro de bolas que ele ressabeia; tiro de sobrelombo, atira nas cruz e vai enredar nas mão”. 
O coicero de estribo “perde a mania dando com o mango na cabeça dele”. O aporreado não tem cura, “morre velho e não se entrega”. 

13 comentários:

Unknown disse...

Minha égua senta na hora que aperta a bariguira o que faco pra tira essa mania

Unknown disse...

Boa tarde. Primeiramente maneia das quatros patas se ela sentar vai cair e ressabiar. Faça isso até ela começar a melhorar e vai diminuindo as patas mandadas deixando só nas mãos até conseguir resultado sem nemhuma maneia.

Unknown disse...

Minha égua é mordedora chego pra pega ele no campo ela já com com as oreia murcha pronta pra morder oque eu faço?

Unknown disse...

Oie
Bom dia
Meu cavalo deu de empinar e se bater
Quando monto
O que faço?

jaime fritsch disse...

Gurizada, tenho um crioulo que dentro da cocheira nao para de da pataço na porta e nas parede, já deixei duas semana maniado e não tem jeito, não sei mais o que fazer. Me dêem umas idéia. Abraço

Unknown disse...

Tenho um cavalo e ele sempre empaca Oq faço pra ele parar com isso ??

Unknown disse...

Poim na agua

Virgilio Otavio disse...

Minha égua é tafoneira. quando se vai montar ela começa arrodear e nao deixa montar. oque fazer?

Virgilio Otavio disse...

Minha égua ao montar começa a girar e nao deixa montar . Ela é tafoneira . Oque fazer?

Virgilio Otavio disse...

Minha égua é tafoneira. quando se vai montar ela começa arrodear e nao deixa montar. oque fazer?

Unknown disse...

Naotwm cura isso

Unknown disse...

Bom dia meu nome é André e o meu cavalo tem muito medo de corda eu não consigo pegar ele , oque faço ??? Me ajude

Unknown disse...

Boa noite, meu cavalo está empacando, é na hora de sair ele começa a empinar. Oque eu faço?