terça-feira, 29 de outubro de 2013

Diretrizes da 14ª Mostra folclórica do ENART

14ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA

TEMA PROPOSTO: LITERATURA REGIONAL
(Prendas e Peões Regionais e de Entidades Tradicionalistas)

LOCAL: Pavilhão de Artesanato do Parque Oktoberfest / Santa Cruz do Sul

HORÁRIOS:
            9h às 11h - Montagem e Organização
            14h às 21h – Visitação 
           
 Avaliação do 1º bloco: 13h às 15h
Avaliação do 2º bloco: 15h30min às 17h30min
Avaliação do 3º bloco: 18h às 20h

INSCRIÇÕES:
ü  Cada Região Tradicionalista poderá inscrever no máximo 18 integrantes entre Prendas, Peões e Guris Regionais, incluindo Prendas e Peões das Entidades.
ü  Ficha de Inscrições deverá ser entregue até dia 10 de novembro constando o nome completo de cada participante e o número do Cartão Tradicionalista, juntamente com a Pesquisa Folclórica na Secretaria do MTG, pelo Coordenador Regional ou pelo Diretor Cultural da RT. As Credenciais deverão ser retiradas às 9hs, no início da montagem, conforme o número de inscritos.
ü  Entrega dos Certificados para Diretor (a) Cultural

PROPOSTA:
A 14ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha propõe-se:
1 - Realizar, através de entrevistas, pesquisas, coleta de dados em revistas, jornais, fotografias e outros meios, o resgate de escritores que viveram ou ainda vivem na comunidade local.
2 - Após a coleta de todos os dados, escolher um escritor ou poeta ou contista pesquisado, procurar ler o livro para ter argumentação durante a mostragem.
3 - Para representação da Mostra usar a criatividade e expressar o sentimento do autor escolhido.
4 - Fundamentar o trabalho, através de consulta bibliográfica e entrevistas, para depois ser entregue, por escrito, no momento da Mostra.

OBJETIVOS:
1 - Mapear os principais escritores, poetas no Rio Grande do Sul.
2 - Representar de forma criativa um escritor e sua obra.
3 - Divulgar nomes de escritores e suas obras, ainda desconhecidos.
4 - Estimular o gosto pela leitura.
5 - Desenvolver a linguagem e a comunicação.

PROCEDIMENTOS DA MOSTRA:
            É tempo de acelerar o pensamento e as ações para reverter velhos e encruados hábitos, atitudes, interesses pessoais e coletivos. Ativar nossa consciência política para refletir e analisar de como conviver com solidariedade e procurar colocar em prática o que se pensa. Só seremos capazes de acompanhar essas mudanças se soubermos acompanhar essas transformações adquirindo através da leitura essa bagagem cultural para enfrentar a sociedade em que vivemos.
            É através da linguagem que nos comunicamos e essa é a linha mestra da literatura do artista literário que trabalha com as palavras. A palavra literatura deriva do termo "litterae" que faz referência ao conjunto de conhecimentos e competências para escrever e ler bem.
            Literatura é a arte de compor obras em que a linguagem é usada esteticamente como meio de expressão.
            Define-se literatura também como conjunto de produções literárias de uma região, de uma época ou gênero. O início da literatura sul-rio-grandense ligou-se à prosa que dava maior facilidade à divulgação e através do soneto podia chegar mais rápido ao público, através da declamação.
            Nossa literatura tem nomes de projeção rio-grandense e nacional, destacando-se romancistas, poetas, cronistas, dramaturgos, contistas, pessoas que têm a habilidade de se expressar seus sentimentos através da escrita.

AVALIAÇÃO:
1 - A avaliação da Mostra será realizada por uma Comissão composta de três avaliadores e um revisor, indicados pela Diretora de Cultura Interna.
2 - Serão avaliados os seguintes quesitos: conhecimento, oralidade, criatividade, pesquisa, totalizando 10 pontos.
2 - Para expor o trabalho à Comissão Avaliadora o participante terá até 10 minutos. No caso de ultrapassar o tempo estabelecido perderá 0,05 (cinco centésimos) de ponto por minuto inteiro que exceder o tempo, que será descontado da nota final.

DISPOSIÇÕES GERAIS:
1 - Será de responsabilidade do MTG a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas RTs. Os espaços são padronizados de 3,0m X 2,0m e as exposições devem se limitar aos mesmos.
2 - A apresentação dos trabalhos expostos estará a cargo das Prendas e Peões Regionais auxiliados pelas Prendas de Entidades Tradicionalistas.
3 - Em nenhum momento o espaço poderá ficar sem a presença de Prendas ou Peões inscritos pela Coordenadoria, sob pena desclassificação da RT, na 14ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha.
4 - Todos os participantes na montagem da Mostra deverão estar pilchados, sob pena de perder pontos na avaliação.
5 - Todos os inscritos e efetivos na Mostra receberão certificados de participação.
6 - As três Regiões Tradicionalistas que obtiverem o maior número de pontos na avaliação receberão um troféu.

Nenhum comentário: