segunda-feira, 22 de julho de 2013

27ª RT ganha titulo nacional para o RS

Do Blog do Leo Ribeiro de Souza
Extasiado de alegria

"Me desculpem os leitores, mas hoje, vou puxar brasa para o meu assado. Ontem a noite no Jornal Tele Domingo da RBS TV (e que foi repetido no Bom Dia Rio Grande de hoje), duas emoções, dois motivos para estes escritos.

Em primeiro lugar ao saber que o Rio Grande do Sul sagrou-se Campeão Nacional de Laço no 16º Rodeio dos Campeões, evento organizado pela CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), em Jatai, Goiás e que reúne os campeões de cada MTG espalhados pelo Brasil.

Pois Bueno. Como a 27ª Região Tradicionalista, este ano, foi campeã Estadual de laço, representou o Rio Grande do Sul neste fim de semana no Estado de Goiás e arrebatou o primeiro lugar na competição, com 86 armadas, seguido do MTG/PR (85 armadas) e do MTG/SC (81 armadas). Os gaúchos também conquistaram o título na Seleção Prenda e no Laço Dupla, Peão, além do também serrano Pery dos Santos Fogaça, com 80 anos, ganhar o título de campeão Nacional de Laço "Vaqueano".

Ocorre que a grande maioria dos laçadores da 27ª Região Tradicionalista são meus conterrâneos de São Francisco de Paula, antigamente, justamente denominada a Terra Dos Laçadores, pois era comum os gaúchos serranos sagrarem-se campeões por este Rio Grande a fora.

Hoje em dia, devido ao mercantilismo que ocorre nos rodeios, onde os bons laçadores são contratados a peso de ouro, isto mudou um pouco. Digo, um pouco porque a serranada continua representando com garbo e orgulho nosso Rio Grande velho e mostrando ao Brasil como se joga um doze braças.  O segundo motivo de minha alegria é que a música de fundo das reportagens dos telejornais foi Brasil de Bombachas, de autoria deste peão que vos fala e dos irmãos Ângelo e Ricardo Marques." - Léo Ribeiro de Souza

Nenhum comentário: