terça-feira, 16 de julho de 2013

Neusa Secchi sugere o depto. Cultural no CTG

DEPARTAMENTO CULTURAL NO CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS

"Cultura", definimos como: "todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis costumes, hábitos adquiridos pelo homem, enquanto membro de uma sociedade" (Tylor, 1871).
A Herança Cultural e a Tradição Social: "toda e qualquer necessidade básica como resposta do meio que representa o modo de vida do povo, sua linguagem, sentimentos, fazem parte dessa cultura".
A cultura é recebida como uma herança dentro do grupo, quando cada um desse grupo nasce e interage, passando ser portador de conhecimentos — privilégio do homem, porque só ele é capaz de criar.
A todo os componentes existentes na sociedade que se inter-relacionam e que sejam interdependentes, funcionando harmonicamente com as ideias e as técnicas formando um conjunto organizado economicamente, religiosamente, socialmente, dá-se o nome de Cultura.
Além dos hábitos e costumes, vamos ampliando nossos horizontes, fazendo novos contatos e assim incorporando e transmitindo novas aquisições entre os grupos, acontecendo a transculturação.
Cultura é o resultado do modo como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. O homem não só recebe cultura de seus antepassados como também cria elementos que se renovam na transmissão de geração a geração, que a partir da vivência e tradição comum se apresentam como a identidade de um povo.
A cultura é dinâmica, cria, renova, adapta, acumula conhecimentos, costumes, hábitos, regras, técnicas que ensinam o indivíduo a comportar-se em grupo.
O Centro de Tradições Gaúchas é o templo das tradições — local onde podemos fluir a preservação das manifestações culturais tradicionais e oportunizar fortalecimento da identificação regional.
Importante as pessoas que ocupam cargos de liderança dentro do CTG tenham uma consciência tradicionalista e desempenhem suas funções com responsabilidade. Sintam-se compromissados com os objetivos do Movimento Tradicionalista Gaúcho e com os valores contidos na Carta de Princípios, que necessariamente devem ser seguidos por todos tradicionalistas.
O Departamento Cultural no CTG é o agente transmissor, divulgador da cultura gaúcha, da preservação dos valores morais e éticos, da agregação familiar e da integração com a comunidade.
No momento que o Patrão assume as rédeas do CTG, sua tarefa primordial será a indicação de uma pessoa para responder pelo Departamento Cultural da Entidade.
O Posteiro ou Diretor Cultural deverá ser uma pessoa dinâmica, comunicativa, criativa, ter espírito de liderança, sociabilidade, humildade e que tenha um conhecimento razoável da cultura regional e do tradicionalismo. Ser uma pessoa organizada, responsável, com postura ética, bem relacionada com o grupo, porque tem como principais funções:
1. Orientar e auxiliar nos projetos das prendas e peões, desenvolvendo atividades de cunho cultural.
2. Promover palestras, seminários, exposições, oficinas, encontros, sessões de estudo e outras atividades de cunho artístico, campeiro, cultural.
3. Organizar concursos de prendas, peões, declamações, contos, causos.
4. Promover visitas a museus, monumentos históricos, bibliotecas.
5. Preparar e realizar festas comemorativas importantes e manter um "mural informativo" com datas importantes e outras atividades realizadas no CTG e comunidade.
6. Montar o histórico da entidade e galeria de fotos (prendas, peões e patrões).
7. Criar o "cantinho dos brinquedos (Brinquedoteca) e das brincadeiras tradicionais".
8. Organizar uma Biblioteca e outras atividades que venham enriquecer a cultura dos participantes da Entidade Tradicionalista.

Para manter viva as tradições, os usos e costumes e conhecer nossa história é importante que o CTG tenha um Departamento Cultural atuante e compromissado com a cultura de seu povo. É muito importante fomentar a cultura no CTG, vamos fazer uma corrente cultural para não deixar nossas entidades tornarem-se adormecidas, sem atividades de cunho cultural, como diz Glaucus Saraiva no seu livro "Manual do Tradicionalismo".

Nenhum comentário: