domingo, 26 de maio de 2013

CTG é sinônimo de coletividade


Trabalhe em equipe e serás recompensado. Um provérbio chinês diz:” por trás de um homem capaz existem outros homens capazes.”

            Embora admiremos histórias de homens que conquistaram  feitos admiráveis de maneira solitária, a verdade é que, sozinho, nenhum indivíduo conseguiu realizar algo de valor. Acreditar que uma única pessoa, sozinha, possa realizar feitos grandiosos, é um mito. A verdade é que o trabalho em equipe está no cerne de qualquer grande feito. Equipes motivadas maximizam o potencial de um líder e minimizam suas deficiências.
            As equipes compartilham o crédito da vitoria e as responsabilidades das perdas. Isso favorece a humildade genuína e uma comunhão autêntica. Temos que ter em mente que “os indivíduos participam do jogo, mas são as equipes que vencem o campeonato”.  
            Vamos pegar um exemplo “palpável” de administração, planejamento e trabalho em equipe: O Barcelona, da Espanha. Quando Ferran Soriano assumiu a vice-presidência do clube (2003/2008) levou para lá toda sua carga de experiência do mundo corporativo. Ao chegar lá encontrou um clube desorganizado, sem foco e sem perspectivas de melhoras. A transformação que o clube sofreu foi possível por que houve planejamento estratégico, trabalho em equipe e um olhar par ao futuro. Sem invencionices, com liderança hábil e gerenciamento eficaz, hoje é um dos times mundiais que mais valorizou a sua marca e que tem seu caminho sedimentado em base sólida, daí o sucesso como empresa.
            Ferran tratou o Barcelona como uma empresa que necessitava corrigir sua rota, seus investimentos, se adequar a realidade global, investir nas categorias de base, definir metas a curto, médio e longo prazo.

            Qual a diferença entre um clube, uma empresa e um CTG? Qual a diferença entre um jogador que vai disputar o campeonato, o adolescente que vai pro ENART ou concurso de prendas e peões e o profissional que quer vencer na carreira e ser bem sucedido? Nenhuma!

Nenhum comentário: