terça-feira, 14 de maio de 2013

Eleições... e suas leis


           A campanha eleitoral do atual presidente dos EUA, Barack Obama, mudou a forma de fazer política em todo o mundo. Com dezenas de pessoas trabalhando com dedicação integral ao marketing digital, Obama usou todos os recursos para alcançar o consumidor on-line: estratégia em redes sociais, plataformas colaborativas, campanhas virais, marketing de busca e e-mail marketing, além de mobile. 
           O processo eleitoral, segundo especialistas, é regido por três leis básicas:
Lei da indiferença: Lá estão os indecisos e os indiferentes que não notam o que se passa;
Lei da Procrastinação: Diz que grande parte dos eleitores deixa para decidir em quem votar no ultimo momento;
Lei da efemeridade: As idéias e aspirações da sociedade obedecem a um ciclo de vida determinado (corrupção, ecologia, violência, etc...). A lei da efemeridade trata dos ciclos das idéias e aspirações, onde elas nascem, crescem, se desenvolvem, desgastam-se e desaparecem.
           Em marketing político, a comunicação é como medicamento,  em doses adequadas é bom para a saúde  em doses elevadas é veneno fatal. É necessário comunicar, mas pior do que não fazer publicidade é fazê-la em demasia e de maneira errada. Tomar a palavra a todo momento banaliza a imagem do candidato.  
           É preciso saber o momento certo e falar com muita moderação. O segredo da boa comunicação está nos detalhes que empregamos a ela e na moderação que aplicamos em nós mesmos.

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