sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ah... Livramento me espera...

Hoje a noite estaremos palestrando em Sant'Ana do Livramento, no CTG Fronteira Aberta...


Um CTG multi campeão

Fundado em 1955, o CTG Fronteira Aberta ganhou o ENART em 2012, na força "B" e ainda tem a 1ª Prenda do RS no seu roll de conquistas

                O CTG Fronteira Aberta, fundado no Clube Caixeral de Santana do Livramento,  por um grupo de tradicionalistas no dia 11 de Maio de 1955 vem acumulando conquistas ao longo dos anos. No ano de 2012, um dos seus anos mais fortes, ganhou o ENART na força “B” e levou, depois de 32 anos, a ciranda de prendas par a fronteira, com a conquista do título de 1ª Prenda do RS, de Raquel Pereira. Mas não foi só isso. O Fronteira Aberta tem um grande histórico de títulos estaduais. Acompanhe:

2ª Prenda adulta (Leda Maria Torres Ávila), em 1983
1ª Prenda juvenil (Ana Claudia da Luz Feltrin), em 1986
3ª Prenda juvenil (Cristiane Furtado da Silva), em 1994
3ª Prenda juvenil (Lucilane Taborda), em 1997
1ª Prenda juvenil (Alessandra Quines Cruz), em 1998
1ª Prenda adulta (Raquel Pinheiro), em 2012
ENART 2009 Juliano Lersch (1º lugar viola)
ENART 2009 Leonardo Maia Machado (2º lugar Cat. Violão).
ENART 2012 Juliano Lersh ( 3º lugar Viola)

         Como o CTG trabalhou o pessoal para o enart 2012?
         No ano de 2012 se estabeleceu um planejamento no qual se cumpriu a risca, foi estipulado que no primeiro trimestre o foco seria total na preparação, nos ensaios, ficando os outros 8 meses até a final do ENART para destinar-se a festivais, rodeios, ou seja, para avaliações, onde as mesmas possibilitaram, corrigir oportunidades no trabalho desenvolvido.
         Se criou também dentro da invernada departamentos, onde cada um era responsável por uma função, delegando assim tarefas para os componentes, isso fez com que todos se sentissem ainda mais parte do grupo, ou seja, aumentou a responsabilidade e gerou um comprometimento de todos. A invernada tinha e tem os responsáveis pela indumentária, departamento esse considerado de grande importância, já que foi por descontos na indumentária do instrumental que  o grupo ficou fora do grande domingo do ENART no ano anterior.
          Alem desse departamento, a invernada estabeleceu equipes para administrar a questão financeira, de músicos, de eventos, de viagens, a questão burocrática de documentação, cartão tradicionalista, de adereços e outros. Acreditamos que foi devido ao planejamento e execução dele que conseguimos alcançar os objetivos, sempre com muito trabalho, dedicação, respeito e, claro, amor pelo tradicionalismo. Durante esse trabalho tivemos como comandantes os instrutores Rodrigo Gil e Ana Mocelli, como coreógrafo Ederson Vergara e como ensaiador Luiz Botino.

          Quais as dificuldades encontradas pra chegar ao titulo?
          As dificuldades  são conhecidas de todos, a maior dela é a questão financeira, a falta de apoio, e de valorização por uma parte da sociedade e do poder público, também sofremos com a questão geográfica, pois ficamos muito longe dos grandes centros, ou seja, qualquer curso, rodeio, ou atividade para aperfeiçoamento não fica a menos de 300Km, pelo menos foi assim no ano de 2012. Mas um dos nossos pensamentos na qual comentávamos ensaio a ensaio era de não reclamar das dificuldades e sim de trabalhar bastante para minimiza-las ao máximo, pois problemas todos tem, são poucos os que conseguem supera-los e seguir em frente de forma digna e vitoriosa.

          Como é a participação do CTG em outras atividades tradicionalistas?
          A entidade participou de varias outras atividades, no ENART mesmo, além do grupo de dança, tiveram também os declamadores, interpretes e viola, na qual, esse ultimo, conquistou o 3º lugar na modalidade. Também teve atuações nas atividades campeira na modalidade laço e paleteada e os eventos realizados na sede como: Jantares e bailes tradicionais. Além de tudo isso temos o título máximo da cultura do estado que é a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Srta. Raquel Pinheiro.

Nenhum comentário: