quarta-feira, 31 de outubro de 2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sensacional o trabalho dessas meninas

Vídeo produzido no curso de Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pelas acadêmicas Gislaine Windmöller e Daniele Santos, no componente curricular de Produção de Vídeo IIEste vídeo fala sobre dança, amor e dedicação ao trabalho de uma vida. Ele fala sobre o sentimento de participar de um grupo de danças de um CTG e do Enart
              

Montenegro recebe a Interiorização do MTG


Oscar Gress receberá medalha Barbosa Lessa

O Ex-Presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, será agraciado com a Medalha Barbosa Lessa, a maior distinção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que será entregue no aniversário da entidade, em Santa Cruz do Sul, dia 15 de novembro.

Gress foi Presidente do MTG nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Em sua gestão foi criada a força "B" do ENART e a transmissão via internet, em 2009. Natural de Crissiumal-RS, nasceu em 23 de setembro de 1962.

Gress foi fundador do Grupo de Folclore Fogo de Chão do colégio Rui Barbosa em Três Passos. Ingressou nas fileiras da Brigada Militar servindo até 2004, sendo nesta data transferido para a Reserva Remunerada.  Em 1981, assumiu a presidência  da Associação Beneficiente Antônio Mendes Filho da Brigada Militar, presidindo esta até 2005. Em 2001 a 2002 foi vice-coordenador de Esporte da 20ª região.  Em 2003 assumiu a Coordenadoria da 20ª região Tradicionalista, presidindo até 2006. (04 Anos).

4º Encontro dos 35 da chula


08h30min - Reunião dos avaliadores
12h -Almoço
13h - Recepção e credenciamento dos chuleadores e convidados
13h30min - Abertura oficial do encontro
14h - Primeira pauta: Objetivo do encontro
Estudo da chula e critérios de avaIiação
Reconhecimento aos finalistas do ENART 2012
integração entre avaliadores e chuliadores do ENART

14h45min - Segunda pauta: avaliação pontos ganhos: "como se ganha nota no passo"
Debate (15 min)
Perda de pontos: "descontos na execução do passo" 
•  Lança
•  Imperfeição
•  Ritmo
•  Início e término
•  Preenchimento de final
•  Preparação
•  Música
•  Debate

CONTATO e INFORMAÇÕES SOBRE TODA PROGRAMAÇÃO
Rafael Farias Garcia: (51) 9880-6149
Luis Giongo: (51) 9939-1598
rafafariasgarcia@hotmail.com


Encontro Regional da Juventude da 18ªRT


A 1ª Prenda Juvenil, da 18ª RT, Letiane Labandeira Munhoz, está organizando um evento, dentro de seu projeto, “Fortalecendo as Raízes da Tradição Gaúcha”, na cidade de São Gabriel. 
A atividade  irá acontecer no CTG Sentinela do Forte, com palestra de Luana Raquel e Lucas Amaral, sobre arqueologia e a arquitetura nas missões. Logo em seguida, Rogério Bastos e Liliane, falam sobre a força da juventude na sociedade digital e o chimarrão.
O 1º Encontro Regional da Juventude Tradicionalista iniciará as 13h30min do dia 10 de novembro, na sede do CTG Sentinela do Forte, em São Gabriel.

Rodeio Internacional do MERCOSUL


Vem ai a Festa do Churrasco de Bagé


Em sua 10ª edição, a Festa Internacional do Churrasco acontece no Parque do Gaúcho, em Bagé, de 9 a 11 de novembro. 
A tradicional churrascada, onde os visitantes podem optar por levar a carne para assar ou comprá-la no local, acontece no domingo, dia 11, durante todo o dia. Algumas atividades:  Festival de Trova e Música Regionalista, Shows, Festa campeira, Passeios a cavalo e carroças, Mateadas, Acampamentos e visitação à cidade cenográfica de Santa Fé, onde foi gravado a minissérie e o filme, O tempo e o vento.

domingo, 28 de outubro de 2012

Curiosidades do ENART

Tu sabias que...

... na década de 80, os CTGs do litoral estavam sempre entre os 3 primeiros colocados, as vezes ocupando duas posições(1988 - 1º e 2º lugar)?

... O CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, é o maior detentor de títulos das danças tradicionais força “A”, são 10, no total, seguido pelo CPF Piá do Sul e Rancho da Saudade cada um com 3 títulos?

... CTG Sentinela da Querencia, de Santa Maria, que possui um título estadual, em 1995, foi o que mais ficou em segundo lugar, 5 vezes, seguido pelo Aldeia dos Anjos, 4 vezes?

... O Clube Juventude do Alegrete, antes de vencer em 2010, ficou em 2º em 2008 e 3º em 2009?

... O CTG Aldeia dos Anjos nunca ocupou a 3ª colocação, nem do FEGART e nem do ENART?

... no novo milênio, com exceção de 2004 (Estância da Serra) e 2011(Tiarayú), todos os terceiros colocados foram diferentes e, ocuparam a colocação, pela primeira vez?

...em 1986 existia a modalidade “assobio”, JOÃO CARLOS TAVARES, da 5ª Região, sagrou-se campeão?

... Ilva Maria Goulart, atual coordenadora da 4ª RT, foi 1ª colocado no FEGART 1986, na modalidade declamação?


 ... até 1989 existia a trova gaucha e de martelo. A partir de 1990 surgem as trovas gavetão, tira-teima e iolarai?

... em 1996 o instrumentista Luciano Maia, representando a União Gaúcha, de pelotas, foi campeão na modalidade Gaiteiro de grupo de danças?

... no ano de 2000 começaram as modalidades melhor entrada e melhor saída, em 2001 melhor acampamento, 2009 estreou a força “B” das danças tradicionais e a transmissão via internet.
...o cantor nativista Ranieri Sphor foi 2º colocado, na modalidade interprete solista vocal masculino, em 2001 e 2002?

... Anelise Severo, cantora, era interprete solista vocal feminina do CTG Sentinela da Querencia de Santa Maria e fazia parte do conjunto musical, foi vencedora da modalidade interprete em 1994, com Janaina Vargas em segundo?

... Fabiana Bertagnoli, Janaina Souza Vargas, Shana Goulart Muller, o trio de cantoras que hoje fazem sucesso em suas carreiras, ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente,  no ano de 1995?


...Junior Beneduce, era funcionário do Bradesco, em Soledade, foi o vencedor do 3º Fegart, em 1988, pelo CTG M'Bororé? Graças ao palco, em Farroupilha, onde Heleno Gimenez era avaliador, Junior foi convidado para cantar, pela primeira vez , na Califórnia da Canção Nativa. Junior defendeu “De peiteira e rabicho”, de Juliano Javoski. No FEGART interpretou "Limpa Banco", de Tomaz Barcelos. Quando retornou, da Califórnia, foi demitido do Banco, então resolveu seguir a carreira musical.

...1979 foi o ano do tricampeonato, consecutivo, do CTG Brazão do Rio Grande, de Canoas, pelo Festival do MOBRAL? O Aldeia foi vice e o CTG Cel. Chico Borges, de Santo Antônio da Patrulha, foi 3°. Eles se apresentaram, em 1980, para o papa João Paulo II, em Porto Alegre (contribuição de Marco Ávila).

Festival mirim da 1ª RT completa 20 anos


Em 1993, de um projeto da Prenda Andreia Rosa nasceu um dos maiores festivais mirins do Rio Grande do Sul. Andreia que foi duas vezes prenda da 1ª Região, deixou seu maior legado o festival para as crianças

Andréia Rosa da Silva, do CTG Vaqueanos da Tradição, aos 6 anos acompanhando seu pai que jogava bocha, entrou par ao CTG. “Vi a invernada mirim ensaiando, eles estavam se reestruturando, e a coordenadora me fez um convite para dançar. Dancei tão rápido o pezinho que fui apelidada de "ligeirinho", comenta entre risos Andreia.

Na segunda tentativa de um concurso regional, em 1982, no CTG Tiarayú, foi eleita 1ª Prenda Mirim e, em janeiro de 1983, na cidade de Cruz Alta, por ocasião do 28º Congresso Tradicionalista, sagrou-se 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul. Na categoria adulta foi 2ª Prenda Regional em 1993, e depois 1ª, em função da Rossane Lemos de Souza ter sido eleita 1ª Prenda do estado. Em 1994, novamente foi 2ª Prenda da 1ª Região Tradicionalista, e em 1995 passou a ser 1ª quando a Elisângela Melo Reghelin foi 1ª Prenda do RS.

Eco - Como foi a primeira experiência como  prenda mirim do RS?

Andreia - Foi maravilhoso ser 1ª Prenda Mirim do estado, pois conheci muitas pessoas, lugares, além de ter sido a primeira vez que a 1º Região havia conquistado esse título. Tento fazer com que a vaidade não se sobressaia aos objetivos propostos na Carta de Princípios do MTG, em especial o que apregoa o artigo 12, pois acredito que nada possa ser maior e mais valioso do que aquilo que conquistamos em conjunto. Representar a minha entidade e a minha região, conquistar amigos e conhecer novos lugares foi o que de mais importante ocorreu nesse  tempo de prenda estadual.

ECO - De onde surgiu a ideia da criação do FESTIRIM?
ECO - Quais foram as principais dificuldades e onde encontrou apoio?
ECO - 20 anos depois, ver o FESTIRIM se tornar um “adulto”, qual foi a emoção? 
ECO - Como é ser uma “heroina anônima”, transitar entre a piazada, sem eles saberem que, ali está a criadora do evento?

Estas perguntas e a entrevista completa vocês encontrarão no ECO do mes de novembro



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MTG vai à Panambi - 15ª Interiorização


Dia 2 de novembro estreia os contos gauchescos


Contos Gauchescos

Um filme de Henrique de Freitas Lima. Estreia nos cinemas de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Novo Hamburgo dia 2 de novembro

Sessão especial em Porto Alegre dia 5 de novembro, às 19:30 hs, no Studio Clio, comentada por Luís Augusto Fischer e João Luis Martinez e com a participação do escultor Caé Braga

Dois dias de gravações em São Leo

 Quarta e quinta aconteceram as gravações do programa Volmir Martins da BAND e Vozes Rurais do canal Terra Viva, no CTG Sinuelo da Feitoria, em São Leopoldo. Recebemos a visita ilustre dos meus amigos do Grupo Sonido Del Alma Gáucha, da cidade de Bagé. Alessandro Vaz Mattos e Alexandre Brose, velhos conhecidos  dos tempos que não saia da minha rainha da fronteira.
 O programa tem se preocupado em trazer grandes nomes do passado da musica do RS. Recentemente fizemos um especial com as duplas (De Lima e Leninha, Antonio de Souza e Elisa Mara, Argeu e Maria Leci - só faltou o Carlos Cirne e Sonia Mara por que ele viajava) e agora fomos buscar os ex-integrantes de "Os Milongueiros", o Velho Milongueiro, que saiu do grupo em 1980, Flavio Mattes e Zé Duarte. Relembraram musicas lindas que fizeram sucesso em suas vozes.
 Além dos Milongueiros, tivemos a presença do grupo Sangue Crioulo, um trio de gurizada nova que cantam muito. Jurema Chaves lançando seu CD com musicas e poesias. Renato Kruel, trovando com o Volmir. Volnei Gomes e Jardel Borba, com seu grupo Brasil de Bombachas, num especial de São Chico de Paula.
 A gravação marcou a volta de Raul Canal que este viajando pelo velho continente. Não deixe de assistir os programas que vão ao ar no mes de Novembro, inclusive o especial José Claudio Machado, contando com a presença do grupo Eco do Pampa.
O programa vai ao ar aos domingos na BAND RS (menos no ultimo domingo do mes) e no Terra viva, todos os domingos, as 8h da manhã.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sai a ordem de apresentação da final do ENART

Clique aqui na imagem e veja a ordem de apresentação da final do ENART em Santa Cruz do Sul


BLOCO 1

01. CTG RONDA CHARRUA - FARROUPILHA 25ª
02. CTG CLUBE FARROUPILHA  - IJUI
03. GTCN VELHA CARRETA - CAXIAS DO SUL 25ª
04. CTG HERDEIROS DA TRADIÇÃO - CAXIAS DO SUL 25ª
05. CTG LALAU MIRANDA - PASSO FUNDO
06. CTG TIARAYÚ - PORTO ALEGRE
07. DT QUERÊNCIA DAS DORES - SANTA MARIA 13ª
08. CTG M´BORORÉ - CAMPO BOM 30ª


BLOCO 2

01. CTG LAÇO VELHO - BENTO GONÇALVES 11ª
02. DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE
03. CTG GUAPOS DO ITAPUÍ - CAMPO BOM 30ª
04. CTG CARRETEIROS DO SUL - PELOTAS 26ª
05. GTF CEL. APARICIO BORGES - SANTO ÂNGELO
06. CTG RANCHO DA SAUDADE - CACHOEIRINHA
07. CTG TROPEIROS DA LEALDADE - CACHOEIRA DO SUL
08. CTG BENTO GONÇALVES - SANTA MARIA 13ª

BLOCO 3

01. CTG PORTEIRA DOS PAMPAS - TEUTONIA 24ª
02. CTG LANCEIROS DA ZONA SUL - PORTO ALEGRE
03. SOCIEDADE GAÚCHA LOMBA GRANDE - NOVO HAMBURGO 30ª
04. CTG HEROIS FARROUPILHAS - CAXIAS DO SUL 25ª
05. CTG CEL. THOMAZ LUIZ OSÓRIO - PELOTAS 26ª
06. GAN IVI MARAE - SÃO LEOPOLDO 12ª
07. CTG RINCÃO DA ALEGRIA  - SANTA CRUZ DO SUL
08. CTG COXILHA DE RONDA - SANTIAGO 10ª

BLOCO 4

01. CTG ESTÂNCIA GAÚCHA - CANOAS 12ª
02. DTG GENERAL CANABARRO - TEUTONIA 24ª
03. CTG ESTÂNCIA DA SERRA - OSÓRIO 23ª
04. DTG LENÇO COLORADO - PORTO ALEGRE
05. CPF PIÁ DO SUL - SANTA MARIA 13ª
06. UNIÃO GAÚCHA J. SIMÕES LOPES NETO - PELOTAS 26ª
07. DTG CANDEEIRO CRIOULO - PELOTAS 26ª
08. CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA 13ª

BLOCO 5

01. DT CONTINENTE DE SÃO PEDRO - CRUZ ALTA
02. CTG RANCHO DE GAUDERIOS - FARROUPILHA 25ª
03. CTG SINUELO - CAXIAS DO SUL 25ª
04. CTG TRÍPLICE ALIANÇA - URUGUAIANA
05. CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO - PORTO ALEGRE
06. CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ - SANTA CRUZ DO SUL
07. CTG CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS DO SUL 25ª
08. CTG ALDEIA DOS ANJOS - GRAVATAI

Força "B"

BLOCO 1
01. CTG CARRETEIROS DE HORIZONTE HORIZONTINA 20ª
02. CTG LAUREANO MEDEIROS IJUI
03. GRUPO TARCA DE ARTE NATIVA MONTENEGRO 15ª
04. PONCHE VERDE CTG SANTA MARIA 13ª
05. CTF OS NATIVOS SANTA MARIA 13ª
06. CTG CANCELA DA FRONTEIRA SÃO VICENTE DO SUL 10ª
07. CTG QUERÊNCIA DA SERRA CRUZ ALTA
08. CTG TROPEIROS DA AMIZADE SANTA CRUZ DO SUL

BLOCO 2
09. GAN VAQUEANOS DA CULTURA SOLEDADE 14ª
10. DTCE MARCAS DO PAMPA SANTA MARIA 13ª
11. CTG GALPÃO DA SAUDADE SERAFINA CORREA 11ª
12. CTG PIAZITOS DO LITORAL CIDREIRA 23ª
13. GF CHÃO BATIDO IJUI
14. CTG CANDEEIRO DA AMIZADE VERA CRUZ
15. GF CHALEIRA PRETA IJUI
16. CTG SENTINELA DOS PAMPAS CANDELÁRIA

BLOCO 3
17. CTG GASPAR DA SILVEIRA MARTINS AJURICABA
18. CTG 20 DE SETEMBRO SANTO ÂNGELO
19. CTG FRONTEIRA ABERTA SANTANA DO LIVRAMENTO 18ª
20. PIQUETE LANCEIROS DE MAUÁ ARROIO GRANDE 21ª
21. CTG LAÇO DA AMIZADE GRAVATAI
22. CTG TROPEIRO VELHO PANAMBI
23. CTG QUERO-QUERO ESTEIO 12ª
24. CTG CAMPEIROS DO SUL ALVORADA

BLOCO 4
25. DTG GUARDIÕES DO RIO GRANDE ENCANTADO 24ª
26. CTG CAMAQUÃ CAMAQUÃ 16ª
27. CTG RODEIO DA SAUDADE RIO PARDO
28. CTG AMARANTO PEREIRA ALVORADA
29. CTG DOMADORES DO RINCÃO SAPUCAIA DO SUL 12ª
30. CTG OS GAUDÉRIOS CACHOEIRA DO SUL
31. CTG CAPÃO DA PORTEIRA VIAMÃO
32. DEPTO CULTURAL ALMA GAÚCHA DOM PEDRITO 18ª
BLOCO 5
33. CTG GALPÃO CAMPEIRO ERECHIM 19ª
34. DTG ESTÂNCIA DE SÃO PEDRO RIO GRANDE
35. CTG SANGUE NATIVO PAROBÉ 22ª
36. GRUPO NATIVISTA IBIRAPUITÃ ALEGRETE
37. AT PONCHO BRANCO SANTA MARIA 13ª
38. CTG VELHA CAMBONA PORTÃO 15ª
39. PL TIMBAÚVA PORTÃO 15ª
40. CTG TROPEIROS DO SUL CAPÃO DO LEÃO 26ª



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sorteio ao vivo na sede do MTG

ANotações são importantes para saber a ordem de apresentação

Os multicampeões Carmem e Marco Ávila presentes no sorteio

Uma dupla de peso... Guilherme Hexcel Rosa e Michel Ott (Pagode)

Auditorio atento. Aos poucos foi enchendo, conforme chega a hora dos grupos da força "A" e "B"
Vista panoramica do auditorio as 18h20min quando esta se aproximando do sorteio das forças "A" e "B"

Hoje tem premiação no Harmonia


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Notas de falecimento de tradicionalistas


O Paraná está de luto

Morre o Tio Fagundes, tradicionalista reconhecido na 1ª Região Tradicionalista do Paraná                   - Noticia do Chasque do conhaque -

Faleceu no dia 11 de outubro, no Paraná, o Sr. José Edemar Fagundes de Oliveira, o Tio Fagundes, como era conhecido. O corpo foi velado na capela do cemitério em São José dos Pinhais.
Tio Fagundes teve uma história na tradição no MTG/PR, principalmente, na 1ª região. Foi patrão do CTG 20 de setembro, vice coordenador regional, conselheiro do MTG/PR, Presidente do Conselho de Ética e, também, diretor do conselho disciplinar da 1ª região. Faleceu aos 61 anos de câncer no fígado.

Campo dos Bugres de luto

Figura importante do tradicionalismo em Caxias do Sul, Nelson Pante Junior morreu domingo, dia 21 de outubro, num acidente em Farroupilha

Nelson um dos fundadores do CTG Campo dos Bugres, em 1986, onde  foi patrão entre 1997 e 2003,  comandando ainda, quatro vezes, o Rodeio Campo dos Bugres. Em 1985, ajudou a organizar a primeira Semana Farroupilha de Caxias, lembra Guerino Pisoni, atual patrão do CTG. Pante tinha 52 anos. Deixa mulher e quatro filhos. O corpo foi velado na Loja Maçônica Duque de Caxias ,em Caxias do Sul. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de São Marcos.

1º Sinos do Verso Gaúcho


PREMIAÇÃO

Melhor Tema do Festival – Imigração Alemã
NO RASTRO DATERRA
Autores: Alberto Sales e Joseti Gomes
Declamador: Paulo Ricardo dos Santos
Amadrinhador: Jeferson Monteiro

1º Lugar Poesia
OS PRIMEIROS VENTOS
Autores: Bianca Bergman e Carlos Omar
Declamador: Neiton Perufo
Amadrinhador: Geraldo Trindade

2º Lugar Poesia
PAJADA NO FIM DO MUNDO
Autor: Vaine Darde
Declamador: Pedro Junior da Fontoura
Amadrinhador: Ricardo Pacheco

3º Lugar Poesia
PRELÚDIO A UMCAMPOSANTO... QUANDO A ALMA PEDE BEM MAIS QUE CÉU
Autor e declamador: Luciano Salerno
Amadrinhadores: Denis Magalhães / Robson Paines / Fernando Aguiar

1º Lugar Interprete
PRISCILA CAMPIOL
Poema: DE RASTROS E RETALHOS \ Autor: Jeferson Valente

2º Lugar Interprete
NEITON PERUFO
Poema: OS PRIMEIROS VENTOS \ Autores: Bianca Bergman e Carlos Omar

3º Lugar Interprete
PAULO RICARDO
Poema:NO RASTRO DATERRA \ Autores: Alberto Sales e Joseti Gomes

1º Lugar Amadrinhador
Denis Magalhães / Robson Paines / Fernando Aguiar
Poema: PRELÚDIO A UMCAMPOSANTO... QUANDO A ALMA PEDE BEM MAIS QUE CÉU
Autor Luciano Salerno

2º Lugar Amadrinhador
Adão Quevedo - Poema: ROMANCE DE PAMPA E SOL \ Autor: Danilo Kuhn

3º Lugar Amadrinhador
Marcus Morais - Poema: DE RASTROS E RETALHOS \ Autor: Jeferson Valente


ENART com transmissão ao vivo

   O ENART terá transmissão ao vivo via internet pela TV Tradição desde a sexta-feira, dia 16/11. Já pela TV Com a transmissão será a partir de domingo, dia 18/11, as 12h. Apresentação, reportagens, entrevistas, comentários e uma sala exclusiva para debater o ENART com os internautas. 
   No dia 23/10, as 17h durante o sorteio da ordem de apresentação da fase final em Santa Cruz do Sul, transmissão ao vivo pela TV Tradição.

O fim de um ciclo


A galerinha se diverte. Pra eles tudo é festa...
 Tudo na vida tem seu ciclo. No Festirim não é diferente. Na preleção com a gurizada das invernadas, apesar de não ter mais nenhum tipo de responsabilidade com o grupo, além de levar meu filho pra ensaiar, fui chamado pela Elisa e pelo Diogo pra falar com eles. Nem cheguei a pronunciar o título da conversa e me calei, a voz não saiu, e me pus a chorar. Quanto mais tentava falar, mais chorava. Tentei dizer pra eles o quanto era importante aquele momento, mas que eles poderiam brincar de dançar, que há 20 anos acompanho o FESTIRIM, desde sua origem lá em 1993, quando a Andréia teve essa magnífica ideia. Tentei dizer o quanto confiava neles e tinha certeza que iam fazer bonito com suas pilchas novas.
Na hora de descanso par ao almoço pegamos estes flagrantes do acampamento do Glaucus. momentos inesquecíveis
Mas não conseguia, pois na minha cabeça só vinha a certeza que aquela apresentação da Mirim, em sua atual formatação pro Festirim, seria a ultima de alguns membros do grupo, incluindo o Jean, meu filho. Era o fim de um Ciclo onde essa gurizada brincava e, por muitas vezes, nos enlouquecia. Eles riem. Brincam. Dão puxões. Se sujam. E os pais e coordenadores correm desesperados. Aí, passado de meia noite, o resultado. Todos “cortados de alça de gaita”, dizendo: nunca mais venho! E, ao ir pra casa a conversa é a seguinte: Ano que vem vamos nos preparar melhor, nos organizarmos...etc... Não é assim?

Nas fotos de cima, comercial da Schin: "Vamos ficar aqui pra sempre" e nas fotos abaixo, momento de cansaço tomou conta
Nestes anos de Glaucus Saraiva (já enchi os olhos d’água) vi tantas pessoas passarem por ali, músicos, pais, tradicionalistas, amigos, gente com boas intenções, gente com nem tão boas intenções, e vi a turma da churrasqueira. Ah, a turma da churrasqueira, lugar onde o stress do dia-a-dia dá lugar à grandes amizades. Onde nascem ideias, onde se frustram ideias, onde brigam, onde se abraçam, onde o ciclo acontece.
Olhem pra essas carinhas... um ciclo que se foi... outros vieram e outros tantos irão. A Kana, nossa japa-guria voltou pro Japão
 Olhando pra um passado nem tanto distante, lembro daquela mirim, daquelas crianças, hoje quase adolescentes, namorando, ajudando os pais, ensinando, passando suas experiências para os mais novos, já servindo de modelo, isso é um novo ciclo. Mas como é difícil se desprender do ciclo, mesmo vendo ele passar. E foi isso que senti ao dizer que era o último FESTIRIM de alguns mas, inclusive, do Jean. Puxa, meu filho não é mais mirim. E ai, vejo o Coxilha Aberta, com meus ex-alunos da mirim e juvenil, levando seus filhos pro FESTIRIM. É um novo ciclo. 
Lembram do patrãozinho e patroazinha mirins? Quanto tempo... o véio e a véia?
Não chorem... nosso ciclo continua, em uma outra fase.

Estréia Contos Gauchescos, o filme


A estréia de Contos Gauchescos, o filme, encerrará as comemorações do centenário de publicação do clássico de João Simões Lopes Neto

O filme entra em cartaz simultaneamente em Porto Alegre e municípios do Estado a partir de 02 de novembro

Encerrando as efemérides do centenário de publicação (1912-2012) do livro de João Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos, o filme, chegará às telas de diversas cidades gaúchas em novembro. Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria já estão confirmadas e outras cidades deverão integrar o circuito. Antes da estréia, o filme cumpre duas agendas internacionais no Festival Internacional de Cinema de Montevidéu e na Universidade Livre de Berlim, onde será a principal atração do evento comemorativo ao centenário do livro organizado pelo Departamento de Estudos Latino-americanos a cargo da Profa. Dra. Ligia Chiappini, uma das principais especialistas na obra do escritor gaúcho. Contos Gauchescos estreia no circuito comercial de cinemas no próximo dia 2, em Porto Alegre e outros municípios do RGS. No dia 5, as 19:30 hs, haverá uma sessão especial promovida pelo Studio Clio e a Cervejaria Coruja com a participação do Prof. Luís Augusto Fischer e do crítico e roteirista João Luiz Martinez. Na ocasião, haverá um brinde com a Cerveja Coice e a participação do escultor Caé Braga, parceiro da criação da bebida, que realizará uma obra artística.

            O lançamento reservará especial atenção às escolas, universidades e cursos pré-vestibulares, que terão condições facilitadas para assistirem ao filme. A versão para as telas do clássico da literatura gaúcha, testada em 20 sessões de pré-estréia para diferentes públicos, está sendo considerada uma excelente via de acesso ao livro, que é leitura obrigatória do vestibular de diversas universidades.

Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, é um clássico da literatura pampeana, ao lado dos argentinos Martin Fierro, de José Hernandez, e Don Segundo Sombra, de Ricardo Guiraldes. Tal como na obra original, a versão para os cinemas é conduzida por Blau Nunes (Pedro Machado), tropeiro leal e valoroso, que conduz os espectadores por cinco episódios: o Documentário sobre a vida e o legado do escritor,que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial.  Com dezenas de personagens, o filme tem esmerada produção e alia às movimentadas narrativas criadas pelo escritor pelotense aprimorosa ambientação dos usos e costumes do pampa que é uma marca do diretor Henrique de Freitas Lima.
No elenco, que homenageia os atores gaúchos, destacam-se nomes como Pedro Machado, que conduz o filme no papel de Blau Nunes, tal como na obra literária original, Ingra Liberato,Leonardo Machado, Juliana Thomaz, Roberto Birindelli, Renata de Lélis, Tiago Real, Evandro Soldatelli, Nelson Diniz, Sissi Venturin, Rafael Tombini, João França, Ida Celina, Miguel Ramos e Lurdes Eloy, entre outros.Filmada em Pelotas, São Gabriel e Piratini, a obra lança diversos talentos ainda desconhecidos do público, como J.N. Canabarro,Tom Perez, Vagner Vargas e Lindsay Gianoukas. O músico e compositor Cristiano Quevedo também estréia no cinema, integrando o elenco de um dos episódios filmados em Piratini.  Mais de seiscentos pequenos papéis e figurantes foram selecionados nas comunidades que hospedaram a produção, o que dá ao filme autenticidade e vigor. 
Realizado pela Cinematográfica Pampeana e a APEMA como Produtora Associada,Contos Gauchescos é patrocinado, com o apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e da Lei Rouanet, pelo Grupo CEEE, Celulose Riograndense, Empresas Randon, Banrisul Consórcio ,Ecosul,Sulgás e BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. O IJSLN – Instituto João Simões Lopes Neto, de Pelotas, é parceiro da iniciativa, também apoiada pelas Prefeituras Municipais de Pelotas, São Gabriel e Piratini.

Contos Gauchescos
Um filme de Henrique de Freitas Lima
Estreia nos cinemas de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Novo Hamburgo dia 2 de novembro
Sessão especial em Porto Alegre dia 5 de novembro, às 19:30 hs, no Studio Clio, comentada por Luís Augusto Fischer e João Luis Martinez e com a participação do escultor Caé Braga
  
Informações para a imprensa:
bebêbaumgarten/ bd divulgação
(51) 3028.4201 / 8111.8703
Nextel: 78142244 / ID 84.39184
bebebaumgarten@terra.com.br

Resultado do FESTIRIM 2012 - Invernada


1º- CTG Aldeia dos Anjos 
2º- CTG Coxilha Aberta / CTG Tiarayu (empatados)
3º- CTG Guapos do Itapuí
4º- CTG Pialo da Saudade 
5º- CTG Laço da Amizade

Quero aqui externar minha felicidade ao ver o CTG Coxilha Aberta empatado em segundo lugar com o Tiarayu no FESTIRM. 
1 - Por que vejo a retomada de um trabalho lindo naquela entidade, com ex-alunos meus que tem seus filhos na invernada;
2 - Por ver o Matheus Cardoso à frente, treinando o grupo;
3 - Por ter sido extremamente justa a avaliação;
E não posso deixar de dizer que os 20 anos do FESTIRIM permitiu que eu conversasse com pessoas que há muito tempo eu não via. Como uma me disse, parecia velório, onde pessoas que nunca tem tempo pra se visitar mas que se encontram pra falar da vida. Mas foi uma linda festa.

Repescagem - quem conseguiu a classificação?


DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA A
CTG LAÇO VELHO - BENTO GONÇALVES - 11ª - Nota: 9,660
CTG SINUELO - CAXIAS DO SUL - 25ª - Nota: 9,628
CTG RANCHO DE GAUDERIOS - FARROUPILHA - 25ª- Nota: 9,621

DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA B
DTG GUARDIÕES DO RIO GRANDE - ENCANTADO -  24ª - 9,567
CTG TROPEIROS DA AMIZADE - SANTA CRUZ DO SUL - 5ª - 9,560
CTG CAMAQUÃ - CAMAQUÃ - 16ª - 9,557

CHULA
RAMIRO MACHADO FIGUEIREDO - CTG RODEIO DA SAUDADE - RIO PARDO  - 5ª - 49,467
JACSON R. RODRIGUES DOS SANTOS - CTG RINCÃO DA ALEGRIA - SANTA CRUZ  - 5ª - 48,133
LEONARDO BRIZOLA DE MELLO -GF FOGO DE CHÃO - IJUI - 9ª - 46,300

GAITA PIANO
REURIS BAREA SIMPLICIO - CTG LALAU MIRANDA - PASSO FUNDO - 7ª - 8,740
DIRUAN RUAN VARGAS DA SILVA -  CTG RANCHO DE GAUDÉRIOS - FARROUPILHA - 25ª - 8,650
LEONARDO GUSTAVO ROSSATTO - CTG GAUDERIO SERRANO - BENTO GONÇALVES - 11ª - 8,633

VIOLÃO
MARCEL CHAGAS - CTG GASPAR DA SILVEIRA MARTINS - AJURICABA-9ª - 7,877
DOUGLAS HASS - CTG TRILHA SERRANA-CARLOS BARBOSA - 11ª - 7,730
THIAGO SUBILHAGA- CTG PAISANOS DA TRADIÇÃO - BENTO GONÇALVES - 11ª - 7,550

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL MASCULINO
CLEBERSON MARQUES DE OLIVEIRA - CTG LALAU MIRANDA - PASSO FUNDO - 7ª - 9,320
MAICON RODRIGUES DA SILVEIRA - CTG CAMPO DOS BUGRES - CAXIAS - 25ª - 9,307
VINICIUS DUTRA DA SILVA  - CTG LAÇO VELHO - BENTO GONÇALVES - 11ª  - 9,293

INTÉRPRETE SOLISTA VOCAL FEMININO
ALESSANDRA T. DE VASCONCELOS - DTG CLUBE JUVENTUDE - ALEGRETE  - 4ª - 9,030
ANA PAULA LUDWING VIEIRA - CTG SEPÉ TIARAJÚ  - SANTA ROSA - 3ª - 9,020
VERGINIA DA SILVA RIBEIRO - CTG CHAMA CRIOULA - SANTA ROSA- 3ª - 8,800

TROVA MI MAIOR DE GAVETÃO
ANTONIO DIRCEU BARBOSA - CTG MOURÃO DE ESTANCIA - ESTÂNCIA VELHA - 30ª - 34,000
GETULIO FRANCISCO PEREIRA - CTG ESTÂNCIA DA SERRA - OSÓRIO -23ª -29,667
LUIZ GUSTAVO SILVEIRA CALDERON - CTG PIAZITO DO LITORAL - CIDREIRA -23ª - 20,000

TROVA DE MARTELO
VILMAR DA CRUZ - CTG ESTÂNCIA DA VENDINHA TRIUNFO  - 15ª  - 33,000

TROVA ESTILO GILDO DE FREITAS
GETULIO FRANCISCO PEREIRA - CTG ESTÂNCIA DA SERRA - OSÓRIO - 23ª - 27,000
VALDIR MOUSQUER - GR TARCA DE ARTE NATIVA  - MONTENEGRO - 15ª - 26,667
LUIZ GUSTAVO SILVEIRA CALDERON CTG PIAZITO DO LITORAL CIDREIRA 23ª 15,667

DECLAMAÇÃO MASCULINA
JOSUÉ DA SILVA RAMOS CTG SENTINELA DO FORTE SÃO GABRIEL 18ª 8,267
MICAEL FELICIANO MACHADO LOPES - PL DELFINO DIAS - CACHOEIRA - 5ª - 8,200
GUILHERME DE BORTOLI BAESSO - CTG SINUELO DA SERRA  - SERAFINA CORREA - 11ª - 8,200


DECLAMAÇÃO FEMININA
ANA FLAVIA DORNELLES - CTG ERVA MATE - VENÂNCIO AIRES - 24ª - 8,767
CLAUDIA VILLA - GAN ANITA GARIBALDI - ENCANTADO - 24ª - 8,667
PRISCILA DOS SANTOS DA FONSECA - CTG CARRETEIROS DO SUL - PELOTAS - 26ª - 8,400

CAUSO
TIAGO LAND PAULO - CTG CAPÃO DA PORTEIRA - VIAMÃO 4,833

DANÇA GAÚCHA DE SALÃO
FABIO ADRIANO LAUTERT e ROBERTA NEUBERGER - DTG GENERAL CANABARRO - TEUTÔNIA - 24ª - 9,690
DOUGLAS NEVES e LAÍS DE CASSIA NUNES - CTG FARROUPILHA - RIO GRANDE - 6ª - 9,670
HENRIQUE DA SILVA POLICENA e FRANCINE DA SILVEIRA SILVA - CTG RODEIO DA SAUDADE - RIO PARDO - 5ª - 9,663

Bento - Últimos passaportes carimbados

Clique na imagem e veja a lista completa dos classificados para Santa Cruz na ultima inter-regional

domingo, 21 de outubro de 2012

Inter de Bento prepara o carimbo dos passaportes

Fotos de Deivis Fogaça
 Na reta final, a Inter-regional de Bento Gonçalves entra no Domingo com os que se classificaram no sábado (ver no blog do MTG) e encerrando a fase classificatória. Agora é o sorteio terça dia 23 e arrumar as malas para santa Cruz do Sul dias 16,17 e18 de novembro.
Fotos de Deivis Fogaça

TIM na estrada teve Jorge e Matheus

Na noite de sábado estivemos no Gigantinho, no camarote da TIM , para o TIM na Estrada, evento  que trouxe, inclusive o ator global, Raphael Viana, o Josué de Amor eterno Amor, no show de Jorge e Matheus. Linda festa promovida pela TIM.

Glaucus Saraiva no Festirim 2012

Glaucus Saraiva esteve presente em mais um FESTIRIM. E começou bem. Jean Carlo Martins Bastos, da Tropa de EliTchê do Glaucus, já levou o primeiro premio dop Festival, o de Piá Farroupilha da 20ª edição. Neste domingo tem churrascada no acampamento do CTG .
A galerinha pra lá de faceira no festival que eles mais gostam de participar. A ideia da Prenda Andreia Gustavo Kurroschi (Andreia Rosa, nome de solteira, ainda como prenda da região) de criar o FESTIRIM há exatos 20 anos atrás foi de uma visão além de seu tempo. olha a carinha de alegria da gurizada. E parabéns ao Jean que saiu marcando Gol, apesar dos "percalços" ...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vem ai mais uma edição do Festirim


No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de outubro,  acontecerá a 20ª edição do FESTIRIM, em Porto Alegre/1ª RT, e desta feita a sede será o CTG Vaqueanos da Tradição, no bairro Humaitá em Porto Alegre. O evento acontece no CTG da prenda que criou o evento, a ex-prenda mirim do RS, Andreia Rosa.

A Secretária  da 1ª RT,Dona Ana Pochmann, estará de plantão para esclarecimentos quanto aos Cartões Tradicionalistas, suas tramitações ou protocolos junto ao MTG, bem como, para emissão das autorizações emanadas pelo Coordenador Nairioli, em substituição (provisória) aos cartões, conforme as rotinas já utilizadas em eventos similares. Outras informações, de competência da 1ª RT, referentes ao FESTIRIM ficam a cargo da Diretora Artística Ana Paula Laufer. 

Programação tu encontra: http://artistico1rtrs.blogspot.com.br/ 

Reunião de Diretoria da CBTG

Acontece nesta sexta-feira, dia 19 de outubro, as 14h, na sede da CBTG a reunião de diretoria.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curso de avaliador de Danças Gaúchas de Salão


O Subdepartamento de Danças Gaúchas de salão oferece curso de Avaliador da modalidade Danças Gaúchas de Salão  gratuito pra quem estiver inscrito no curso de Instrutor.

Pros demais interessados o curso custa apenas R$ 15,00. Será realizado no 35 CTG (Ipiranga, 5300 – Porto Alegre) no dia 24 de novembro, das 9 às 12h.

           Luciana Borges
           Diretora do Departamento de
Formação Tradicionalista e Aperfeiçoamento

2º Canto Livre estudantil

A Secretaria de Estado da Cultura e a TIM lançaram, nesta quinta-feira (18), às 15h, no Chalé da Praça XV, o Projeto Canto Livre Estudantil, festival voltado para estudantes de ensino médio das escolas municipais, estaduais e particulares de Porto Alegre.
O projeto, promovido através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC/RS), tem como objetivo encontrar novos talentos, incentivando a criatividade de intérpretes, de diferentes gêneros e estilos (funk, samba, rock, sertanejo universitário, hip hop, gauchesca, etc). Os melhores intérpretes vocais e as melhores torcidas organizadas receberão prêmios em dinheiro, na final marcada para o dia 29 de novembro.
Estiveram presentes o Secretário Adjunto da Cultura de Porto Alegre, Vinicius Brum, representantes do governo do estado, instituto da musica, o cineasta Henrique de Freitas Lima, a Presidente do Conselho Estadual de Cultura, a cantora Loma, o Vice Presidente do MTG, Edson Debom, Diretor de divulgação da CBTG, Rogério Bastos, representantes da TIM RS, da Up Time, o vocalista da Banda Fresno, e padrinho do festival, Lucas Cesar Lima Silveira, entre outros.
Criar oportunidade para os jovens estudantes da região de Porto Alegre mostrarem seus talentos musicais na forma do canto. Mais comuns em épocas passadas, esta retomada se torna uma oportunidade para futuros musicistas.
Festival
Poderão participar estudantes dos ensinos fundamental (séries iniciais e finais) e médio das redes pública e privada.
O Festival terá um período de inscrição, uma pré-seleção, uma seletiva para cada rede de ensino e uma grande final.
Todos os eventos serão abertos ao público.
Premiação
R$ 12 mil em prêmios para os cantores, torcidas e escolas.
Estrutura
O Festival irá disponibilizar aos participantes a mesma estrutura de grandes shows e eventos.
Cronograma
Período de inscrição via internet
Data de início: 05 de outubro de 2012
Data de término: 06 de novembro de 2012
Triagem das canções inscritas
Data: de 07 a 09 de Novembro de 2012 
Divulgação das seletivas
Data: 9 de Novembro de 2012 
Seletivas
Data: 27 e 28 de novembro de 2012 
Local: Centro de Eventos Casa do Gaúcho
Horário: 19h 
Final
Data:29 de novembro de 2012 
Local: Centro de Eventos Casa do Gaúcho
Horário: 19h

Mais informações na página do projeto: www.cantolivreestudantil.com