domingo, 20 de junho de 2010

CICLOS COREOGRÁFICOS - FANDANGO

CICLO DO FANDANGO
O significado da palavra fandango vem do latim “findiciare” que significa “Tocar Lira”, instrumento utilizado pelos povoadores da Península Ibérica.
A manifestação do fandango, segundo alguns pesquisadores, teve sua origem na Espanha, herança árabe deixada pelos mouros. Os portugueses adotaram-no dos espanhóis no tempo da dominação filipina, sendo muito popular no século XVIII e constituía-se de música e dança.
O fandango era muito apreciado em todas as camadas sociais, desde a nobreza ao povo. Em Portugal chegou a ser considerado como a verdadeira dança nacional, despertando um entusiasmo delirante. Paixão a que não era imune à própria corte que o ia ver dançar nos teatros da capital.
Na alta sociedade portuguesa, o fandango substituiu completamente o minueto, que gozava de grande aceitação, mas, progressivamente, caiu no esquecimento em favor daquele, não sem que antes houvesse vingado formas híbridas tais como o “minueto afandangado”.
O fandango assumia características voluptuosas em que se destacavam os meneios femininos e o frêmito galanteador do homem.
Este caráter foi amenizando com o tempo, o que não impede de o considerarmos, ainda hoje, uma dança de galanteio e sedução, mesmo quando a sua evolução a conduziu a puras demonstrações de agilidade e exibicionismo.
Foi esta forma coreográfica de mero exibicionismo que acabou por ficar mais conhecida em Portugal.
Temos informações de fandangos com estruturas coreográficas das mais diversas.
Também no domínio musical, as diferenças são, por vezes, sensíveis, havendo um aspecto importante a salientar: muito embora o fandango seja mais conhecido na sua forma meramente instrumental, ocorre freqüentemente também sob a forma cantada.
Também Joseph Baretti refere, em meados do século XVIII, que o fandango é dançado ao som apenas de uma guitarra (provavelmente viola), ou da guitarra acompanhada pela voz.
Igualmente na Espanha o fandango é, ou era cantado, como nos mostra a partitura de 1888 oriundas de Málaga, inserta na obra Folclore y Costumbres de Espanha.
O fandango difundiu-se largamente com nome e formas diversas em cada região. Já no Brasil, tornou-se mais apreciada no nordeste e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
No Rio Grande do Sul, o fandango chegou primeiramente com os tropeiros, na região serrana e no litoral com os açorianos e o lagunista, como informa Alceu Maynard Araújo.
Da conjunção do fandango vicentista, dança masculina estridentemente sapateada, com as cantigas trazidas por açorianos e luso-brasileiros povoadores do sul, surgiu o primitivo fandango gaúcho, que é um conjunto de cantilenas interpretadas à viola, intercalado por uma parte coreográfica pantomímica, em que só os homens sapateiam.
Em um segundo estágio, surge o fandango-baile, agora com a presença feminina, dando a esta dança um toque de graciosidade e sedução.
Muitas vezes os próprios dançarinos espontaneamente participavam cantando.

Nenhum comentário: