domingo, 20 de junho de 2010

CICLOS COREOGRÁFICOS - CONTRADANÇA

CICLO DA CONTRADANÇA
O seu nome original “country dance” (dança campestre) revela a sua proveniência popular e inglesa. Nesta designação englobavam os britânicos, tal como ainda hoje, todas as danças originárias do campo e não apenas uma delas.
Segundo Curt Sachs, havia dois grandes tipos de country dance: os rounds, que eram as danças circulares em que os homens alternavam com as mulheres, e os longways, que eram danças de fileira, em que a fila de homens se posiciona em frente à fila de mulheres.
Este último tipo apresentava enorme variedade de figuras, como arcos, estrelas, cadeias, passeio, etc.
A edição do citado The English Dancing Master entre 1650 e 1698, mostra que os longways foram progressivamente substituindo as mais antigas e menos elaboradas forma de rounds, square-eights, etc.
Ainda no século XVII, a contradança atravessou o Canal da Mancha e seu nome original, country dance, evoluiu para a corruptela “contredanse”, na França, e em Portugal, para contradança.
Lembre-se a importância que a corte de Luiz XIV teve na música e dança européia: os mestres da dança, para enriquecerem e variarem o repertório músico-coreográfico da corte, procuravam ,entre o povo, as danças que mais lhes agradavam, adaptavam-nas coreograficamente com movimentos graciosos e musicalmente faziam os arranjos para os instrumentos eruditos.
Esta sede de inovação levou-os também a adotar danças estrangeiras a inglesa, ”country dance” foi uma delas.
Após as ter colhido das mais variadas proveniências, a corte do Rei-Sol e ele próprio, cultor e protetor da dança, tinha o prestígio e a influência cultural para irradiar as “suas” danças para toda a Europa culta, inclusive para os países donde elas eventualmente tivessem provindo.
No século XVIII, ela ter sido a grande dança protocolar de abertura dos bailes da corte. À medida que ela foi se popularizando, principalmente em Portugal, o nome “quadrilha” começando a ser usado, seguindo uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava-se a contradança como uma dança realizada por quatro pessoas. Desta “quadrilha de quatro”, derivou a quadrilha geral.
A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da corte Real portuguesa e rapidamente essa dança de salão típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro.
Ainda no Brasil, e principalmente no sul, as contradanças foram enriquecidas com a chegada dos açorianos e luso-brasileiros, de forma viva, alegre e descontraída.

Nenhum comentário: