domingo, 20 de junho de 2010

CICLOS COREOGRÁFICOS - PARES ENLAÇADOS

CICLO DAS DANÇAS DE PARES ENLAÇADOS
A primeira dança de pares enlaçados (danças fechadas de par), que se tem notícia, foi citada pela primeira vez em Paris, em 1536, com a denominação de “Volta”, que tomou conta dos salões e dominou a Inglaterra, Alemanha e a Basiléia (História da Dança – Eliana Caminada).
Na Áustria e na Alemanha, a dança dos pares enlaçados foi surgindo nas regiões campestres, a partir do minueto (dança em que os pares dançavam separados) e do Laendler (dança campesina mais antiga).
Sua característica alegre e envolvente logo levou o ritmo à preferência de muitos, com exceção das classes aristocráticas e camadas sociais mais altas que a consideravam imoral e vulgar. Em algumas regiões da Inglaterra e em cortes alemãs, a dança foi proibida por décadas.
Essa dança de pares enlaçados ganhou notoriedade através da valsa.
A palavra valsa deriva da palavra waltzer, (derivada do verbo waltzen), que em alemão significa “dar voltas”.
A primeira música desse gênero foi executada no Salão Barroco da Corte dos Habsburgos, em Viena em1660, entretanto, Curt Saches, registra que: “Maigne viu praticar esta dança, em 1580, enquanto realizava sua viagem à Itália e a descreveu em seu diário expressando que os bailarinos se abraçavam tão estreitamente, pondo-se mutuamente as mãos sobre as costas, que os rostos encostavam-se”.
Em Paris, durante muito tempo, a valsa apenas conseguiu invadir as figuras da quadrilha, com o nome de “balance”, mas até então nada possuía daquela vivacidade característica, daquele girar tresloucado que muitas vezes levavam à vertigem.
Este “balance” limitava-se a um lento rodar de pares que se tomavam pela cintura, causando escândalo a uma Paris que vinha dançando, desde há um século, somente minuetos e contradanças.
Por ocasião do Congresso de Viena (1814/1815) - reunião internacional que restabeleceu o equilíbrio europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte - encontraram-se cerca de cem mil congressistas estrangeiros, que deslumbrados pela movimentação vertiginosa das valsas, esqueceram-se quase por completo do objetivo político e social do congresso, para deleitarem-se por cinco meses a fio com a nova e deslumbrante dança.

Nenhum comentário: