quinta-feira, 2 de junho de 2022

Vamos conhecer a 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul

    A veranense Laura Tedesco Bressan, de 18 anos, cursa o primeiro semestre da graduação em Jornalismo, na Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM-POA) é a atual 3ª Prenda Juvenil do RS. “Sou natural de Veranópolis e atualmente resido em Porto Alegre em função da faculdade. Represento o CTG Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, e a 11ª Região Tradicionalista, da Serra Gaúcha, povoada principalmente por imigrantes italianos, a qual tenho o maior carinho e orgulho de poder trazer comigo nessa jornada” – conta Laura.

- Laura, nos fale um pouco da tua trajetória.

    Ingressei no CTG Rincão da Roça Reúna no ano de 2016, inicialmente apenas dançando na invernada mirim. Algumas semanas depois fui convidada a participar da invernada de declamação da entidade, passando a declamar nos concursos em rodeios. Logo no ano seguinte, fui convidada a participar do concurso interno da entidade, conquistando o cargo de 2ª Prenda Juvenil do CTG Rincão da Roça Reúna, gestão 2017/2018. Neste ano, mesmo não participando da fase regional, quis participar dos eventos regionais e estaduais, conheci muitos lugares, fiz muitas amizades e tive diversas experiências enriquecedoras nesse período. Passado o ano de gestão, me dediquei mais ao departamento artístico, onde participei de diversos concursos nas modalidades de declamação e intérprete solista vocal. Retornei aos palcos das cirandas no ano de 2019, quando participei novamente do concurso interno da entidade, conquistando, então o título de 1ª Prenda Juvenil do CTG Rincão da Roça Reúna, gestão 2019/2021. A gestão da pandemia e a gestão com as incertezas do concurso regional. 

    Ainda ligada ao departamento artístico, no ano de 2019 participei do Festival Nacional de Declamadores, realizado em Abdon Batista/SC, conquistando o 3º lugar na modalidade declamação juvenil. Em fevereiro de 2020, tive a alegria de participar da copa do mundo dos rodeios, o Rodeio Internacional de Vacaria, conquistando o 3º lugar na mesma modalidade. Com a chegada da pandemia, muitos planos mudaram. Em setembro de 2021, então, participei da 51ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase regional, conquistando o título de 1ª Prenda Juvenil da 11ª Região Tradicionalista, gestão 2021/2022, um verdadeiro sonho. Já feliz e grata pela trajetória até então, no mês de maio de 2022 mais uma nova experiência: a primeira Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual. Muitas dúvidas, inseguranças - pela curta trajetória no palco das cirandas - e bastante dedicação, que culminaram no título de 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

- Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós pandemia, e chegar ao título?

    Uma sensação de dever cumprido. Alguns meses de preparo a menos do que normalmente, muitas atividades e mudanças na vida pessoal e o sonho e expectativa de uma família, de uma entidade, de uma cidade, e de uma região inteira. Um período desconfortante como a pandemia foi vivenciado por todos nós, e superá-lo foi desafiador, mas, ao mesmo tempo, recompensador. Agradeço com felicidade a oportunidade de ser representante de juventude tradicionalista, e ainda mais de poder trazer novamente um título de prenda juvenil do Rio Grande do Sul à 11ª RT pelo terceiro ano consecutivo. Sinto-me grata por chegar aqui, com tanto apoio e suporte dos meus, que hoje também celebram essa conquista. 

- O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?

    Atualmente minha dedicação está bastante voltada à faculdade, com o curso que tanto idealizei desde o início do meu ensino médio. Já tive experiências profissionais na área do Jornalismo que me deram mais certeza para a carreira que planejava seguir, então busco aproveitar ao máximo as experiências que a universidade tem me proporcionado. Além disso, também dedico tempo ao trabalho de artes que desenvolvo junto com minha mãe, Marirosa, por meio do Atêlie Aura (@atelie.aura__).

- Quais os planos para a Gestão?

    Aproveitar cada momento sabendo que esse ciclo é finito, e a finitude das coisas as torna ainda mais especial. Gostaria de estar próxima das regiões, com o objetivo de conhecer de perto a juventude tradicionalista, a qual hoje sou representante. Estar próxima para auxiliá-los e fazê-los abraçar ainda mais nosso Movimento, especialmente nesse período de retomada dos eventos tradicionalistas presenciais, fortalecendo os laços entre o MTG e os tradicionalistas das entidades e das regiões, por meio de projetos e ações da gestão desenvolvidas em conjunto com eles. 

Comida - Xis 

Filme - De Repente 30

Livro - A Cidade do Sol

Hobby - Fazer artes e assistir novelas

Nenhum comentário: