domingo, 5 de junho de 2022

Conheça a 1ª Prenda Mirim do RS – Katarine Dias


    A 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul é a menina KATARINE PERIPOLLI DIAS, 13 anos, cursando o 8º ano do ensino fundamental, faz parte do CTG clube Farroupilha, e é natural de Ijuí-9ªRegião Tradicionalista.

 - Fala sobre a tua trajetória

    Minha trajetória começou no ano de 2014, quando com apenas cinco anos de idade, e ainda sem ser alfabetizada, conquistei a faixa de 1ª Prenda Dente de Leite. Em 2015 fui 1ª Prenda Infantil; em 2016 fui a 2ª Prenda Mirim; em 2017 fui a 1ª Prenda Mirim, tendo a oportunidade de representar minha entidade na Ciranda Regional em 2018, onde fui a 2ª Prenda Mirim da Nona Região Tradicionalista. Em 2019 fui novamente a 1ª Prenda Mirim do CTG Clube Farroupilha, em 2021 fui 1ª Prenda Mirim da Nona Região Tradicionalista, e no ultimo dia 21 de maio conquistei o título de 1º Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul.

 - Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia, e chegar ao título?

    Sensação de dever cumprido, porque com a chegada da pandemia, a quarentena e o fechamento da escola e cancelamento de todos os eventos tudo era incertezas.

    Mas mesmo com a pandemia eu não deixei o brilho do movimento de apagar, pois desenvolvi dois projetos culturais virtuais, o “Brincando na Quarentena” onde semanalmente eu gravava vídeos ensinando  a confecção de um brinquedo tradicional gaúcho  e também o projeto Cantando Encantando onde que semanalmente eu ensinava uma antiga cantiga de roda. Esses dois projetos tiveram um grande alcance chegando até as crianças que pouco conheciam sobre a tradição gaúcha.

    Também durante a pandemia com o fechamento das escolas e o cancelamento da ciranda regional de prendas eu aproveitei todo o material coletado durante as minhas pesquisas e sobre o tema da Mostra Folclórica da 51ª Ciranda Cultural de Prendas para a Fase Regional: “Resgatando os Cânticos e Cantigas do Rio Grande do Sul e de seus povos formadores” surgiu a ideia de fazer uma coletânea. Então publiquei a obra “Coletânea de Antigas cantigas de Roda” A obra se trata de uma coletânea de 50 cantigas de roda que foram catalogadas por meio das entrevistas com familiares, integrantes do CTG Clube Farroupilha, indígenas e integrantes das casas étnicas: Italiana, Alemã, Portuguesa, Espanhola e Africana, formadoras do município de Ijuí-RS, que culminou em um compilado de 50 cantigas antigas que fazem parte das memórias dos povos colonizadores do nosso estado.

- O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado?

Gosto muito de ler 


Comida: Hambúrguer 

Filme: Harry Potter 

Livro: Percy jackson 

Hobby: ler


Nenhum comentário: