sábado, 4 de setembro de 2021

Tradicionalistas geram a chama crioula em diversas regiões do estado

 


   Na manhã deste sábado (4), no CTG Antônio José Severo, em Alto Paredão, interior de Santa Cruz do Sul, aconteceu a solenidade de geração da Chama Crioula da 5ª Região Tradicionalista.

     Com a presença de público e autoridades, seguindo os protocolos sanitários vigentes, o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, e do coordenador da 5ª RT, Luiz Clóvis Vieira, ocorreu a solenidade que contou com diversas atividades artísticas e culturais. “É um grande evento e tem muito significado. Os olhos de toda região e de parte do estado estão voltados para as belezas naturais desta localidade. É a manutenção de nossas tradições seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades” – disse Vieira.

    Diversos acendimentos estão acontecendo pelo estado neste sábado:

01ªRT - Trincheira de Tarumã - Viamão

02ª e 12ª RTs  - Fazenda N.S. Medianeira de Cyro Dutra Ferreira - General Câmara

17ªRT – Em Seberi

18ªRT - Palacete Pedro Osório - Bagé

24ªRT - Cristo Protetor - Encantado

25ªRT - Santuário N. Sra. Caravaggio - Farroupilha


3ª RT gerou a sua chama na cidade de Eugenio de Castro

     Nesta sexta-feira (3), a 3ª Região Tradicionalista realizou a geração da chama crioula que foi distribuída no sábado (4), para as entidades, no município de Eugênio de Castro. “Quero agradecer ao diretor de cavalgadas, Conrado de Matos, aos cavalarianos das entidades, aos conselheiros do MTG, César e Ivanir, a patronagem do CTG Ronda do Rio Grande e a administração municipal de Eugênio de Castro pelo sucesso do evento” – comemorou o coordenador regional Eduardo Bechorner. 

 17ª Região Tradicionalista faz encenação durante geração da Chama Crioula

     O evento aconteceu na Praça Nossa Senhora da Paz, em Seberi, e ocorreu a encenação do primeiro acendimento, em 1947, quando Paixão Côrtes, Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira tiraram uma centelha da pira da pátria para gerar a chama. Logo depois, uma cavalgada levou a chama até o CTG Querência da Serra para a distribuição. A 17ª Região Tradicionalista homenageou a prenda Sirlane de Mello Maas.

 27ª RT fez seu acendimento no Memorial Bertussi

    O CTG Rodeio Serrano, do Município de São Francisco de Paula (27ªRT), realizou o acendimento da chama crioula neste sábado, 4, no Memorial Os Bertussi, em São Jorge da Mulada, em Caxias do Sul. O evento contou com a presença do Coordenador da 27ªRT, Everaldo Dutra, do coordenador de cavalgadas da região, Jaures Feijó, o patrão do CTG Rodeio Serrano, Canderoi, conselheiro benemérito do MTG, Agnel Pacheco, e o patrão PL Raízes Serrana.

Cavalarianos deverão percorrer cerca de 115 Km pelas estradas do interior devendo chegar em São Francisco de Paula dia 07.” – disse Dutra. Fizeram o acendimento da chama as senhoras, Luciane Altimayer e Neuza Pacheco.

Bagé gera a chama da 18ªRT no Palacete Pedro Osório

A geração da Chama Crioula da 18ª RT aconteceu no Palacete Pedro Osório, neste sábado (4), contando com a presença do Coordenador Márcio D’Ávila e do representante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, João Pires, diretor de cavalgadas da 18ª RT. Para a escolha do Palacete Pedro Osório levou-se em conta o fato de se tratar de um importante prédio histórico de Bagé, onde também ocorreram reuniões que antecederam tratados de paz de Pedras Altas, fato histórico da revolução de 1923. A concentração das delegações aconteceu no Parque do Gaúcho, para onde a chama foi levada para sua distribuição aos 12 municípios que compõe a região. 


Caminhos de Anita e da fé

   A Chama Crioula da 25ªRT foi acesa na manhã deste sábado (4), no Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. Durante o ato, a chama foi abençoada e, logo em seguida, distribuída aos seis municípios que integram a 25ª RT: Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. “Neste momento tão difícil por conta da pandemia do coronavírus, poderemos levar uma mensagem de paz, fé, amor e carinho a todos os gaúchos e gaúchas’’, afirmou Rodrigo Ramos.

   Presentes ao evento a prenda Roberta Castilhos , Mari Bortolini, Édson Paesi, Jonas Tomazini, Rodrigo Ramos, padre Gilnei Froza, Joao Furtado, o vice-presidente campeiro do MTG, Nicanor Castilhos, o coordenador em exercício José Enor Andrade e Pedro Novelo.

Em conjunto, 2ªRT e 12ªRT geram a chama Fazenda N. S. da Medianeira

    A Fazenda Nossa Senhora da Medianeira, em General Câmara, foi a residência de um dos membros do Piquete da Tradição, ou Grupo dos Oito, Cyro Dutra Ferreira. Ali Cyro criou os filhos e viveu bom dias de sua vida. Pois a localidade foi palco neste sábado (4), do acendimento da Chama Crioula para duas regiões, 2ª e 12ª.

    Com a presença dos filhos, Hélio, Caio e Isabel, do neto João Pedro, do coordenador da 2ªRT, Ivan Botelho, da 12ªRT, Márcia Monteiro, do prefeito de General Câmara, Helton Barreto e da vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz, foi gerada a chama que será distribuída neste domingo (5), no Distrito de Santo Amaro do Sul, local que homenageia seu ilustre filho, José Gomes de Vasconcelos Jardim.

Fusão de duas chamas gera a Chama Crioula da 1ªRT  

     Aconteceu neste sábado (4) na Praça Trincheiras do Tarumã, na histórica Viamão, a geração e distribuição da Chama Crioula da 1ª Região Tradicionalista. A chama foi gerada através da fusão da Chama Itinerante de Viamão e da Chama do Milênio de Guaíba, que permanecem acesas em suas cidades durante todo ano. Trincheiras é local de onde pode se ter uma vista de todo o município de Viamão. Lá, ainda se encontra vestígios das Trincheiras utilizadas pelos Farrapos, servindo de refúgio para as tropas de Bento Gonçalves e Onofre Pires. No ano de 1935 foi implantado no local um monumento em homenagem aos heróis farroupilhas.

     As chamas chegaram na Praça Trincheiras do Tarumã conduzidas a cavalo por mulheres, homenageando Anita Garibaldi. Após ter sido gerada, a chama foi distribuída às delegações das 11 cidades que compõe a 1ªRT. Para o coordenador Regional Luiz Lamaison, este evento simboliza o resgate e a valorização da história do nosso estado e dos municípios que compõe a 1ªRT.




Chama da 24ªRT foi acesa aos pés do Cristo Protetor

     Na manhã deste sábado (4), ocorreu a geração e distribuição da Chama Crioula da 24ª Região Tradicionalista em Encantado, aos pés do Cristo Protetor, local escolhido por simbolizar a fé e a esperança em dias melhores. 

     Durante o cerimonial oficial de geração da chama e distribuição para 33 entidades da 24ª RT a coordenadora regional, Luce Carmen Mayer, fez diversos agradecimentos e recebeu uma homenagem por ser a primeira mulher a frente da 24ª região. Também foram homenageadas as patroas, Pamela da Rosa (DTG Guardiões do Rio Grande) e Adriane Fassini (CTG Giuseppe Garibaldi) a diretora artística Valéria Belotti, do GAN Anita Garibaldi, e Bárbara Lourenço, diretora campeira do CTG Giuseppe Garibaldi, entidades de Encantado. 

   “Agradecemos a Prefeitura de Encantado, o CTG Giuseppe Garibaldi, o GAN Anita Garibaldi, DTG Guardiões do Rio Grande, Associação Amigos de Cristo e membros da Coordenadoria Regional por viabilizarem e fazerem este momento emocionante acontecer” – disse Luce Carmen. 

   “Agradecemos, ainda, a presença do Deputado Federal Daniel Trezciaki, do Secretário Estadual de Turismo/RS, Ronaldo Santini, da patrona dos Festejos Farroupilhas do RS-2021, Liliana Cardoso, Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o Secretário de Cultura de Teutônia, Luís Henrique Wermann, as Prendas, Peões do Rio Grande do Sul e da 24ª RT e a imprensa local, regional e estadual” - concluiu.

14ªRT acende a Chama oficial em Anta Gorda

     A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no Distrito de Itapuca, há 14 km do Centro de Anta Gorda foi o local escolhido pela 14ª Região Tradicionalista para a geração da Chama Crioula oficial que foi distribuída para as cidades que a compõe. A gruta é a maior caverna de pedra basalto do Vale do Taquari, encontrando-se entre as maiores da América Latina e que realiza, anualmente, uma romaria em honra a santa.

     Estiveram presentes mais de 100 cavalarianos de diferentes entidades da região, o campeão paralímpico de esgrima, Jovane Silva Guissone, o coordenador da região Áureo Moraes, a diretora cultura Denise Lemes, o diretor de cavalgadas Marco Andres, tesoureira da região Denise Soares, o Conselheiro da 14ª RT Roberto Diego de Oliveira, Conselheiro Benemérito do MTG João Orlando Melo, diretor artístico e de comunicações da 14ª RT Robson Soares Pagnussatt, o prefeito municipal de Anta Gorda, Francisco David Frighetto, prefeito de Barros Cassal, Adão Reginei dos Santos, prefeito de Fontoura Xavier, Luiz Armando Taffarel.

    O ato de acendimento da chama foi feito pela Anita homenageada da 14ª, Devair Carvalho, que faz parte do CTG Potreiro Grande, da cidade de Salto do Jacuí.

Jaguarão distribui a chama crioula para os municípios da 21ª RT

     No sábado (04), as atenções do público tradicionalista da região estiveram voltadas para Jaguarão, onde foi gerada a Chama oficial da 21ª Região Tradicionalista. No ano em que o Rio Grande do Sul comemora os 200 anos de Anita Garibaldi, personagem marcante na história do Estado, os festejos farroupilhas destacam a valorização da mulher gaúcha.

     Na abertura do ato, nas margens do rio Jaguarão, o prefeito municipal Favio Telis, o coordenador da 21ª RT, Milton Sérgio Ribeiro Vaghetti e a idealizadora do evento, Silvânia Affonso manifestaram-se fazendo referência ao evento e dando boas-vindas para todas as delegações de Jaguarão e de outros municípios que integram a solenidade que simboliza o início das atividades de comemorações na Semana Farroupilha.
     Além do prefeito de Jaguarão e do coordenador da 21ª RT, estiveram presentes ao evento a 1ª prenda da Região, Mileni Almeida, o presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro (prefeito de Canguçu), os prefeitos Bebeto Perdomo (Pedras Altas) e Márcio Porto (Piratini), o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura, entre outras lideranças do tradicionalismo na região.
 
    A geração da chama aconteceu no início da manhã, dentro da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, quando foi apanhada uma centelha de uma vela que se encontrava no altar. A tradicionalista Hétie Faria foi a encarregada de conduzi-la, a cavalo, até o Cais. A distribuição foi feita no Parque do Sindicato Rural, quando a centelha foi distribuída às comitivas que estavam representando seus municípios.

Nenhum comentário: