quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Plantio da Rosa de Anita celebra o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi

     Na chuvosa tarde desta quarta-feira (8), aconteceu a solenidade de plantio da Rosa de Anita, evento que celebrou a passagem dos 200 anos do nascimento da heroína de dois mundos. A rosa de uma espécie híbrida foi desenvolvida por botânicos europeus para homenagear a lagunense no ano de seu bicentenário. A cerimônia ocorreu no galpão crioulo da Assembleia Gaúcha, quando o deputado estadual Luiz Marenco entregou uma placa alusiva à data.


   O presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi de Laguna, Adelcio Cadorin, agradeceu o empenho das forças vivas da sociedade gaúcha para homenagear Anita Garibaldi. “Quero agradecer ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, na pessoa do seu presidente, Manoelito Savaris, que atendeu nosso chamamento. À Assembleia Legislativa e ao deputado Marenco, que sei que acredita nos mesmos ideais defendidos pela nossa corajosa heroína, conforme seu marido Garibaldi descreveu em cartas ao redigir: “Aquela mulher, cuja coragem desejei que fosse minha”. Reconhecemos aqui a mulher, a mãe zelosa, que cuidava os filhos para que o marido focasse no objetivo. Obrigado, Rio Grande do Sul” – agradeceu Cadorin.

     Manoelito Savaris agradeceu o trabalho realizado pela prefeitura na limpeza da praça e do monumento esculpido em mármore, concebido para recordar os feitos do combatente italiano e de sua companheira Anita. “Agradeço ao companheiro Elton Saldanha, pela dedicação do poder público da capital em deixar tudo pronto para esta homenagem. Ao Marenco, sempre parceiro das demandas da cultura, da música e do telurismo gaúcho. Ao Cadorin, que acaba de dar uma bela aula sobre Anita Garibaldi e sobre todas as mulheres, que são Anitas da atualidade. Às que vieram de São Jeronimo, às da 1ª região Tradicionalista, e que só não compareceram a cavalo por conta da chuva que impediu de trazer os animais, e às Anitas de Garopaba/SC, que não mediram esforços para estarem conosco neste momento, a todas elas nosso agradecimento pela sacudida que nos deram.” – disse Savaris.

   O jornalista e diretor de cursos do MTG, Anderson Hartmann, conduziu o cerimonial, abrilhantado pelo talento de Elton Saldanha e Luiz Marenco que, juntos, cantaram o Hino Farroupilha. Após o encerramento da cerimônia, os visitantes foram conduzidos à praça Garibaldi, onde posaram para fotos diante do monumento que homenageia os heróis de dois mundos.









Nenhum comentário: