terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Nota de pesar - Faleceu o pioneiro do laço


     É com grande pesar que comunicamos o falecimento do pioneiro das competições de tiro de laço no Rio Grande do Sul, Irineu Nery da Luz. Internado no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, desde quinta-feira, seu Irineu foi vítima de falência múltipla de órgãos. 

     O corpo será velado na Câmara Municipal de Esmeralda e o sepultamento está marcado para hoje, às 17h, no cemitério da cidade.

    Considerado um dos pioneiros dos rodeios, Irineu foi homenageado da FECARS no ano de 2012, edição realizada em Canoas. Ele auxiliou na organização do primeiro treino de laço, há 70 anos, em novembro de 1951, pelo grupo liderado por Alfredo José dos Santos, em Esmeralda. A iniciativa deu origem aos rodeios.  Descanse em Paz seu Irineu, pois seu nome está gravado na história.


Ao lado do seu Irineu Luz, depois da palestra que proferi em Esmeralda, no ano de 2017

Os pioneiros do Laço

     Pelo que ficou escrito e é contado pelos moradores e fontes entrevistadas, o Quadro, ou invernada de Laçadores da Fazenda das Violetas, equipe de Alfredo José dos Santos era formada por: José de Lemos Pacheco, Bento Teles de Abreu, Sezefredo Bernardino de Lemos, Manoel Eugenio da Mota, José dos Santos Pacheco, Virgilio Lemos, Honório Luz, Gomercindo da Luz, Rui Amarante contando, mais tarde, com Irineu Nery da Luz (um dos informantes) e Hugo Lemos que ajudaram com “as escritas e regramentos”.

     

Nenhum comentário: