quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Nota de Falecimento - Telmo de Lima Freitas

 

    É com enorme pesar, do tamanho do Rio Grande, que comunicamos  a passagem do cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, nesta quinta-feira (18), aos 88 anos (completados dia 13), em Cachoeirinha. O prefeito Miki Breier decretou luto oficial de três dias.

      Natural de São Borja, morou durante anos em Uruguaiana e outras cidades do interior como Itaqui, durante 4 anos aonde se aposentou como agente da policia Federal. Com os grandes amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, criou o grupo "Os Cantores dos Sete Povos", com o qual conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979, com a canção Esquilador. Com o grupo, Telmo participou das 11 primeiras edições do festival.

      Telmo foi autor do livro de poesias crioulas "De Volta ao Pago", lançado pela Editora Treze de Maio. Em 2006, o músico gravou em Porto Alegre uma compilação de suas composições, denominada "Aparte", com participação de familiares. Ele foi patrono da Semana Farroupilha em 2009.

     Telmo será lembrando não somente por sua voz ou suas letras, mas também pela humildade, de morar em um sítio onde preparava um arroz com galinha quando chegava uma visita e seu modo de falar firme, que inspirava segurança e confiança para quem conversava com ele. 

Muitas manifestações nas redes sociais:

Juliano Moreno Rodrigues

"Se por acaso se estropiar o meu cavalo
Que eu não consiga prosseguir essa jornada
Há de ficar minha cantiga missioneira
Junto da poeira que se erguer n'alguma estrada".
Pago Santo

Jorge Gudes & família
"Que Deus receba este Taura Missioneiro Dom “Telmo de Lima Freitas”. 
O Rio Grande se entristece com essa imensa perda, pois ele representava e vai continuar representando, um naco da história do povo gaúcho!
Que os pajés missioneiros te benzam e te conduzam até a Querência eterna".

Joca Martins
"Descanse em Paz Telmo de Lima Freitas" 

Miki Breier - Prefeito de Cachoeirinha
"Perdemos na tarde de hoje o grande compositor Telmo de Lima Freitas, residente em nosso município. Decretamos luto oficial de três dias pelo seu passamento".
#Esquilador
#VaiemPaz

Deputado Estadual, cantor e compositor Luiz Marenco

Nenhum comentário: