quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Antonio Augusto Ferreira - 13 anos sem o gênio das composições gauchescas

   

   O escritor, poeta, compositor, e ainda, advogado Antônio Augusto Ferreira morreu aos 72 anos, em Santa Maria, em consequência de um tumor no cérebro, no dia 17 de fevereiro de 2008. Por tanto, hoje, completam 13 anos sem essa genialidade da poesia gaúcha.

     Nascido em São Sepé, em maio de 1935, Ferreira foi integrante da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL). Em 1980, ganhou a Califórnia da Canção Nativa com a música Veterano, feita em parceria com Ewerton Ferreira, que falava sobre o tempo do homem na Terra.

     Premiado em diversos festivais de música, escreveu cinco livros e uma obra que chamam atenção pela musicalidade e pela inspiração no universo campeiro. Em Santa Maria, cidade que adotou a partir de 1973, era oficial do Registro de Imóveis. Viveu 12 anos com o mal de Parkinson. Mas foi o avanço de um tumor no cérebro que silenciou o autor de poesias e canções inspiradas pelo universo campeiro. 

    O compositor passou a infância em São Sepé e despertou sua veia poética na adolescência. Dos 14 aos 23 anos, começou a se dedicar à produção literária. Com o nome de Tocaio Ferreira, passou a publicar, nos anos 50, poemas em jornais como A Hora e Correio do Povo. Viveu em Porto Alegre, Passo Fundo, Sananduva e Pelotas, onde cursou Direito. Ao partir, Ferreira deixou quatro filhos e a esposa, Letícia.

Nenhum comentário: