segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O Rio Grande se despede de João Menine

          É com grande pesar que comunicamos o falecimento de João Alberto Menine, ex-diretor do já extinto, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), na noite de 30 de agosto, na capital gaúcha. 

       Menine foi um dos fundadores do PT no estado e sempre teve na cultura o centro da sua militância. Atuou no centro acadêmico de história da PUC-RS. Foi um dos articuladores e principais incentivadores do Piquete Estrela Gauderia, tendo na preservação da cultura gaúcha uma das marcas da sua atuação cultural. Foi assessor parlamentar e gestor cultural. Foi diretor do Instituto Gaúcho para a Tradição e Folclore durante o governo Olívio Dutra e assessor especial da SEDAC durante o governo Tarso Genro.

        Muitas ideias trocamos durante os tempos de transformações na Semana Farroupilha. Muitos embates e debates, juntos ao amigo Cláudio Kneirin. As peleias eram leais, não eram feitas por trás da cortina. O Alegrete, Claudio e Menine, muitas peleias, mas todas leais. Descanse em paz e encontre o caminho de luz. Nossa solidariedade à família.

Nenhum comentário: