terça-feira, 4 de agosto de 2020

Jornalista e empresário, conheça Herton Dorneles, da Querência do Bugio

          Herton Dorneles Couceiro, 42 anos, jornalista, empresário, acadêmico do Curso de Direito (URI), casado há 21 anos com a esteticista Marlete e pai da jovem Thuanny. Ele é pré-candidato à disputar o cargo de prefeito, em São Francisco de Assis.

          Herton nasceu na “Querência do Bugio” – São Francisco de Assis e começou na adolescência na militância política, nos movimentos estudantis e sociais, colaborando para o desenvolvimento de diversas ações e projetos, como líder de pastorais, atuante em conselhos municipais, voluntário da Ong Acolher, relator e presidente de Conferências Municipais, como da Saúde, da Cultura, de Habitação e de Assistência Social. Membro de comissões centrais de organização de feiras e eventos importantes no município e região. Atuou como redator e editor em jornais regionais e como locutor em rádio. Participou de atividades tradicionalistas como associado ao CTG Pedro Telles Tourem (10ª R.T.), à convite do patrão da época, Ildonir Padilha e do fundador da entidade, Valdevi Maciel, sendo que o destaque neste meio, ocorreu no setor público, quando de 2007 a 2014 fez parte da comissão central dos Festejos Farroupilhas, idealizando e executando uma vasta programação com ênfase para os desfiles temáticos e os concursos tradicionalistas.

           No setor privado exerceu atividades de direção no comércio em empresas locais e no setor público se destacou como assessor de Comunicação, diretor de Cultura – responsável pela criação e implantação do Sistema Municipal de Cultura e secretário municipal de Saúde – onde implantou diversos programas e projetos inovadores, além do seu peculiar atendimento ao público, que projetou-o a pré-candidato a prefeito do município. Esteve como articulador e coordenador de projetos na Agência de Desenvolvimento de Santiago, cujo trabalho tem sido reconhecido por lideranças da região.

Blog - o que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG ou como peão por dia?

     Herton Couceiro destaca como mais Importante no meio tradicionalista é o sentimento de pertencimento à uma entidade que preza pelos valores fundamentais de uma sociedade e de um sentimento de fraternidade, de “ser família” com todos que ali fazem parte, que congregam de momentos únicos e buscam através da arte, da cultura, da gastronomia, das lides campeiras e atividades sociais, cultuar a tradição gaúcha presente na vida daqueles que vivem no campo e na cidade, independentemente de cor, raça, credo, gênero ou religião.

     Quanto às atividades exercidas, ficaram lições de como agir, quando agir e quando recomeçar. “Vivemos um aprendizado constante e o espírito do trabalho em equipe, da disciplina, da organização sempre são demonstradas a partir de cada iniciativa. Em algumas com sucesso e em outras nem tanto, porém todas importantes”, observou.

Com os tradicionalistas Valdevi, trovador Papa Figo, Jarbas Lima, André Bonotto e o saudoso Denis Biscahyno
Blog - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?

     Sem dúvida nossa vida não encerra por determinadas atividades. Sempre digo que é preciso olhar pra frente com atenção às lições do passado. O aprendizado será sempre presente por onde quer que passamos e temos que ter a sabedoria de absorver os melhores ensinamentos de todas essas experiências. Na vida social, na vida privada, em nossas atividades profissionais, vamos acumulando experiências e sabedoria que são utilizadas no dia-a-dia e todas estas sempre serão muito importantes para quaisquer decisões que possamos tomar ao pensarmos individual ou coletivamente e cito o diálogo, como um dos principais caminhos para a construção do bem comum.

      Assim pensei e decidi colocar meu nome à disposição neste momento para uma pré-candidatura a prefeito, e para isso, foi necessário muito amadurecimento, muita reflexão, ouvir os grupos de pessoas e entidades que me chamaram e, estar convicto de poder desenvolver um projeto de trabalho que contemple os anseios de uma comunidade que precisa ser ouvida, que precisa dialogar e precisa em pouco tempo, ser parte da solução de cada problema. Fazer parte desta solução é somente para quem está apto a promover uma transformação.
BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?

      Por ter vivido essa experiência tradicionalista e, mais do que isso, ter estado como Diretor de Cultura do município, acredito que o acesso aos CTGs e entidades tradicionalista é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento do caráter e da personalidade de cada um, formando cidadãos colaborativos, criativos, determinados, disciplinados e organizados. Para nossa alegria, minha filha, hoje acadêmica de Agronomia, também atuou fortemente nas invernada artísticas participando de rodeios, concursos, festivais. Momentos marcantes e inesquecíveis para ela e para nós. Enfim, é a família participando!
Mas vou além: Penso que não só o Movimento Tradicionalista Gaúcho, mas o Poder Público também deve construir pontes para que as famílias tenham acessos aos bens culturais e participem dos diversos segmentos, independentes de quais estamos falando, mas todos que são capazes de despertar estas características em tantas crianças e jovens, junto de suas famílias.

Que os pais possam levar seus filhos. E que o acesso seja para todas as famílias.


Nenhum comentário: