sábado, 15 de agosto de 2020

No dia do folclore estaremos disponibilizando um e-book gratuito sobre Saint-Hilaire


          Os viajantes que vieram conhecer o "novo continente" abriram as portas da província de São Pedro do Rio Grande do Sul para o mundo. Este ano completou 200 anos da chegada de Auguste de Saint-Hilaire. Foi em junho de 1820 que ele chegou a Torres para a última fase de uma epopeia que durou seis anos. Depois de percorrer diferentes regiões do Brasil, o naturalista francês viajou por nossa Província anotando e recolhendo informações sobre a fauna, a flora e a geografia.

          Com a vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, em 1808, havia um grande interesse não apenas em apresentar a nova terra para outras nações, mas também levantar informações, dados e conhecimentos para explorar o vasto território, praticamente virgem, da colônia. 
Em um dos tantos churrascos que fizemos para prosear e brincar. Num desses, nasceu a ideia de fazer este
 trabalho, totalmente gratuito. Muitas risadas e tudo tratado somente com a palavra dada. Para nós, isso sempre bastou.
         A vinda deste naturalista foi tão importante para nossa história e nossa botânica que o Senado Federal publicou, em 2002, um livro de 576 página, sobre ele. Sabemos que muito texto em tempos de poucos caracteres impede a curiosidade e a boa leitura. Então, aproveitamos dois resumos ótimos: Um de Luiz Carlos Barbosa Lessa e outro do amigo Jeandro Garcia. Unimos a isso as ilustrações e traços do artista plástico Léo Ribeiro de Souza.

Desenho de Leo Ribeiro de Souza
        Dia 22, um dia emblemático por ser a data que destaca o folclore (22 de agosto), estaremos lançando a obra e disponibilizando nas redes sociais para download, totalmente de graça. E pra isso temos que agradecer os voluntários como a família Lessa, através do Guilherme e da Valéria, bem como a querida Nilza Lessa, que cederam os direitos de algumas páginas do livro: "Rio Grande do Sul - Prazer em conhecê-lo" - para que pudéssemos dar mais de uma possibilidade de leitura para nossos tradicionalistas e internautas.

     O Léo Ribeiro de Souza que é uma pessoa iluminada cheia de talentos e nos presenteou com traços do personagem. Ai, o talento da Lili veio pra concluir a capa em cima do desenho do Léo. Imprimir sairia meio caro, então resolvemos deixar a disposição em forma de E-Book.

     Durante a semana estaremos proporcionando cards com curiosidades sobre este viajante francês.  Cabe, aqui, agradecer ao pessoal nas diversas regiões do estado que estão divulgando esse resumo. É uma pena que não podemos oferecer mais. Mas o que podemo,s e está a nosso alcance, fizemos para que os 200 anos da passagem de Saint-Hilaire pelo RS, não fosse em branco. Dia 22 de agosto te esperamos nas redes sociais. Ceva o mate e vem com a gente!


Nenhum comentário: