sexta-feira, 7 de agosto de 2020

De vendedor de laranjas a professor universitário - Conheça Rui Rodrigues


    Rui Francisco Ferreira Rodrigues, 67 anos, nasceu em  Santa Rita, distrito de Santana do Livramento. Filho de  brigadiano do qual muito se orgulha, seu  Galdino Rodrigues, e sua mãe, dona Santa, lhe criou ao lado de mais 19 irmãos. Todos seguiram o caminho do bem, pois desde cedo aprenderam a  trabalhar, a lutar pelo  seu espaço com o incentivo do pai para estudar, por isso veio para a cidade, para dar a oportunidade a todos de buscar formação.


     Hoje com quase sete décadas de vida, Rui lembra que trabalhou em diversas áreas, até mesmo como vendedor de laranjas, quando guri, chegando a professor universitário. Sua formação é em Ciências Contábeis, com pós-graduação na área  de ensino superior. Seu primeiro emprego formal foi  na Swift Armour do Brasil, após no Escritório de Thomaz Vares Albornoz permanecendo com Adroaldo Bernardo Potter ate sua aposentadoria. Também como Professor na  Escola Anglicana  Instituto Livramento,  na Associação Santanense de Ensino Superior ASPES. 

      Por 15 anos administrou o CRVA de Santana do Livramento. Atualmente mantem escritório administrativo de sua empresa,  BANRIPONTO, bem como para prestação de serviço comunitário para o CONSEPRO-Conselho Pro-Segurança Publica, Associação Tradicionalista de Santana do Livramento,  entre outros. Rui é, hoje, pré-candidato à uma vaga na Câmara Municipal de Livramento, onde peleia já, há muito tempo.

BLOG - O que tirastes de proveito nas atividades que desempenhastes no CTG ou como peão por dia?

     Fui fundador do CTG Presilha do Pago da Vigia, e patrão por 26 anos, trabalhando sempre junto a sua patronagem, desde servir mesas, receber as pessoas, ser mestre de cerimonias, pois assim devemos  ser como tradicionalistas,  ensinando e aprendendo, todos os dias.  Formatando diversos projetos culturais em beneficio a sociedade, projetos de semana farroupilha para o município, Dia internacional da Mulher, Homenagem em vida ao nosso Paixão Cortes com a construção do Monumento em sua homenagem, Encontro de Jovens, Saraus,   Festivais de Musica e de Poesias, Projeto Homens Unidos pelo Fim da Violência  Contra Mulher em seu 5º ano de atuação junto ao Poder Judiciário, tem muitas coisas que foram feitas mas destaco essas como principais. E temos muito a fazer se Deus assim quiser!

BLOG - Para desempenhar as atividades públicas, consegues perceber os ensinamentos que tirastes desse meio de convivência sócio-cultural como o tradicionalismo?

     Para desenvolver qualquer atividade devemos ter em  primeiro lugar um projeto de trabalho e conhecimento do que pretendemos fazer. No  meio tradicionalista sempre tracei metas para o que eu queria fazer,  por vezes me achavam meio  maluco, mas depois viam que dava certo. Fortalecer os laços, fortalecer os núcleos, as pessoas tem que ter a consciência do que querem e do que são capazes.  Antigamente, bem sabes palavra dada era palavra empenhada,  mas eu sigo assim.

BLOG - Acha importante que os pais levem seus filhos para um CTG?

      Sim, muito importante que levem e permaneçam com seus filhos nas entidades, porque é salutar termos a família em um só ambiente. Sabes bem que os núcleos familiares estão enfraquecidos e os  CTGS podem ser  as molas propulsoras de fortalecimento das mesmas, onde todos convivem em um mesmo ambiente, se fortalecem, aprendem juntos, até mesmo aprendem a se conhecer melhor, com a vida agitada, com o celular, a tv entre as pessoas que não mais se olham...CTG é o melhor lugar. Que tenhamos mais tempo de aprender a dançar o pezinho, de ensinar a nossos filhos o maçanico... ajudar a recolher cadeiras, a limpar a salão, assim também se aprende e se ensina valores como a HUMILDADE, que não faz mal a ninguém, mas faz muitos homens de BEM!

Um comentário:

Unknown disse...

Grande professor...e sempre coerente com suas opinioes...Feliz por saber que teremos um candidato tao qualificado...