sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A Origem do Lenços e a sua Importância na Indumentária Gaúcha - Parte III

por Maxsoel Bastos de Freitas

2. A chegada dos Lenços no Brasil

      Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, no século 19, apresentou a moda dos lenços usados na cabeça para as pessoas que aqui moravam. Porém, o que nem todo mundo sabia nessa época é que os lenços eram usados na verdade para evitar a propagação dos piolhos nas embarcações que vieram da Europa.

     O problema com piolhos foi tamanho que a rainha Carlota Joaquina foi obrigada a raspar a cabeça.

     As portuguesas e espanholas começaram com a moda de usar lenços bordados na cabeça e caídos sobre os ombros. Já os homens e mulheres franceses optaram por lenços menores e mais discretos amarrados no pescoço. 


3. Primeiros Registros históricos do uso de Lenços no Rio Grande do Sul

     Saint-Hilaire (imagem) que esteve em terras gaúchas e no estuário do Prata entre os anos de 1820 e 1821, deixou importante registro histórico quando anotou que observou gaúchos argentinos da província de Entre-Rios e na cidade de São Borja e descreveu-lhes a indumentária da seguinte forma: 

     "Trazem os cabelos trançados e um lenço ao redor da cabeça, um outro lenço, a que dão um nó muito solto, serve-lhes de gravata; como arma exibem uma grande faca à cinta.

    Também realizando importante registro, na mesma época, o francês Nicolau Dreys , em suas anotações menciona o lenço dos gaúchos, cujo trecho merece destaque abaixo: 

    "...um lenço, quase sempre amarrado na cabeça,..." 

     Quando aos registros nas artes plásticas, temos obras como a no Uruguai, imortalizada por Juan Manuel Blanes quando pintou o gaúcho as vacarias de golilla, com o grande lenço aberto, esvoaçando às costas. Na mesma toada, em terras brasileiras, o pintor Jean-Baptiste Debret também materializou o gaúcho que vivia nas terras do Rio Grande do Sul com um lenço de pescoço, bem no inicio do século XIX. 

     Diante dos registros mencionados passa a ser indissociável que o lenço gaúcho era uma peça da indumentária gauchesca brasileira ou castelhana. Por esta afirmação o caminho da pesquisa a ser realizada passa a ganhar contornos mais amplos devido a necessidade que observarmos a influência castelhana/espanhola na introdução e reconhecimento desta peça de vestuário como parte de nossa indumentária cultural. 

Continua...

Nenhum comentário: