sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A data que marca o aniversário de Barbosa Lessa

            Barbosa Lessa nasceu em 13 de dezembro de 1929, em uma chácara nas imediações da histórica vila de Piratini (capital farroupilha). Devido à dificuldade para cursar uma escola regular, teve de aprender as primeiras letras e as operações matemáticas com sua mãe, a qual, ao se improvisar de professora, também lhe ensinou teoria musical, um pouco de piano e, inclusive, uma novidade na época chamada datilografia.

        Em Pelotas foi cursar o ginásio no "Ginásio Gonzaga, e aos 12 anos fundou um jornal escolar ("O Gonzagueano"), em que publicou seus primeiros contos regionais ou de fundo histórico. Lessa fundou o conjunto musical denominado "Os Minuanos" (uma das tribos indígenas no velho Rio Grande do Sul), que pretendia se especializar em música regional gaúcha mas que, por inexistência de repertório àquela época, teve de se conformar com o gênero sertanejo e um tanto de música urbana brasileira.

       Para cursar o 2º grau colegial, transferiu-se para Porto Alegre, ingressando no Colégio Júlio de Castilhos. Aos dezesseis anos de idade já colaborava para uma das principais revistas brasileiras de cultura ("Província de São Pedro") e obteve seu primeiro emprego como revisor e repórter da "Revista do Globo".

         No ano seguinte participou da primeira Ronda Crioula (que veio a dar origem à Semana Farroupilha) e, munido de um caderno de aula para coletar assinaturas de eventuais jovens que se interessassem pelo assunto, tomou a iniciativa para a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o "35".

         Nesta agremiação ele retomou seu interesse pela música regional e, na falta de repertório, foi criando suas primeiras canções, tais como a toada "Negrinho do Pastoreio" - hoje um clássico da música regional gaúcha.

       Formando com seu amigo Paixão Côrtes uma abnegada dupla de pesquisadores, de 1950 a 1952, realizou o levantamento de resquícios de danças regionais e produziu a recriação de danças tradicionalistas. Resultado dessa pesquisa da dupla foi o livro didático "Manual de Danças Gaúchas" e o disco long-play (o terceiro LP produzido no Brasil) "Danças Gaúchas", na voz da cantora paulista Inezita Barroso.  Formou-se Bacharel em Direito (UFRGS), em 1952. 

        Incentivou a realização do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santa Maria, em 1954, quando apresentou e viu aprovada sua tese de base socióloga "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo", definidora dos objetivos desse movimentos.

       Esse grande homem nos deixou no inicio do ano de 2002, mas seu legado permanece vivo no povo gaúcho. Na data de hoje, se vivo fosse e estivesse conosco aqui na terra,  Barbosa Lessa estaria completando 92 anos.

BLOG: Ontem visitei Dona Nilza Lessa, que aos seus 87 anos enfrenta uma doença com calma e serenidade. Diz ela: "A gente sempre quer viver, mas, eu vivi bem a minha vida, nem gripar não gripava. Não sinto nada, mas ao mesmo tempo ao gosto de estar doente." - afirmou. Levei um arroz de leite pra ela, que gosta tanto... rimos, brincamos. Neste momento em que marca o aniversário de seu amado e saudoso esposo, ela precisava era de carinho.

Nenhum comentário: