segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Congresso e Concursos da CBTG que aconteceriam em Nova Veneza foram adiados

           Depois de receber extenso oficio, enviado pelo MTG de Santa Catarina, onde seu Presidente informou que não reconhecia qualquer compromisso firmado pelo ex-presidente, Orides Luiz Pompeo e pelo vice-patrão do CTG Pedro Raymundo, Romencito José Alessio, dizendo que não se responsabilizava por qualquer aporte financeiro para realização dos eventos nacionais, a CBTG tomou uma forte e difícil decisão. 

           Abaixo a resposta da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha adiando o Congresso e os Concursos de prendas e Peões.


Ofício Comunicação
Porto Alegre/RS, 18 de novembro de 2019.

Aos:
Ilustríssimos Senhores 
Presidentes das Federações  do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Assunto: COMUNICAÇÃO DE ADIAMENTO DA REALIZAÇÃO DO 21º CONGRESSO BRASILEIRO DA TRADIÇÃO e 18º CONCURSO NACIONAL DE PRENDAS E PEÕES DA CBTG 


Prezados  Companheiros:

          Considerando  que no 20º Congresso da Tradição Gaucha, O MTG  de Santa Catarina apresentou proposta para realização do  19º  Rodeio Nacional de Campeões, 15º FENART, 9º Jogos Tradicionalistas, 21º Congresso Brasileiro da Tradição, além do 18º Concurso de Peões e Prendas Tradicionalistas da CBTG.
Tal proposta foi apresentada pela Diretoria presidida pelo Senhor Orides Luiz Pompeo, representada pelo Senhor Romencito José Alessio e foi aceita, conforme consta na ata do Congresso.

           Considerando que por motivos já conhecidos não foram realizados  o 19º Rodeio Nacional de Campeões, o 15º FENART e os 9º Jogos Tradicionalistas, já sob a égide da nova presidência do Senhor Valcirio Fernando Harger.

           Considerando que em 13 de novembro de 2019, a menos de 10 dias da realização do 21º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, esta presidência recebeu o Oficio nº 053/2019, do MTG/SC  firmado pelo seu Presidente no qual  informa não reconhecer qualquer compromisso firmado  pelo Senhor Orides Luiz Pompeo e pelo Senhor Romencito José Alessio e informa não ser responsável por qualquer aporte financeiro para realização dos eventos acima citados.
Considerando que em 18 de novembro (hoje) pelo ofício nº 03, o Senhor Romencito José Alessio, informa à esta presidência que face a posição do MTG/SC, não é mais possível realizar o 21º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha e requer transferência para outra data.

            Considerando,  ainda,  que tampouco poderia realizar o Concurso de Prendas e Peões Tradicionalistas.

           Considerando, que  peões e prendas que participariam do concurso manifestam-se pelo adiamento do concurso, conforme pedido formal de Carolina Piatzchaki - Diretora Cultural da CBTG.

            Considerando, que conforme afirmado pela Diretora Cultural em seu ofício, o fato de o MTG anfitrião não oferecer aporte financeiro e estrutura organizacional, gerou um clima de insegurança aos participantes e comissão organizadora.

           Considerando, finalmente, que o Regulamento Geral da CBTG em seu artigo 160, §2º, determina que as despesas para realização do Concurso Nacional de Prendas e Peões e do Congresso Tradicionalista serão custeadas pelo MTG anfitrião (“Art. 160° A CBTG através dos membros da Diretoria Executiva, quando a serviço de Entidades Associadas, terão as viagens, estadias e outras despesas necessárias, custeadas pelo MTG. (...). § 2º Consideram-se como despesas a serem custeadas pelo MTG anfitrião: I. Estadias e outras despesas necessárias no local do evento. § 3º Consideram-se como serviços de Entidade Associada os seguintes eventos:
 I. Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha; II. Convenção Brasileira da Tradição Gaúcha; III. Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha; IV. Rodeio Crioulo Nacional de Campeões; V. Jogos Tradicionalistas; VI. Concurso de Prendas e Peões.”), e o MTG/SC escolhido para sediar os eventos, não irá dispor de aporte financeiro para custear as despesas do evento.

          Não resta qualquer alternativa senão o ADIAMENTO, para data e local a serem aprazados, com efetivas condições de realização dos eventos pelos quais o MTG/SC era responsável, estando ciente da repercussão negativa que tal decisão poderá causar, assim como também poderá causar repercussão a falta de organização estrutural ou financeira, sendo que em ambos, não fica um bom exemplo.

          Desta  forma  ficam adiados, para data e local a serem definidos, o  21º Congresso Brasileiro da Tradição  e o 18º Concurso de Prendas e Peões Tradicionalistas.

          Saudações tradicionalistas.


João Ermelino de Mello
Presidente da CBTG



Opinião do BLOG: João Mello e sua equipe mais uma vez tomaram atitude correta, mostrando que é um gestor e que age pensando no todo. Em respeito aos jovens que se prepararam e estavam prontos para ir à Santa Catarina, que não tinha nada pronto, nenhuma estrutura para recebê-los, conforme oficios do MTG de lá. Parabéns João Mello e equipe.

Nenhum comentário: