terça-feira, 26 de novembro de 2019

Audiência pública na AL apresentou painéis diversos sobre a cadeia produtiva da cultura

          A audiência pública programada para a noite desta segunda-feira, 25 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, contou com a presença dos painelistas Thedy Correa (da banda Nenhum de Nós), Dra. Clarissa Ferreira, os pesquisadores Diego Müller, Tarson Nuñez e Ricardo Machado, além do presidente do Conselho Estadual de Cultura, José Edil Alves, da diretora do Instituto Estadual de Música, Cida Pimentel, e Vinicius Brito, representando a Famurs.
Equipe de Elenir Winck esteve na audiência e trocou ideias com os painelistas e com o Deputado Luiz Marenco
           Representando o grupo "De Coração pela Tradição", da candidata à presidência do MTG, Elenir Winck, estiveram presentes ao evento Rogério Bastos e Jeandro Garcia, juntamente com vice-presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen.

          Muitos artistas estiveram presentes como: Gilmar, do Grupo Eco do Pampa, Shana Muller, Charlise Bandeira, Airton dos Anjos, o patinete, Paulo de Freitas Mendonça, Pirisca Grecco, Marcelo e Lucy Caminha, Rosana Orlandi, entre outros.

          As audiências tem mostrado evolução a cada convocação. Esta, em especial, contou com muita gente experiente, não só como painelistas, mas como espectadores. Um dos maiores produtores musicais do RS, Airton dos Anjos, o "Patinete", estava na plateia. 

           Depois das intervenções dos painelistas (ultima fala foi do Thedy Correa) foi aberto par questionamentos e contribuições. Conversamos com alguns artistas que confirmaram presença no Identidade Gaúcha para falar de seu painel na audiência.

          Algumas posições que pareciam antagônicas, no final convergiam. Muito interessante esse debate. Importante ressaltar que o Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS não esteve presente em nenhuma audiência. Esperamos que a Comissão Gaúcha de Folclore, Estancia da Poesia Crioula, Associações de Trovadores, Movimento Tradicionalista Gaúcho, enter outros estejam presentes frequentemente. Afinal de contas é a industria cultural do Rio Grande do Sul em debate dentro da Cadeia Produtiva da Musica e da Cultura Gaúcha.

Nenhum comentário: