sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Lá se vão, 14 anos sem Cyro Dutra Ferreira

Cyro Dutra Ferreira: um Tradicionalista que representou e representa o campeirismo do Rio Grande do Sul

      CYRO DUTRA FERREIRA nasceu em Porto Alegre, no dia 10 de janeiro de 1927. Foi Patrão do pioneiro 35 CTG, nos períodos entre 1955-1956 e de 1963-1964. Participou de quase todos os cargos de Diretoria e do Conselho de Vaqueanos, em mais de 20 gestões. Foi Conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

     Cyro escreveu o livro “O 35: o Pioneiro do MTG”, Gauchadas, Aquarelas de uma vida, Campeirismo Gaúcho, além de inúmeras crônicas sobre Tradicionalismo, em vários jornais. Foi Capataz de Estância. Trabalhou na FARSUL. Exerceu o cargo de Chefe de Escritório e Gerente da Comercial de Explosivos Ltda (Comercial Luce S.A.). 

       Antes de deixar esta fase da vida, no dia 9 de agosto de 2005, Cyro viveu entre a sua fazenda, em General Câmara, e as atividades tradicionalistas. Foi integrante do chamado Grupo dos Oito ou Piquete da Tradição – a turma do “Julinho” -, do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos, em 1947, participando, com outros sete tradicionalistas, da abertura da Ronda Gaúcha, dentro das festividades programadas pelo Departamento de Tradições Gaúchas.

       O Programa Identidade Gaúcha desta quinta que passou, dia 8, fez menção aos 14 anos sem este ícone e entrevistas com dois, dos tres filhos de Cyro, Isabel e Helio Ferreira. Nossa lembrança, homenagem, à uma pessoa que não pode ser esquecida.
Em memória de Cyro Dutra Ferreira - Um Campeiro

Um comentário:

Unknown disse...

Linda homenagem ao pai. O programa de ontem foi maravilhoso. Estamos muito gratos, Rogério e Liliane. Muito sucesso pra vocês!!!!