sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Lançada a Frente Parlamentar da Cultura Gaúcha

         
Vice-presidente da República Hamilto Mourão e o Governador do Estado, Eduardo Leite estiveram presentes
         O CTG Jayme Caetano Braun, na capital federal, foi palco da divulgação da programação da principal data para os gaúchos, a Semana Farroupilha, junto à cerimônia que marcou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura Gaúcha – que recebeu o apelido de bancada da bombacha. A nova Frente tem como objetivo enaltecer e valorizar o tradicionalismo gaúcho e nasce com finalidade de ser uma importante ferramenta de fomento das inovações culturais, artísticas e sociais no país.

         O evento aconteceu nesta quarta-feira (7 de agosto), e contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-presidente, general Hamilton Mourão, o governador do RS, Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, ministros e secretários, assistiram a shows musicais de artistas como Luiza Barbosa e Thomas Machado (The Voice Kids), e apresentações de danças tradicionais do CTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e do grupo Arte Nativa, de Lagoa Vermelha. Churrasqueiros desse município ficaram encarregados de assar o churrasco da festa, quase meia tonelada de carne.

          A noite festiva para as tradições gaúchas teve vários momentos que se pode destacar. A participação do DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, por exemplo que, om os olhos vendados e acompanhados da gaiteira Natália Guastuci, apresentaram a "dança da inclusão". Já o Capitão Faustino, um jovem que vem se destacado na trova e na música, cantou a versão gaúcha para "Trem Bala", de Ana Vilella, diante de um corredor de prendas e peões. Fernando Augusto Espíndola, Chiquito, Gildinho, João Luiz Correa, enter tantos outros animaram a festa.

          Foi apresentado em vídeo, um convite para que os brasileiros conheçam o Rio Grande do Sul na Semana Farroupilha, que, na capital gaúcha dura 15 dias. Na forma de um clipe, o convite tem o título “Vem pro Rio Grande”, com letra de Rodrigo Bauer e melodia do patrono dos festejos de 2019, César Oliveira.

          Também estiveram presentes os ministros de Justiça e Segurança, Sergio Moro; de Cidadania, Osmar Terra; de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; senadores; deputados; representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); da Confederação Brasileira da Tradição Gaucha, João Ermelino de Mello; e patrões de CTGs de todo o país. O Ex-presidente do MTG do RS, e da CBTG, Manoelito Carlos Savaris esteve presente e deu entrevista com exclusividade para o programa Identidade Gaúcha falando sobre o evento.

          Durante seu discurso na cerimônia, João Ermelino de Mello enfatizou o trabalho voluntário e a juventude tradicionalista: “Percebemos dificuldades em conseguir apoio e patrocínio para a realização de eventos tradicionalistas gaúcho, diante do ritmo da economia. Sobrevivemos com a dedicação de uma imensa família de voluntariado e valorizamos muito o trabalho de nossas crianças e jovens. Nossa luta e trabalho são imensos. Acredito também que seja extremamente necessário repassar à nova geração esse debate para continuarmos lutando pela essência dos princípios tradicionalistas e despertar na juventude esses nossos anseios”, pontuou.

          Da Diretoria da CBTG prestigiaram o evento: o Diretor Geral - Wilson da Silva Porto Filho, o Diretor Social - Francisco Carlos Fighera, o Diretor de Esportes - Mauro Magno Machado e a Diretora de Relações Internacionais, Loiva Lopes Calderan. 


Colaboração: Aline Kraemer
Assessoria com. CBTG

Nenhum comentário: