segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Programa Identidade Gaúcha entra na semana do Folclore

Só clicar na imagem que te leva par ao Site da Rádio Quero-Quero ponto Net, a Sentinela dos Pampas.

          Uma semana importante para o Rio Grande do Sul, em termos culturais. Sim, estamos entrando na Semana do Folclore, que foi definido lá no seculo XIX, com origem no inglês,que significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de "folk" (povo) e "lore" (sabedoria ou conhecimento). O folclore simboliza as culturas populares e tem grande importância na preservação da identidade de um povo. Para que não se perca a tradição e o folclore, é fundamental que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

           A Comissão Gaúcha de Folclore, criada em 1948 tem o compromisso de pesquisar e zelar pelo folclore gaúcho. È reconhecida pela UNESCO (organização internacional que tenta salvaguardar o patrimônio cultural e sensibilizar o povo para a importância da herança folclórica e necessidade de preservação desta).

            "A literatura oral é uma herança que passa de geração em geração, elaborando através do tempo os elementos de identidade de um povo. Infelizmente, os meios modernos de comunicação social reproduzem programas massificantes que modificam valores destroem costumes e tradições".

           E o programa Identidade Gaúcha vai entrevistar nesta terça, dia 20, a Cristina, que faz parte da CGF e na quinta, dia 22 (o dia do Folclore), entrevistará a professora Paula Simon Ribeiro (que já foi presidente da CGF e da Comissão Nacional do Folclore - Hoje, é conselheira estadual de cultura).

Nenhum comentário: