terça-feira, 27 de agosto de 2019

Um ano sem nosso ícone do tradicionalismo e do folclore: Paixão Côrtes

         Hoje completa um ano que o folclorista, compositor, radialista e pesquisador, considerado como um dos ícones da cultura e dos costumes gaúchos, João Carlos D'Avila Paixão Côrtes. Paixão nos deixou no dia 27 de agosto de 2018, aos 91 anos (recentemente completados). O governador José Ivo Sartori declarou luto oficial de três dias no Rio Grande do Sul e também ofereceu à família as dependências oficiais como forma de demonstrar a importância do maior tradicionalista gaúcho e a admiração do povo da região por ele.
Raúl Yturria, Manoelito Savaris, Manollo e a filha de Fernando Assunção, juntos com Paixão Côrtes, em 2013
            Paixão Côrtes foi responsável pela abertura de mercado da ovinocultura no estado. Foi ele quem trouxe, da Europa, novos métodos e tecnologias de tosquia, desossa e gastronomia, além de incentivar o consumo de carne ovina.

          Começou a trabalhar na Secretaria da Agricultura aos 17 anos como classificador de lã. Em 40 anos de serviço, passou pelas Estações Experimentais de Pelotas, Santana do Livramento e nos Campos de Cima da Serra e em Porto Alegre, também como professor dos cursos de classificação de lã, ovinotecnista e, por fim, chefe do Serviço de Ovinotecnia. Formado em 1949 em Agronomia, na UFRGS, Paixão Côrtes desenvolveu na Secretaria da Agricultura o trabalho de extensão no interior do Estado. Segundo ele, o fato de ser folclorista e "falar a mesma língua do homem do campo" facilitou a comunicação e a implantação de novas tecnologias.
           
2013 | Paixão recebendo o livro do tema dos Festejos Farroupilhas (de minha autoria).
Neste dia, me disse ele, que mantinha-se informado pelo Jornal Eco da Tradição, que recebia.

         Missa de 1 ano do falecimento de Paixão Côrtes.
 Terça-feira, 27 de agosto, às 18h e domingo, dia 01 de setembro, às 10h na Igreja Santa Teresinha, Av. José Bonifácio, no Bom Fim.

Nenhum comentário: