quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XXVIII

Abril de 1821 
Aldeias de São Luiz - Cultivos - Varíola

           Os índios de São Luís são alegres como os de São Nicolau, mas parecem mais alegres e satisfeitos. Pois possuem um administrador inteligente, que os faz trabalhar, mas provém tudo para que nada lhes falte. 

           Havia uma grande quantidade de arroz, milho e feijão, resultado do trabalho dos índios. Tudo era resultado de seus trabalhos e eram consumidos por eles, o excedente e os tecidos das colheitas de algodão eram trocados por bovinos, pois os índios de São Luís sempre comem carne. Quase todos trabalham na lavoura, mas o administrador também permite que tenham plantações particulares e lhes dá férias para que possam cuidá-las.

          Saint-Hilaire conhece inúmeras destas roças, todas muito bem cuidadas, com plantações principalmente de milho, feijão, mandioca, batata, abóbora e melancias. Durante a colheita moram em pequenas choupanas para impedir possíveis roubos.

          A varíola é uma das grandes causas do despovoamento desta província. Desde o tempo dos jesuítas ela mata mais índios do que outras raças. Apenas os habitantes de Santo Ângelo foram poupados, pois o administrador os vacinou a tempo.
Material recolhido e compilado 
por Jeandro Garcia

Nenhum comentário: