quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Pousada da Figueira, um CTG à frente de seu tempo

         Planejar o futuro é estar pronto para os desafios do porvir. Hoje, o programa Identidade Gaúcha, da Rádio Quero-quero, entrevistou o patrão do CTG Pousada da Figueira, João Carlos Barcelos Guterres  e o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, Haroldo José Teixeira, que falaram sobre a entidade que foi reconhecida ao ganhar o selo de acessibilidade por ter acesso total para os deficientes físicos e visuais.  

           "Primeiro, preocupados com um de nossos frequentadores, que era cadeirante, e que tinha sérias dificuldades para ir ao CTG, instalamos rampas de acesso para cadeiras de rodas. mas uma coisa puxa a outra. Fomos investindo, aos poucos, mas tentando tornar acessível o ambiente do CTG para aqueles que não tinham tanta facilidade para nos visitar" - conta Guterres. "Mais tarde, colocamos piso tátil e cartazes em brile para cegos, que abriram as portas da entidade para pessoas com outras deficiências que não somente de cadeira de rodas" - comemora.


           O segundo projeto de Guterres foi mais audacioso: tornar o CTG totalmente sustentável. Entretanto, o alto custo para instalação de placas fotovoltaicas (energia solar) impedia a execução da obra com capital próprio. Preocupado com a sustentabilidade ambiental e financeira ele procurou parcerias e desenhou o modelo de financiamento adequado às necessidades e capacidades da entidade. Além de diminuir a conta de luz, geram energia que à  mais que dá créditos à entidade. Mais ainda, produz agua quente para a cozinha. "Hoje recolhemos as tampinhas de garrafas, as garrafas pets, latinhas e lacres para comercializarmos. Tudo volta ao processo de reciclagem gerando lucros para o CTG"- disse Guterres.

Opinião do Blog: Temos muito que aprender com o CTG Pousada da Figueira. Mas para isso temos que fazer dos encontros de patrões um lugar para troca de ideias e de informações. Não pode ser um local de convidar pro Baile ou jantar. Uma coisa importante também é  ter humildade de aceitar a ajuda do outro que fez e que está dando certo.A vida é um eterno aprendizado.

Nenhum comentário: