sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Viagem ao Rio Grande do Sul, de Auguste Saint Hilaire - Parte XXVII

Abril de 1821 
São Nicolau - Professor - Higiene guarani

         A regularidade da aldeia de São Nicolau e o tamanho de seus prédios surpreende por terem sido feitos por semi-selvagens guiados por alguns religiosos, mas a amargura invadia seus sentimentos ao constatar a quantidade de casas abandonadas e destruídas. Quando os gaúchos chegaram pouco restava e trataram de logo destruí-las, utilizando como proteções em batalhas.

        Um grande número de habitantes já havia fugido, os poucos que restaram, ou que retornaram, tiveram seus jovens alistados, resumindo a aldeia em velhos, mulheres e crianças.

        Também aqui há mestre-escola Guarani, que ensina uma dúzia de crianças. Eles possuem papelões onde estão os escritos bíblicos. Faltam livros e os professores são obrigados a escrever tudo que os alunos deveriam ler. Em retribuição recebem gêneros alimentícios da comunidade, o que representa ser um voluntário nas suas atribuições.

        A higiene é uma das qualidades nas mulheres guaranis, mesmo com vestes esfarrapadas, estão sempre limpas. Sua vestimenta é uma camisa e um vestido de algodão, pés descalços e cabelos muito compridos, enrolados atrás da cabeça e envolvidos em um véu quando vão a igreja.

Webserie feita por
Jeandro Garcia

Nenhum comentário: