sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A Cabeça de Gumercindo Saraiva - Filme de Tabajara Ruas

            Os Campos de Cima da Serra serviram como cenário para o filme "A Cabeça de Gumercindo Saraiva", uma realização da Walper Ruas Produções, com direção e roteiro de Tabajara Ruas. “São Francisco de Paula está sendo uma grande inspiração para este trabalho. Quando olho esse verde na linha do horizonte, lembro de minha terra natal, Uruguaiana”, diz o diretor.

            A história acontece no final da revolução federalista de 1893, quando o capitão Francisco Saraiva e cinco cavalheiros cruzam o Rio Grande numa exasperante caçada para resgatar a cabeça do pai, Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada como troféu para o governador Júlio de Castilhos, pelo major Ramiro de Oliveira.
Foto de Dulce Helfer
           Nesta primeira etapa, a produção gravou com o núcleo Republicano, liderado pelo Major Ramiro, vivido pelo ator Murilo Rosa ao lado dos personagens Coronel Firmino (Marcos Breda), Vaqueano Caçapava (Marcos Verza) e  Tenente Lobo  (Pedro de Oliveira). Este é o início da trama de perseguição e conflitos que promete conquistar os admiradores da sétima arte.  

Tabajara Ruas – Escritor e cineasta com trabalhos no cinema desde 1978, como diretor, roteirista e produtor. Recentemente apresentou Os Senhores da Guerra. Baseado na obra homônima de José Antonio Severo, com produção executiva de Ligia Walper, o longa recebeu dois Kikitos no Festival de Gramado: Prêmio Especial do Júri e Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Andrea Buzato. É diretor do longa Netto e o Domador de Cavalos. Também realizou o longa documentário Brizola Tempos de Luta, trabalho distribuído em dvd para 10 mil escolas e entidades de todo o país. 
            No mais premiado dos filmes gaúchos, Netto Perde Sua Alma, Tabajara Ruas foi produtor, roteirista e diretor. Exibido em televisão aberta, pay per view e a cabo, o filme participou de 28 mostras em 16 países diferentes e recebeu 14 prêmios em 5 festivais: todas as áreas do filme foram premiadas.

BLOG: Em março, de 2011, entrevistamos Tabajara Ruas, enquanto ele produzia o filme "Os Senhores da Guerra". Super receptivo, tanto ele quanto sua esposa, Ligia Walper Ruas. Filme este, que já assistimos.

Um comentário:

Rodrigo saraiva disse...

Meu bisavô era o cara