quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dicas do doutor - Alimentação Saudável

Por Dr. Mauro Gimenez Olazar

           Meus amigos, todos sabemos que para ter qualidade de vida, almejar longevidade, cuidar do corpo, necessitamos ter uma alimentação saudável. Mas muitas vezes não sabemos bem o que significa isso. Ou muitas vezes achamos que sabemos nos alimentar, mas erramos. Primeiramente gostaria de afirmar que quem melhor entende de alimentação é o profissional formado em Nutrição. 

             Por isso somente vou dar algumas dicas básicas, e oriento a consulta com uma nutricionista. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macro e micronutrientes. 

             Os macronutrientes são os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros). Enquanto os micronutrientes são as vitaminas e minerais, que estão presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros. As fibras, a parte não digerível do alimento vegetal, a qual resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso, também são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras. 

         
         Uma alimentação composta por estes nutrientes de forma equilibrada costuma ser bem variada, não tem exageros e não segue nenhum tipo de modismo. Uma alimentação saudável proporciona inúmeros benefícios às pessoas. Melhora o sono, dá mais disposição, melhora o funcionamento do intestino, melhora a pele, evita patologias cardio-circulatórias, previne doenças crônicas tais como a Hipertensão Arterial, o Diabetes, entre outros. Permite o bom funcionamento do fígado, dos rins, enfim, do corpo como um todo. Então, vamos manter o equilíbrio na alimentação e procurar uma Nutricionista. Sempre é muito melhor prevenir que remediar. 
            Até a próxima, meus amigos!

Nenhum comentário: