quarta-feira, 30 de março de 2016

Atenção grupos Gaúchos - FEBRARP comunica


          Bali na Indonésia será a capital mundial da cultura de 4 a 18 de outubro com a realização do Fórum Mundial de Cultura (WCF), inúmeras atrações estarão dentre a programação do fórum, a FIDAF - Federação Internacional de Festivais de Dança Seção Indonésia, junto do Ministério da Edução e Cultura da Indonésia, realizará o Festival Internacional de Danças Folclóricas 2016, com o objetivo de reunir grupos e companhias folclóricas de no mínimo vinte diferentes nações para uma das maiores competições de dança folclórica a acontecer ao longo de 2016 no mundo todo.

          O festival oferece aos participantes hospedagem em hotel 5* (aptos duplos ou triplos), alimentação, transporte local e uma pequena ajuda de custo de 10 USD por apresentação/integrante.

           Transporte aéreo ida e volta é responsabilidade dos participantes, devendo chegar (4 de outubro) e regressar de Denpasar(18 de outubro).

           Grupos brasileiros interessados em participar deverão ter até 30 integrantes, apresentações poderão ser efetuadas com música ao vivo ou música gravada e será necessário repertório de no mínimo 60 minutos ajustável a atuações e espaços distintos. Interessados poderão obter maiores informações através do e-mail: febrarp@gmail.com

24º Tchencontro regional no GN Ibirapuitã, no Alegrete


Centro Farroupilha de Tradições gaúchas, do Alegrete, promove seminário

CENTRO FARROUPILHA DE TRADIÇÕES GAÚCHAS
3º SEMINÁRIO FARROUPILHA DA CULTURA GAÚCHA - 2016
PROGRAMAÇÃO

08/ABR/2016 - SEXTA-FEIRA
8h30- ABERTURA
9h – Profª Norma Tuerlinckx- Palestra : “A mulher gaúcha”
10h30 – Veterinário Marcio Amaral- Palestra : “Tradição rima com evolução?
14h30 – Profº Dr Edson Huttner – Palestra: “A bandeira da Revolução Farroupilha e seus heróis”
16h – Profª Dra Beatriz Pires Dornelles – Palestra: “ Alegrete no século XX, a representação da cidade, nas páginas da Gazeta de Alegrete”
20h – Profº João Fontoura – Palestra show: “Tributo a Jayme Caetano Braun”- tertúlia

09/ABR/2016 – SÁBADO
8h30 – Profº Rodrigo Guterres - Palestra: “A pedagogia nas invernadas de dança”
10h – Historiador Oberdã Pires - Palestra: “FARRAPOS- a Verdade e o Mito”
14h - Eliana Witt Soares 1ª Prenda CTG Farroupilha -Apresentação do Plano de Ação ao MTG- Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha
15h - Profº Rogério Bastos – Palestra: “Qual é o teu Legado?”- Reflexões sobre os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho
16h – Pesquisador Adarino Guedes de Deus – Palestra: “Costumes da Fronteira”
20h30 – Show musical: “Tributo á Mulher Gaúcha”- Artista Liane Tavares

Certificado pelo CTG Farroupilha, 4ª RT e MTG - 20h 
Inscrições – na secretaria do CTG Farroupilha
Valor do ingresso até dia 1º de abril- R$ 20,00
Depois do dia 1º de abril- R$ 25,00

DC Alma Gaúcha promove seminário cultural em Dom Pedrito


Noite de Gala da Poesia Gaúcha - EPC


Iniciados preparativos para segunda edição do #vempromate #pelapazmundial

          O desafio virtual #vempromate #pelapazmundial realiza sua segunda edição de 16 a 24 de abril. A iniciativa tem por objetivo comemorar o Dia do Chimarrão, dia 24 de abril, em seus aspectos de amizade e hospitalidade.

           Na prática, o internauta publica uma foto mateando, com as hashtags #vempromate #pelapazmundial na mídia social de sua escolha, e chama seus amigos a se juntarem à roda virtual de chimarrão. No ano passado o desafio teve mais de 15 mil participantes, a grande maioria do Rio Grande do Sul, mas também do exterior, onde as iniciativas foram capitaneadas principalmente pelos Centros de Tradição Gaúcha.

           Os organizadores são o Movimento Tradicionalista Gaúcho, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Instituto Escola do Chimarrão, Comissão Gaúcha de Folclore e Estância da Poesia Crioula.

Fonte: Sandra Veroneze 
Assessoria de Imprensa do MTG

Seminário Cultural em Pinheiro Machado

Seminário Cultural do CCTG Lila Alves
Programação: 13h30: Abertura

14h00: "MTG 50 anos: O papel das cirandas e entreveros" - Caroline Lemos, Primeira Prenda do RS 2014/2015

15h00: Apresentação do Plano de Ação aos departamentos da entidade: Projeto CTG Núcleo de Fortalecimento - Morgana Afonso Heinle, 1ª Prenda Juvenil do CCTG Lila Alves e Saulio Guilherme dos Santos Dutra, Piá do CCTG Lila Alves

16h00: "Qual o teu Legado? Uma reflexão sobre os 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho" Rogério Bastos

Quando? 10 de abril de 2016
Onde? CCTG LILA ALVES - Pinheiro Machado - 21ª Região Tradicionalista

terça-feira, 29 de março de 2016

Atualizações são fundamentais em nossas vidas.- Convidado para "Em Pauta ZH"

Estaremos lá amanhã a noite, eu e a Liliane Pappen.

CTG Estancia de Sapucaia promove rodeio

Entidade de Sapucaia do Sul realizará seu 29º Rodeio Cultural, Artístico e o 19º Rodeio Artístico Escolar, dias 20, 21 e 22 de maio

          Fundado em 08 de julho de 1978, o CTG Estancia de Sapucaia, que tem como patroa Maria Elisabete Nunes da Silveira, a Bete, que é técnica de enfermagem no hospital de clinicas de Porto Alegre, tem 54 anos, há 08 anos dirige o CTG, mas já exerceu outros cargos na entidade  e na região, realizará mais uma edição de seu tradicional rodeio. No rodeio escolar as invernadas são formadas dentro da própria escola, não havendo mistura entre elas. “A invernada que participa no escolar representa a escola que estuda, assim como também tem as apresentações individuais no escolar intérprete, declamação” – Diz Luciana, Diretora Cultural.
          Informações: 51-84126862 Patroa Bete / ctgestanciadesapucaia@yahoo.com / ou com a diretora cultural Luciana Nunes - 51  89373021

1º Seminário de Campeirismo da 10ªRT - dia 03 de abril


segunda-feira, 28 de março de 2016

Editorial do Presidente - O futuro está no passado

 
        Santiago do Boqueirão foi sede da realização da 28ª Fecars. Neste mesmo local já foram realizadas mais duas festas e um Rodeio Nacional. Acredito que realizamos uma das maiores festas campeiras, com muita harmonia, união e paz, presença de todas as regiões, comprometimento de todos os participantes, organizadores, coordenadorias, direção do MTG e Fundação Cultural Gaúcha.

          Talvez estejamos vivenciando um momento importante na realização de nossos eventos, momento em que nossa sociedade encontra muitas dificuldades. Mas este evento,  em particular, acredito que tenha sido um marco, uma volta ao passado, uma redescoberta do Movimento de como realizar um grande atividade em parceria com uma entidade filiada (CTG Coxilha de Ronda ), sem recursos públicos, contando com a estrutura da entidade (financeira inclusive), apoio dos associados (voluntariado), comissão executiva, diretoria e aporte financeiro do MTG.

          É só um pequeno começo. Devemos continuar nesta direção, construindo novas alternativas, processos e mecanismos que possam gerar recursos para pagamento de todas as despesas. Devemos intensificar, aprimorar, e até mesmo insistir, trabalhar mais, mostrar como as coisas aconteciam em um tempo não muito distante, tempo em que servir o movimento era um prazer, se fazia para o crescimento deste e a valorização do ato de transmitir nossa cultura.

           Em algum momento de nossa caminhada perdemos um pouco desta simplicidade e capacidade de nos doarmos. Acredito que este é um momento de retomada destas atitudes, de dizermos basta para alguns comportamentos, termos coragem para efetivamente implementarmos mudanças que possam influenciar na construção de cidadãos, pessoas de bem, pessoas capazes de contribuírem para o crescimento e fortalecimento de nosso meio e consequentemente nossa sociedade. Aperfeiçoar nossos processos talvez seja nosso grande desafio. Ao longo de sua caminhada nossa instituição aprendeu a ter postura e representatividade, manteve valores, objetivos e um trabalho invejável.
 
          O MTG não realiza eventos com o planejamento de auferir recursos para seus cofres. Temos o compromisso da preservação de valores maiores, que através destas atividades demonstramos e deixamos claros nossos propósitos. Santiago nos deixa este grande legado, de que é possível sim trabalharmos com harmonia e resgatarmos o verdadeiro espírito de comprometimento e a partilha de responsabilidades. Afinal, este movimento é de todos. O MTG somos todos nós, em comunhão, trabalhando e construindo um caminho capaz de nos fortalecer e levar a mais 50 anos.

4º Encontro Estadual de Coordenadores de Cavalgadas


Curso de Folclore Gaúcho - Conteúdo programático e horarios

CURSO DE INTRODUÇÃO AO FOLCLORE GAÚCHO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dia 1º de abril (sexta-feira)
• 18:00 horas - Abertura oficial
• Aula Magna com Professora Dra. Maria Eunice Maciel  / CGF/URGS
• Confraternização

Dia 2 de abril de 2016  Manhã   (sábado)
• 08:30/09:30  - Conceito e Teorias do Folclore  - Culturas Populares:  Profª  Paula Simon– CGF/FSH
• 09:30/10:15  -  Convenção da Diversidade Cultural:  Prof. Ivo Benfatto – CGF/FSH
• 10:30/12:30 - Origem e formação étnica do gaúcho – contribuição das etnias formadoras. Prof. Rogerio Bastos CGF/MTG .
• 12:30/14:00 – Intervalo almoço
• 14:00/16:00  – Introdução à Antropologia – Profª Dra. Maria Eunice Maciel CGF/UFRGS
• 16:00 / 16:15 – intervalo
• 16:15/17:00 -Festas Religiosas Tradicionais: Navegantes, Medianeira, São Jorge, Santa Rita, Romarias e Procissões com Prof. Ivo Benfatto - CGF/FSH
• 17:00/18:00 - Festas  Juninas – Festas do Ciclo Natalino (Natal e Ano-Novo) – Profª Neusa Secchi CGF/FSH

Dia 3 de abril de 2016 - (domingo)
8:30 /10:15 – Música folclórica  - Prof.ª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel - CGF/FSH
10:15 - intervalo
10:30/12:30  – Música Regionalista – Prof. Me. Vinicius Brum - FIGTF
12:30- 14:00 – Intervalo para Almoço
14:00/15:00 - Folguedos Populares - Painel
• Terno de Reis e Divino Espírito Santo – Prof.ª  Paula Simon – CGF/FSH
• Cavalhadas – Prof.ª Neusa Secchi - CGF
• Congadas, Quicumbi– Prof.ª Maria Marques - CGF
15:00/16:15 -Religiosidade Popular- Painel
• Cultos e devoções populares - Prof.ª Paula Simon e Prof.ª  e Neusa Secchi CGF/FSH
• 16:15 - intervalo
• 16:30/18:00  – Arte e Artesanato Gaúchos - Painel
• Generalidades sobre arte e artesanato - Prof.ª Neusa Secchi  - CGF/
• Artesanato campeiro em couro  – Prof. Octavio Capuano CGF/FSH


Dia 9 de abril – (sábado)
• 8:30/09:30 - Gastronomia gaúcha - comidas, bebidas e condimentos. –Prof. Octavio Capuano CGF/FSH
• 9:30 /10:15 – Folclore e Turismo – Carlos Augusto Silveira Alves CGF
• 10:30/12:30 –  Cancioneiro popular - Trova-Repente – Prof. Paulo R.de Fraga Cirne  - CGF
                                                 
• 12:30/14:00 – Intervalo para almoço
• 14:00/16:15  – Literatura Oral – Prof. Ivo Benfatto CGF/FSH Mitos e Lendas – Profª Paula Simon CGF/FSH
• 16:15 intervalo
• 16:30/17:30 - Enigmas populares (ditos, provérbios, trava-línguas, pregões) – Prof.ª  Neusa Secchi - 17:30/18:00  - Adivinhas – Profª Paula Simon CGF/FSH

Dia 10 de abril de 2016 domingo
• 08:00/09:00  - Brincar no século XXI - Era eletrônica, Importância do brinquedo para a criança, Usos e costumes infantis - Profª Neusa Secchi
• 09:00/12:00 – Painel
• Crendices e Superstições: Prof.ª Paula Simon
 Ritos e práticas mágicas – Profª Neusa Secchi
10:15 /10:30 intervalo
10:30/11:30- Rezas e Benzeduras – Profª Elma Santana
11:30/12:30 - Medicina Popular –  Professores Ivo Benfatto/ Prof. Octávio Capuano CGF/FSH
• 12:30/14:00 - Intervalo
• 14:00/16:00 - Introdução à pesquisa folclórica - Equipe da CGF
Conceituação e aspectos gerais da pesquisa
Modalidade da pesquisa folclórica
Técnicas da pesquisa folclórica
16:15 intervalo
16:30 - Continuação do Painel
• Relatório da pesquisa: processamento de dados, análise e interpretações.
• 16:00/16:30 - Projeto Pesquisa Folclórica
• 16:30/18:00 - Estudo de caso – Profª Sonia Siqueira Campos CGF
• 18 hs . Encerramento


Inscrições para o Curso de Folclore irá até dia 30 de março
          Fique atento ao limite das inscrições para o curso de folclore gaúcho promovido pela Comissão Gaúcha de Folclore. A data limite será dia 30/03 - pelo e-mail comissaogauchadefolclore@gmail.com com deposito na seguinte conta:

CONTA COMISSAO GAUCHA DE FOLCLORE
Banco 237 BRADESCO
Agencia 1401-0
CC 20088-3. 
CNPJ 02.279.554/0001-03

quinta-feira, 24 de março de 2016

M'Bororé tem noite cultural

          Convidamos o quadro social de nossa entidade para o evento cultural das Primeiras Prendas: CTG M'BORORÉ GUARDIÃO DA CULTURA GAÚCHA. Uma noite para conhecer a história do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da 30ª RT e do nosso CTG.

          Nesta quinta-feira, 24 de março, às 20hs no Galpão do CTG.

          Em prol do banco de alimentos do Estado, solicitamos aos presentes a doação de alimentos não perecíveis.

GN Atlantico de Erechim promove evento cultural

Grupo Nativos do Atlântico
19ª Região Tradicionalista
Erechim – RS


         O Grupo Nativos do Atlântico da cidade de Erechim- RS, 19ª Região Tradicionalista, promove no dia 03 de abril de 2016 seu 1º Evento Cultural, com Palestras Culturais:

- Sr. Aldo de Assis Ribeiro – Chama Itinerante
- Sr. Airton Calheiros – “Quem foram os Birivas”
- Prendas e Peões da Entidade – “A Revolta das Carretas”
- Sra. Jaínara Ferreira dos Santos – “Danças Folclóricas e Tradicionais do Passado”

          À tarde Atividades Culturais com Mateada, participação das Entidades Tradicionalistas, Comunidade e Grupos da 3ª Idade.

quarta-feira, 23 de março de 2016

O Departamento Jovem da 3ªRT convida: “Vamos combater Aedes aegypti?”

          A ideia dos jovens missioneiros é simples: desafiar a força dos tradicionalistas para entrar em ação contra o mosquito transmissor da dengue, da zika virus e da chikungunya. “Nós somos muitos e, unidos, somos fortes. O Departamento Jovem Regional desafia esta força a entrar na luta contra o mosquito Aedes Aegypti” – disse Luander Brandão.

          “Propomos aos tradicionalistas que façam varredura nos redores dos CTGs, bem como em outros locais da sua comunidade que são propícios para a criação do mosquito” – completa Diana Jucéli Ribeiro.

          Também sugerem a realização e divulgação sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, incentivando a se doarem um pouco na luta contra o mosquito, pois, cada um fazendo sua parte, o resultado será satisfatório.

          “Pedimos ainda para que tirem fotos realizando as tarefas e postem em modo público no Facebook da entidade ou de seus integrantes, para que possamos compartilhar com as demais pessoas, de modo a fazer uma grande campanha em nossa região, conscientizando, desta maneira, não apenas o público tradicionalista” – Proposta do Departamento Jovem.

          O objetivo principal é conscientizar a população da importância de cada um na luta contra o mosquito e a favor do bem coletivo. Pequenas ações se tornam grandes se abraçadas por muitos.

Pré Estreia do CTG Lanceiros de Santa Cruz e o Analista de Bagé


Lanceiros da Zona tem baile de posse da patronagem dia 02 de abril


Mais umas dicas importantes para as redações






Boas dicas para quem vai fazer redação nos concursos





terça-feira, 22 de março de 2016

CTG Querência de Nova Hartz promove o Projeto Raízes

           O Departamento Cultural do CTG Querência de Nova Hartz convida toda a comunidade para o Projeto Raízes, que tem como principal objetivo resgatar a importância histórica e cultural das etnias formadoras do Rio Grande do Sul e do Gaúcho.
          O Projeto será dividido em seis encontros (como mostra o folder) e cada um abordará uma etnia diferente, entre elas o alemão, o italiano e o açoriano. O primeiro encontro será dia 22 de março e fará uma homenagem a História do Negro no RS.
          O último encontro será realizado dia 14 de maio e abordará temas relacionados com o povo sul-riograndense, como o Gaúcho primitivo e a História do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Sua presença será muito importante para nós!

"Nossa Diversidade Cultural é uma Herança Preciosa!"

ENART - MTG abre inscrições para o curso técnico e lançamento do livro de danças

MTG – LIVRO DE DANÇAS TRADICIONAIS 4ª EDIÇÃO
- Curso Técnico e Lançamento da Obra -
DATA: 23 E 24 DE ABRIL DE 2016
LOCAL: CTG ALDEIA DOS ANJOS – GRAVATAÍ/RS
Nº MÁXIMO DE VAGAS: 300
TRAJE PILCHA
CADA INSCRITO RECEBERÁ A 4ª EDIÇÃO DO LIVRO

INSCRIÇÕES: A partir do dia 22/03/2016 e encerram-se, automaticamente, quando forem preenchidas todas as vagas

 INSCRIÇÃO CATEGORIA 1) – POR ENTIDADE (ATÉ 3 PESSOAS)

         Requisitos: Anexar ao formulário de inscrição documento assinado pelo Patrão da Entidade autorizando a participação e imagem do Cartão Tradicionalista (todos cartões pela mesma entidade).

 INSCRIÇÃO CATEGORIA 2) – DIRETORES ARTÍSTICOS REGIONAIS

          Requisitos: Anexar ao formulário de inscrição cópia da Ata de Nomeação, documento assinado pelo Coordenador Regional autorizando a participação e imagem do Cartão Tradicionalista da Entidade a qual pertencem. Obs.: 1 vaga por RT para o Diretor Títular.

INSCRIÇÃO CATEGORIA 3) – INSTRUTORES DE DANÇAS TRADICIONAIS

          Requisitos: Anexar ao formulário de inscrição imagem do Cartão Administrativo de Instrutor de Danças Tradicionais.

OBSERVAÇÕES:
           A inscrição somente será efetivada após confirmação do depósito e cumprimento dos requisitos.  
          Os Cartões Tradicionalistas devem estar validos, ou seja, não podem estar vencidos.
           Os Cartões de Instrutores devem estar validos, ou seja, não podem estar vencidos.
           Alimentação e Hospedagem NÃO estão inclusas no valor da inscrição.
           O CTG Aldeia dos Anjos oferecerá refeições a preços populares no local do evento.
           Após a Entidade Tradicionalista finalizar a inscrição, mesmo que tenha inscrito somente uma pessoa, não poderá inscrever mais membros.

            O curso será ministrado pelos Autores da Obra com apoio da Equipe Técnica do MTG.
----------------------------------------------------------------------------------------------
VALORES:

INSCRIÇÃO CATEGORIA 1) – POR ENTIDADE (ATÉ 3 PESSOAS)
Uma pessoa   R$300,00
Duas Pessoas  R$500,00
Três Pessoas   R$600,00

INSCRIÇÃO CATEGORIA 2) – DIRETORES ARTÍSTICOS REGIONAIS
Uma pessoa R$150,00

INSCRIÇÃO CATEGORIA 3) – INSTRUTORES DE DANÇAS TRADICIONAIS
Uma pessoa  R$300,00

Contatos ou duvidas, pelo e-mail inscricoes@mtg.org.br

23ª Região Tradicionalista é campeã da FECARS

          Com a maior pontuação nas modalidades da Festa Campeira do Rio Grande do Sul, mesmo não vencendo "Laço Seleção" (vencido pela 29ªRT), a 23ª Região Tradicionalista, do Coordenador João Luz, foi a grande campeã da FECARS 2016, recebendo o troféu Cyro Dutra Ferreira.
Coordenador João Luz com equipe da gurizada
TROFÉU CYRO DUTRA FERREIRA
1º Lugar: 23ª RT
2º Lugar: 27ª RT
3º Lugar: 14ª RT

Demais resultados da 28ª edição da FECARS:

LAÇO SELEÇÃO – TROFÉU ALFREDO JOSÉ DOS SANTOS
1º Lugar:    29ª REGIÃO TRADICIONALISTA
2º Lugar:    14ª REGIÃO TRADICIONALISTA
3º Lugar:    23ª REGIÃO TRADICIONALISTA
29ªRT campeã Laço Seleção - Troféu Alfredo José dos Santos
LAÇO VETERANO
1º Lugar: VALDIR ALVES DE MACEDO – CTG TIO DANILO – CAXIAS DO SUL – 25ª RT
2º Lugar: MAURO NERI HOFFMANN – CTG ALEXANDRE PATO – LAGOA VERMELHA – 8ª RT
3º Lugar: SÉRGIO B. LEÃES – CTG PEDRO PORTO – JARI – 9ª RT

LAÇO VAQUEANO
1º Lugar: APARÍCIO DOS SANTOS – PT IRMÃOS SAGRILO – SANTIAGO – 10ª RT
2º Lugar: CLÉSIO SANTOS GOMES – CTG QUERÊNCIA PAMPEANA – NOVA SANTA RITA – 12ª RT
3º Lugar: ANTONIO CARLOS BOHRER – CTG ANDARILHOS DO PAGO – RESTINGA SECA – 13ª RT

LAÇO PATRÃO
1º Lugar: JOSÉ CARLOS MAIJO – PT OS LEGENDÁRIOS – SANTIAGO – 10ª RT
2º Lugar: ATHOS AYRES TORRES – GN ALMA NATIVA – FAXINALZINHO – 19ª RT
3º Lugar: MARCOS FERNANDO LIMA DE SOUZA – PL OS SERRANOS – ARROIO DOS RATOS – 2ª RT

LAÇO CAPATAZ
1º Lugar: ALAN SOARES - PL SINUELO DO CERRITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
2º Lugar: MAIKI SILVA DE MELLO – CTG SINUELO DOS PAGOS – JACUIZINHO – 14ª RT
3º Lugar: WILLIAN AZEREDO DECKER – CTG JOÃO FORNARI – TRIUNFO – 15ª RT

LAÇO COORDENADOR
1º Lugar: LEANDRO DA SILVA PACHECO – CTG O FOGÃO GAÚCHO – TAQUARA – 22ª RT
2º Lugar: EVERALDO DUTRA – PL JOÃO DE BARRO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
3º Lugar: CLEBER AUGUSTO BÉRGAMO – CTG RINCÃO DOS BÉRGAMOS – BARRACÃO – 29ª RT

LAÇO DIRETOR CAMPEIRO DE RT
1º Lugar: PAULO CESAR CAMPOS RAMOS – GTCC ESTÂNCIA DO LAGO – PASSO FUNDO – 7ª RT
2º Lugar: FLÁVIO LUIS GOMES – CTG PEDRO SERRANO – SAPIRANGA – 30ª RT
3º Lugar: ERALDO MENDES PEREIRA – DC OS CARRETEIROS – CAXIAS DO SUL – 25ª RT

LAÇO BRAÇO DE OURO
1º Lugar: ARIANE SILVA SOARES – PL SINUELO DO CERRITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
2º Lugar: ALAN SOARES – PL SINUELO DO CERRITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
3º Lugar: JONAS OLIVEIRA ANDRADE – PL LAGO VERDE – CANELA – 27ª RT

LAÇO BRAÇO DE DIAMANTE
1º Lugar: RODRIGO ELIAS ROCHA MORETTO – PL PORTEIRA DA COXILHA – COXILHA – 7ª RT
2º Lugar: ANGELITO CUSTÓDIO HERNANDEZ – CTG TAPERA VELHA – TUPANCIRETÃ – 9ª RT
3º Lugar: ALAN SOARES – PL SINUELO DO CERRITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT

LAÇO PAI E FILHO
1º Lugar: LEANDRO REIS e BRUNA TEIXEIRA DA SILVA – PL LAJEADO BONITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
2º Lugar: NESTOR GUSTAVO HERINGER e ALEX GUSTAVO HERINGER – CTG MATE AMARGO – ERVAL SECO – 17ª RT
3º Lugar: CLEOMAR PAULO BECKEL e EVERTON LUIZ BECKEL – CTG TAPERA VELHA – CAMPOS BORGES – 14ª RT

LAÇO DUPLA DE IRMÃOS
1º Lugar: ARIANE SOARES e ALAN SOARES – PL SINUELO DO CERRITO – SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
2º Lugar: LUCAS FELIPE JANHEL e MATEUS FERNANDO JANHEL – CTG SENTINELAS DA TRADIÇÃO – IGREJINHA – 22ª RT
3º Lugar: EDSON LUIS DO AMARAL E SOUZA e ELISANDRO AMARAL E SOUZA – CTG PLANALTO CAPOENSE – MUITOS CAPÕES – 8ª RT

LAÇO GERAÇÃO
1º Lugar: SINVAL LIMA, HENRIQUE LIMA e THALLES LIMA – PQT FAZENDA DO CEDRO – SANTIAGO – 10ª RT
2º Lugar: ADÃO SUBTIL DA CRUZ – CTG CRIOULO EXPEDITENSE – SANTO EXPEDITO DO SUL; VANDERLEI SUBTIL DA CRUZ e JONATHAN DE LIMA DA CRUZ – PL ORLY TELES – TUPANCI DO SUL – 29ª RT
3º Lugar: ALVIM LOUZADA, LUIS ALBERTO DOS SANTOS LOUZADA E FELIPE DIAS LOUZADA, CCN SENTINELA DO RIO GRANDE – RIO GRANDE – 6ª RT

LAÇO PIÁ /MENINA DUPLA
1º Lugar: BERNARDO UMPIERRE – CTG ESTÂNCIA PEDRO BOL SOBRINHO – CACEQUI e CARLOS EDUARDO JACQUES – CT FAZENDA SÃO LUIS – SANTIAGO – 10ª RT
2º Lugar: DIOGO ABMAEL CAMARATTA DA SILVA e CENEU ERYK CARVALHO – PL RINCÃO DO CAVALO – TRAMANDAÍ – 23ª RT
3º Lugar: LUIS FELIPE MORAES CAVALHEIRO – PL ALMIRO BORGES – RESTINGA SECA e LUCAS LORENZI – CTG MANECO RODRIGUES – SANTA MARIA – 13ª RT

LAÇO GURI/GURIA DUPLA
1º Lugar: VALDEIR DELAVECHIA PINTO – PL DA RESTINGA – SÃO VICENTE DO SUL – 10ª RT e KAUAN DO AMARAL JAVASQUE – PT CAMPO A FORA – SANTIAGO – 10ª RT
2º Lugar: ALEX SCHMITT – PL SAIQUI – CANELA – 27ª RT e GABRIEL OLIVEIRA ANDRADE – CTG QUERÊNCIA – CANELA – 27ª RT
3º Lugar: MICHEL PELIZOLI NUNES – PL MATHIAS VELHO PACHECO – OSÓRIO – 23ª RT e BRENO DA ROSA JACQUES – CTG VAQUEANOS DA PRAIA DO PINHAL – BALNEÁRIO PINHAL – 23ª RT

LAÇO RAPAZ/PRENDA DUPLA
1º Lugar:  DIOGO DE ALMEIDA ZWEIDRIKER – PL SÃO GERALDO – OSÓRIO – 23ª RT e LUCAS MIGUEL FERREIRA NUNES – PL VENTO XUCRO – OSÓRIO – 23ª RT
2º Lugar: CARLOS FELIPE DALCIN – CTG CAMPEIROS DO CERRITO – SÃO SEPÉ – 13ª RT e VINICIUS JORAS DE MELO – CTG ANDARILHOS DE PAGO – RESTINGA SECA – 13ª RT
3º Lugar: PEDRO AFONSO AMARANTE – CTG RINCÃO DOS BÉRGAMOS – BARRACÃO – 29ª RT e ANTONIO PAULO DE SOUZA JUNIOR – CTG RANCHO CRIOULO – MACHADINHO – 29ª RT

LAÇO PRENDA DUPLA
1º Lugar: ARIANE SILVA SOARES – PL SINUELO DO CERRITO e BRUNA TEIXEIRA DA SILVA – PL LAJEADO BONITO
– SÃO FRANCISCO DE PAULA – 27ª RT
2º Lugar: POLIANA HERGEMOLLER – PTG ARNO MARKUS – PAVERAMA e BRENDA BIANCA O. NUNES –
CTG ERVA MATE – VENÂNCIO AIRES – 24ª RT
3º Lugar: BIANCA MICHELE BENVENUTTI DA ROSA, CTG CEL. APARÍCIO BORGES e MARIANI HAR MOTTA,
GF MADRUGADA DO RIO GRANDE – SANTO ÂNGELO – 3ª RT

LAÇO PEÃO 
1º Lugar: JONAS OLIVEIRA ANDRADE – PL LAGO VERDE – CANELA – 27ª RT
2º Lugar: EVERTON DE DEUS VALIM JUNIOR – PL VENTO XUCRO – OSÓRIO – 23ª RT
3º Lugar: RICARDO FELIPE ZAMBIAZI – PL PORTEIRA DA COXILHA – COXILHA – 7ª RT

VACA PARADA PIAZINHO DUPLA
1º Lugar: ARTHUR NUNES SILVEIRA – PL TIO ROSA – CIDREIRA e NICOLAS MOTTA MOREIRA –
PL RINCÃO DO CAVALO – TRAMANDAÍ – 23ª RT
2º Lugar: GABRIEL TEIXEIRA GONÇALVES – PTG TUNEL VERDE – BALNEÁRIO PINHAL e MARCELO ANTONIO DO AMARAL – PL TIO ROSA – CIDREIRA – 23ª RT
3º Lugar: CARLOS EDUARDO GREFF e MATHEUS CAMARGO DOS SANTOS BERTON – CTG POUSADA DO IMIGRANTE – NOVA BASSANO – 11ª RT

VACA PARADA PIAZINHO INDIVIDUAL
1º Lugar: NICOLAS MOTTA MOREIRA – PL RINCÃO DO CAVALO – TRAMANDAÍ – 23ª RT
2º Lugar: PEDRO HENRIQUE DA ROSA RIGUER – PL PRESILHA CRUZALTENSE – CRUZ ALTA – 9ª RT
3º Lugar: JOÃO GABRIEL ROMANOVSKI RIBEIRO – DTG MORADA DE GUAPOS – CANOAS – 12ª RT

VACA PARADA PIAZITO DUPLA
1º Lugar: EDUARDO MASSING CARPES – CTG CANCELA DA PALMEIRA – NOVO BARREIRO e TAUÃ ZATT DE
ALMEIDA – CTG CRIOULOS DA QUERÊNCIA – JABOTICABA – 17ª RT
2º Lugar: VITOR GUILHERME FRANCISQUET NUNES – CTG PORTEIRA DA AMIZADE – LAGOÃO e GUILHERME
COSTA GARDIN – PL OS GAUDÉRIOS DE SÃO DOMINGOS – ESPUMOSO – 14ª RT
3º Lugar: DIEGO GMICH GOEDEL BACKES – CTG TROPEIRO VELHO – ERNESTINA e ARTHUR DE PIERRI –
CTG RECANTO DOS TROPEIROS – PONTÃO – 7ª RT

VACA PARADA PIAZITO INDIVIDUAL
1º Lugar: KAUÃ MARTINS BUENO – PL PRESILHA CRUZALTENSE – CRUZ ALTA – 9ª RT
2º Lugar: MURILO FERNANDO AULER – CTG DESGARRADOS DA QUERÊNCIA – SAPIRANGA – 30ª RT
3º Lugar: DANIEL DE BASTOS – CTG QUERÊNCIA DE NOVA HARTZ – NOVA HARTZ – 30ª RT

VACA PARADA PRENDINHA DUPLA
1º Lugar: MYRELA SILVEIRA LESSA DA SILVA – PL RINCÃO DO CAVALO – TRAMANDAÍ e JULIA DA SILVA ROCHA –
PL TROPEIROS DO PAGO – SANTO ANTONIO DA PATRULHA – 23ª RT
2º Lugar: RAFAELLA QUEVEDO DA SILVEIRA – EM TAQUAREMBÓ – TUPANCIRETÃ e LUCIANA QUEVEDO MACHADO –
CTG JÚLIO DE CASTILHOS – JÚLIO DE CASTILHOS – 9ª RT
3º Lugar: EMILLY NUNES DE SOUZA KAISER – PL THEODORICO ANDRADE – TUPANCIRETÃ e GABRIELA MARQUES
BRENNER – CTG JÚLIO DE CASTILHOS – JULIO DE CASTILHOS – 9ª RT

VACA PARADA PRENDINHA INDIVIDUAL
1º Lugar: EMILLY NUNES DE SOUZA KAISER – PL THEODORICO ANDRADE – TUPANCIRETÃ – 9ª RT
2º Lugar: BRUNA REGHELIN – CTG QUERÊNCIA CRIOULA – GIRUÁ – 3ª RT
3º Lugar: MARIA LUIZA KIPPER BILLIG – CTG ESTRELA DO PAGO – ESTRELA VELHA – 14ª RT

VACA PARADA BONEQUINHA DUPLA
1º Lugar: SUELY HACK DA ROSA – CTG MIGUEL DA ROCHA SAMPAIO e MARIANA MARTINS DA SILVA – PL TRÊS
PALMEIRAS – PALMEIRAS DAS MISSÕES – 17ª RT
2º Lugar: ANA MANOELA CARVALHO DOS SANTOS – CTG POTREIRO GRANDE – SALTO DO JACUÍ e MARIA CECÍLIA
MARCKMANN HAAS – PL OS GAUDÉRIOS DE SÃO DOMINGOS – ESPUMOSO – 14ª RT
3º Lugar: EMILY DOS SANTOS DIAS e POLIANA AZEVEDO NUNES – CTG FAGUNDES DOS REIS – PASSO FUNDO –
7ª RT

VACA PARADA BONEQUINHA INDIVIDUAL
1º Lugar: NICOLY DO AMARAL DE CASTRO – PL TIO ROSA – CIDREIRA – 23ª RT
2º Lugar: SUELY HACK DA ROSA – CTG MIGUEL DA ROCHA SAMPAIO - PALMEIRAS DAS MISSÕES – 17ª RT
3º Lugar: ANA MANOELA CARVALHO DOS SANTOS – CTG POTREIRO GRANDE – SALTO DO JACUÍ – 14ª RT

RÉDEAS PIÁ
1º Lugar: DIEGO HENRIQUE FONSECA RUBIN – PQT LOURIVAL DIAS DE FREITAS – URUGUAIANA – 4ª RT
2º Lugar: JOÃO FRANCISCO DA CRUZ FACHINI – CTG QUERÊNCIA PAMPEANA – NOVA SANTA RITA – 12ª RT
3º Lugar: HENRIQUE MARTINS PORTELA – CTG JÚLIO DE CASTILHOS – JÚLIO DE CASTILHOS – 9ª RT

RÉDEAS GURI
1º Lugar: FELIPE FONSECA SOARES – PQT LOURIVAL DIAS DE FREITAS – URUGUAIANA – 4ª RT
2º Lugar: JOSÉ GABRIEL DE OLIVEIRA – CTG PORTEIRA DA RESTINGA – PORTO ALEGRE – 1ª RT
3º Lugar: JOÃO VITOR LADWIG CASTRO – CTG TROPEIRO DOS CAMPOS NEUTRAIS  - SANTA VITÓRIA DO PALMAR – 6ª RT

RÉDEAS PEÃO
1º Lugar: ALECSANDRO ANTUNES CARUZO – CTG VAQUEANOS DA PRAIA DO PINHAL – BALNEÁRIO PINHAL – 23ª RT
2º Lugar: JOÃO ONEIDE DA SILVA GODOIS – AL AGROPECUÁRIA BARCELOS – SÃO NICOLAU – 3ª RT
3º Lugar: JOCEMAR DA ROSA PEGORARO – CF PORTEIRA DA TRADIÇÃO – SANTA MARIA – 13ª RT

RÉDEAS VETERANO
1º Lugar: IRAN RICARDO – PL CRIA DO RIO GRANDE – SANTA MARIA – 13ª RT
2º Lugar: ANANIAS LADI DA COSTA – CTG SINUELO DO PAGO – JACUIZINHO – 14ª RT
3º Lugar: PAULO OSVALDO FELIX DOS SANTOS – PQT DESCANSO DO PINGO – VIAMÃO – 1ª RT

RÉDEAS MENINA
1º Lugar: KIMBERLY MAITÊ PEDROSO DOS SANTOS – CTG PORTEIRA DA RESTINGA – PORTO ALEGRE – 1ª RT
2º Lugar: GABRIELA MARQUES BRENNER – CTG JÚLIO DE CASTILHOS – JÚLIO DE CASTILHOS – 9ª RT
3º Lugar: BIBIANA PAIVA BETIM – CTG SINUELO DO PAGO –URUGUAIANA – 4ª RT

RÉDEAS GURIA
1º Lugar: GABRIELE MACHADO SOARES – DTG MORADA DE GUAPOS – CANOAS – 12ª RT
2º Lugar: NICOLE CHAPUIS BAPTISTA – PL LAÇO DA AMIZADE – MONTENEGRO – 15ª RT
3º Lugar: ALANA MARINA LIMA DE AVILA – CTG SINUELO – CANGUÇU – 21ª RT

RÉDEAS PRENDA
1º Lugar: MONIQUE EVELIN TASCHETTO – CTG DESGARRADOS DA QUERÊNCIA – SAPIRANGA – 30ª RT
2º Lugar: NARA DA ROSA PEGORARO – CF PORTEIRA DA TRADIÇÃO – NOVA PALMA – 13ª RT
3º Lugar: MARIA IZABEL JACQUES – PQT LOURIVAL DIAS DE FREITAS – URUGUAIANA – 4ª RT

CHASQUE
1º Lugar: ELEANDRO BERTAO, CTG NECO GOULART, CIRIACO; ADEMIR DE LIMA, CTG NECO GOULART,
CIRIACO; GILBRAZ VELOSO, CTG NECO GOUALRT, CIRIACO; ADEMAR DE LIMA, CTG NECO GOULART,
CIRIACO; RODRIGO ELIAS ROCHA MORETTO, PL PORTEIRA DA COXILHA, COXILHA - 7ª REGIÃO
TRADICIONALISTA

2º Lugar: JONAS OLIVEIRA ANDRADE, PL LAGO VERDE, CANELA; TAIHAN RODRIGUES, PL SINUELO DO
CERRITO, SÃO FRANCISCO DE PAULA; IGOR DOS REIS MACHADO, PL LAGO VERDE, CANELA; EDSON
RICARDO, PL GAUDÉRIOS DA QUERÊNCIA, SÃO FRANCISCO DE PAULA; ALAN SOARES, PL SINUELO
DO CERRITO, SÃO FRANCISCO DE PAULA - 27ª REGIÃO TRADICIONALISTA

3º Lugar: LISANDRO POCH MEDEIROS, CTG CAMAQUÃ, CAMAQUÃ; RODRIGO MARTINS FREITAS,
CTG CAMAQUÃ, CAMAQUÃ, ITALO MARTINS FREITAS, CTG CAMAQUÃ, CAMAQUÃ; DOUGLAS PEREIRA
SABIO, CTG CAMAQUÃ, CAMAQUÃ; ANDRÉ AMARANTO DE CASTRO, PIQ. COXILHA DO CARIJÓ, ARAMBARÉ –
16ª REGIÃO TRADICIONALISTA

GINETEADA
1º Lugar: JOÃO FELIPE LIMA RIBEIRO – DTG MORADA DE GUAPOS – CANOAS -  12ª RT
2º Lugar: NELSON MOREIRA SILVEIRA – CTG JULIO DE CASTILHOS – JULIO DE CASTILHOS – 9ª RT
3º Lugar: LEONARDO SAMPAIO – CTG SENTINELAS DO PAGO – MARAU – 7ª RT

LAÇO CONSELHEIRO DE REGIÃO
1º Lugar:  FRONTELMO MACHADO – PL CAMPO ABERTO – PORTO ALEGRE – 1ª RT
2º Lugar:  JOSÉ NICANOR CASTILHOS DE OLIVEIRA – DC GINETES DA TRADIÇÃO – CAXIAS DO SUL – 25ª RT
3º Lugar:  DAURO SOARES – CTG LAÇO VELHO – BENTO GONÇALVES – 11ª RT

LAÇO NARRADOR
1º Lugar:  CARLOS ALBERTO DE MORAES – CTG NENÊ LIMA – CAPÃO BONITO DO SUL – 8ª RT
2º Lugar:  ARLINDO ANTÔNIO LOPES – CTG NECO GULARTE – CIRIACO – 7ª RT
3º Lugar: DELMAR DORNELES – CTG SOMBRA DE CARRETEIROS - BOSSOROCA – 3ª RT

LAÇO AUTORIDADE
1º Lugar:  ALCEU BARBOSA VELHO – DC PRESILHA SERRANA – CAXIAS DO SUL – 25ª RT
2º Lugar:  JAMES AYRES TORRES – GN ALMA NATIVA – FAXINALZINHO – 19ª RT
3º Lugar:  ARLINDO ANTONIO LOPES – CTG NECO GOULART – CIRIACO – 7ª RT

LAÇO PEÃO FARROUPILHA
1º Lugar: FELIPE DIAS LOUZADA – CCN SENTINELA DO RIO GRANDE – RIO GRANDE – 6ª RT
2º Lugar: ERNANI NUNES – PL TIMBAÚVA – PORTÃO – 15ª RT
3º Lugar: LOURENÇO DE OLIVEIRA NUNES – PL TIMBAÚVA – PORTÃO – 15ª RT

EPC promove evento em Santa Maria


segunda-feira, 21 de março de 2016

Filiado ao MTG, patrão do PTG China Véia visita o Presidente

       Distantes quase 20.000 km do Rio Grande do Sul, em Dongguan, na China, Crodoaldo Batista  de Araújo, patrão do PTG China Véia, fez questão de visitar a sede do MTG para receber a noticia da filiação diretamente do Presidente Nairo Callegaro.
          Na tarde desta segunda feira, 21 de março, a secretaria do MTG entregou  a filiação da 1ª entidade filiada a 40ª Região Tradicionalista. Crodoaldo esteve na sede do MTG com sua esposa Tatiane Klaus de Araújo, contando como é o trabalho na Ásia.        
          Em novembro levaram para Dongguan Pirisca Greco e Luiz Marenco, em uma festa memorável. O PTG completou 4 anos em janeiro e está dentro de uma colonia brasileira (com quase 90% de gaúchos) na China.

          A comissão técnica de Luis Felipe Scolari esteve presente ao evento com 19 pessoas. Apesar de ser um país comunista, mas com forte tendencias capitalistas, a China tem  regras, e lá, as leis e regras devem ser seguidas à risca, o que torna o trabalho dos abnegados gaúchos maior ainda. Se aqui no Rio Grande do Sul temos alguma dificuldade, imagine lá.

          "Representar o Rio Grande do Sul do outro lado do mundo já é uma tarefa difícil. Ma so PTG China Véia representa agora as tradições gaúchas na Ásia. Nos orgulha te-los como filiados" - Disse o Coordenador Rogério Bastos.

domingo, 20 de março de 2016

Seminário Campeiro lotou dependências do CTG Coxilha de Ronda, em Santiago

          A chuva e o frio não atrapalharam a realização do 17º Seminário Campeiro, na manhã de sábado, 19 de março, em Santiago. Paralelo à 28ª Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, o seminário recebeu aproximadamente 400 inscritos.

           Em seu pronunciamento, o presidente do MTG, Nairo Callegaro, falou sobre a importância deste ano para os tradicionalistas, uma vez que o Movimento completa seu cinquentenário. Disse que o momento pede uma reflexão profunda sobre o legado que as antigas gerações deixaram e que é necessário honrá-lo. ‘Não podemos esquecer de onde viemos, onde começamos, e o CTG é o ponto central nesta história que construímos até o momento’. Segundo o presidente, o voluntariado deve retornar com força nas atividades do MTG, não apenas como uma forma de driblar a crise que afeta todos os setores da sociedade, mas também como forma de resgatar os valores tão defendidos pelo MTG. ‘O CTG Coxilha de Ronda foi exemplar para a realização deste evento, aportando financeiramente junto com o MTG, e à Administração Municipal só temos a agradecer pelo apoio institucional’.

          Segundo o presidente, foram necessárias somente três reuniões para a realização da Fecars e do Seminário em Santiago, uma vez que se estava tratando com pessoas sérias e abnegadas. Nairo Callegaro também pediu aos presentes que o tenham como um amigo na condução das atividades do MTG e contextualizou a importância do Seminário para as futuras gerações, pois neste momento onde estão sendo gestadas as novas lideranças, tanto no CTG como nas Regiões Tradicionalistas, bem como no Conselho e Presidência do MTG.

           O Vice-presidente de Esportes Campeiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Martim Guterres Damasco, conduziu as atividades do Seminário, realizando palestra e oficina de esportes campeiros.

Fonte e Fotos: 
Sandra Veroneze

sábado, 19 de março de 2016

Estancia da Poesia Crioulo realizou Sarau Feminino

          Ao chegarmos na Churrascaria Galpão Crioulo já eramos recepcionados pelo sorriso célebre de Maria Fernanda Costa, interprete gaúcha do The Voice Kids, da rede Globo, com o professor Willian Varela e suas colegas.
           Leo Ribeiro de Souza, Joseti Gomes, Marilene Huff, Wilson Tubino, Candido Brasil, Renato Kruel, Jurema Chaves, Jadir Oliveira, Maria Luiza Benitez, entre outros tantos artistas estiveram no evento.
           A Academia Xucra do Rio Grande distribuiu certificados como lembrança da homenagem feita às mulheres gaúchas.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Solenidade de abertura da Fecars evidencia o campeirismo

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho, 10ª Região Tradicionalista, Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Santiago realizaram, na manhã desta sexta-feira, 18 de março, a solenidade oficial de abertura da 28ª Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul.

           Realizado na sede do CTG Coxilha de Ronda, o evento de abertura prestou homenagem às crianças laçadoras, participantes da competição Vaca Parada, que representam o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Também houve uma homenagem especial a ao Conselheiro Benemérito da instituição, Milton dos Santos Moreira, da cidade de Butiá, pela contribuição que prestou, ao longo da vida, para a história do campeirismo e do tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Antônio Vivaldino Bonito, presente no evento, recebeu a homenagem especial dos 50 anos do MTG.

            Em seu pronunciamento, o presidente Nairo Callegaro fez um agradecimento especial aos tradicionalistas de Santiago, que foram incansáveis nas tratativas para a realização do evento na cidade. Fez menção aos sacrifícios pessoais, tão necessários, para que estivessem presentes as 30 regiões tradicionalistas no Rio Grande do Sul, revelando assim a grandeza do evento. Em seu pronunciamento também lembrou a importância dos valores maiores que o MTG preserva, cultua, e que dão a dimensão do cinquentenário da entidade, que muitas vezes é criticada, ou desconhecida, pela sociedade, mas que se sustenta em suas regras, normas e regulamentos, que são sempre analisados e discutidos nos fóruns democráticos, como o Congresso e a Convenção Tradicionalistas, realizados anualmente. Callegaro também falou que o MTG está atento às questões do mormo e GTA e que espera o apoio da Assembleia Legislativa.

           Durante o evento, também fez pronunciamento o prefeito de Santiago, Júlio César Viero Ruivo, que destacou o município como um dos mais tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Elogiou o CTG Coxilha de Ronda pela sua dedicação e organização, não medindo esforços para que a Fecars fosse realizada no município.

           O evento prossegue até domingo, dia 20.
Crédito: Carine Martins
Jornal A Folha Santiago
Fonte: Sandra Veroneze

CPF Terra de um povo promove palestra com a jornalista Beatriz Colombelli

          A 1ª Prenda Juvenil do CPF Terra de Um Povos, Emelly Bittencourt de Bitencourt, tem o prazer de convidá-lo para prestigiar este momento de resgate da história de nossa entidade, através do projeto Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha.

Esportes Campeiros terão Seminário durante a 28ª Fecars

          A Festa Campeira do Rio Grande do Sul – Fecars, iniciou nesta quinta-feira, 17, e se estende até domingo, dia 20, na sede campeira do CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, na 10ª Região Tradicionalista do Rio Grande.

          Um dos pontos altos da programação, que reúne 1321 laçadores, é o 17º Seminário de Cultura Campeira, com o tema ‘Esportes Campeiros, no sábado, dia 19.  O Seminário contará com a palestra ‘A importância dos esportes campeiros’, com o vice-presidente de Esportes do MTG, Martim Guterres Damasco; bem como oficinas de Tava, Truco, Tetarfe, Bocha 48, Bocha Campeira, com os oficineiros Martim Guterres e José Ezir. Confira a programação:

8h – Recepção e confirmação de inscrições
8h30min – Abertura oficial
9h – Palestra – “A IMPORTÂNCIA DOS ESPORTES CAMPEIROS
Palestrante: Martim Guterres Damasco, vice-presidente de esportes do MTG e Sr. José Ezir.
10h: Oficinas de Tava, Tetarfe, Bocha 48 e Bocha Campeira
Oficineiros: Martim Guterres Damasco, vice-presidente de esportes do MTG e José Ezir
12h30min – Encerramento

          O evento é uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com realização da 10ª Região Tradicionalista, Fundação Cultural Gaúcha e Prefeitura Municipal de Santiago e apoio do Sicredi.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Café Colonial e palestra no CTG Tropilha Farrapa, em Lajeado

          É bom lembrar que o custo a ser cobrado é somente pra quem optar por degustar o café colonial.
          A participação nas palestras, que darão certificado, não terá cobrança de ingresso.

Sábado tem Sarau da EPC na Churrascaria Galpão Crioulo



quarta-feira, 16 de março de 2016

FEBRARP anuncia - Festivais Internacionais em 2016 -

          Confira a relação de festivais que possuem interesse na participação de grupos brasileiros e ou latino-americanos ao longo do ano de 2016, grupos interessados poderão obter informações através do e-mail: febrarp@gmail.com.

1 - Turquia - Agosto - Trata-se do maior festival da Europa com cerca de 20-25 nações participantes e um dos melhores do mundo. Oferece-se hospedagem em hotel, diversos passeios turísticos e inúmeras atividades sócio-culturais. Há possibilidade de conectar o festival junto com um festival na Bulgária. Grupos até 35 integrantes, música ao vivo.

2 - Suíça - Agosto - um dos mais antigos e prestigiosos festivais do centro Europeu com grande reputação no cenário artístico internacional. Hospedagem em alojamento. Música ao vivo.

3 - Bélgica - 12 a 22 de Agosto, dois festivais. Hospedagem em alojamento e casa de família. Música ao vivo.

4 - Espanha - 1 a 7 de Setembro. Hospedagem em alojamento.

5 - Coréia do Sul - Outubro - o maior festival da Ásia, sendo um dos fundadores da FIDAF - Federação Internacional de Festivais de Dança. Inúmeras atividades artísticas e sócio-culturais. Hospedagem em hotel.

6 - Bali/Indonésia - 4 a 18 de Outubro - paralelo ao Fórum Social Cultural, será um grande evento organizado pelo governo da Indonésia. Hospedagem em hotel. Um dos mais belos destinos turísticos do mundo todo.

Grupos são responsáveis pelo transporte aéreo de ida e volta a qualquer um dos eventos acima. Despesas locais decorrem por conta do festival.

CTG Os Desgarrados, de Guaporé, no Peru

          Encerrou no dia 13 de Março em Andahuaylas no Peru mais uma edição do Encontro Mundial de Foclore "Mi Peru", ao longo de duas semanas grupos de diversos países da Europa e América levaram ao público de Lima e Andahuyalas um mostra de danças e música folclórica através de diversos espetáculos e desfiles.
         O Brasil foi representado no festival pelo grupo de danças do CTG Os Desgarrados de Guaporé/RS que levou ao Perú um espetáculo de danças e criações coreográficas próprias com temas do sul do Brasil.
Fonte: FEBRARP

Pioneiro visita Museu Júlio de Castilhos


terça-feira, 15 de março de 2016

Aldeia dos Anjos vence mais um Festival Internacional de Folclore

          Brasil vence o Templo de Ouro do 61º Festival Internacional de Folclore (71ª Sagra del Mandorlo in Fiore) em Agrigento/ Itália.

          Em cerimônia realizada na tarde de hoje junto ao Templo da Concórdia, o grupo de danças do CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí/RS consagrou se o grande campeão do festival, levando pela primeira vez na história do evento o prêmio máximo ao Brasil.

          Na categoria Dança o vencedor foi o Grupo Folclórico Tuana de Ancara-Turquia, na categoria Música o vencedor foi Balé Estatal S'luk de Bratislava-Eslováquia, o Prêmio de Melhor Traje foi para o Grupo Folklórico Villa de Alhama da Espanha, o prêmio de melhor atuação nos desfiles foi para a Cia Akaidaná de Bogotá-Colômbia.

          Esta é a segunda vitória internacional do grupo brasileiro, em 2014 o grupo foi vencedor da Ponte de Ouro do Festival Internacional de Büyüçekmece, na Turquia.

Fonte: FEBRARP
Federação Brasileira de Artes Populares

Abriram as inscrições para o curso de folclore gaúcho


Abriram as inscrições para o curso de folclore gaúcho - 14 a 25/03
Inscreva-se pelo e-mail: comissaogauchadefolclore@gmail.com
Deposito no Bradesco: R$ 200,00
CONTA COMISSAO GAUCHA DE FOLCLORE
Banco 237 BRADESCO
Agencia 1401-0
CC 20088-3. 
CNPJ 02.279.554/0001-03

“Em 30 ou 40 dias eu já estarei de volta aos palcos levando alegria ao povo” - Diz Gildinho

   Eufórico, caminhando e esbanjando vitalidade. Assim está o mestre Gildinho, gaiteiro e líder do conjunto Os Monarcas, após fazer uma cirurgia de retirada de nódulos da traqueia e dos pulmões. 
     

          O procedimento, que durou cerca de uma hora, foi realizado na última quinta-feira, 10 de março, em Porto Alegre (RS), no Hospital São Lucas, da PUC. Esta é a quarta cirurgia do gaiteiro, que está com 74 anos. A primeira foi realizada há nove anos para a retirada de um nódulo do pescoço. 

          Para tranquilizar os amigos e os fãs, de forma bem humorada, ele informa: “Tô me sentindo muito bem. O médico tá surpreso com a minha recuperação. O pessoal que acompanha a minha trajetória não precisa se preocupar porque se fosse coisa grave eu já estaria cantando há muito tempo com o Teixeirinha e com o Gildo de Freitas”, comenta dando uma boa risada.

          Gildinho teve alta do hospital e ficará por algum tempo no apartamento que a família tem em Porto Alegre (RS). Por recomendação médica, ele deverá fazer caminhadas e se resguardar. 

           “Das outras vezes, eu mal fazia uma cirurgia e voltava aos bailes. Desta vez eu vou me cuidar mais e me recuperar bem. Se Deus quiser, em 30 ou 40 dias eu já estarei de volta aos palcos levando alegria ao povo”. 

Daiana Silva
Assessoria de imprensa
Foto: Rogerio Bastos