terça-feira, 20 de setembro de 2016

Assembleia da CITG em Bento Gonçalves

      Quando foi realizado o 12º Congresso Internacional de Tradições Gaúchas, na Sociedade la Crioula Dr. Elias Regules, em Montevidéu, no Uruguai, as entidades que compõe a Confederação Internacional da Tradição Gaúcha – CITG, trabalham para que o gaúcho e suas tradições sejam reconhecidos como patrimônio cultural intangível da humanidade, pela UNESCO.
         No dia 16 de setembro, na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, foi realizada a assembleia da CITG reunindo as Confederações do Uruguai, Argentina e Brasil, contando com a presença, ainda, da Confederação Norte Americana da Tradição Gaúcha, para deliberar sobre a criação de um "documento", uma carta, que posiciona o gaúcho, como habitante da pampa e que inclui o sul do Brasil, o Uruguai, a Argentina, contando ainda com partes do Paraguai e do Chile.
          Estiveram presentes Manuel Rodriguez Marghieri, o Manollo, Presidente da CITG, ele que é residente em  Montevidéu, Daniel Rojas, Secretário Geral da Confederação Gaúcha Argentina, Jorge Alves, Presidente da União das Associações e Sociedades Tradicionalistas do Uruguai (Aparcerias), Adolfo Caballejo, Presidente da Confederação Gaúcha Argentina, João Ermelino Mello, Presidente da CBTG, Jatir Delazeri, Tesoureiro, representando a Confederação Norte Americana da Tradição Gaúcha, além das figuras importantes com Nei Antonio Zardo e Manoelito Carlos Savaris.
         No dia 16 de setembro, os componentes da assembleia da CITG, discutiram o tema e assinaram a "Carta de Bento Gonçalves", um documento de compromisso para que venha a se obter o reconhecimento em cada um dos países membros, do Gaúcho, como patrimônio imaterial da humanidade. A TV Tradição transmitiu o evento e disponibilizou as entrevistas em seu site.

Acima, Flavio Marcolin, representando o MTG do RS, abaixo (E) Nei Zardo, Manoelito Savaris e Adolfo Caballejo, da Argentina, redigindo o duucmento chamado "Carta de Bento Gonçalves"

Nenhum comentário: