domingo, 29 de novembro de 2015

Academia xucra do Rio Grande realiza audição comentada


          A Estância da Poesia Crioula promoveu, sábado, dia 28 de novembro, uma audição comentada da clássica obra da literatura rio-grandense Antônio Chimango. O poemeto campestre escrito pelo médico, jornalista e político Ramiro Fortes Barcellos, sob o pseudônimo de Amaro Juvenal, foi musicado por Martin Coplas, em comemoração ao centenário de seu lançamento, e foi apresentado no auditório do Colégio Pão dos Pobres na capital.

          Contando com a presença da bisneta de Ramiro Barcellos, Carmem Fortes, do presidente da EPC, Wilson Tubino, José Machado Leal, Candido Brasil, Luiz Alberto Ibarra, ente outros, o evento passava no telão os versos em 5 rondas enquanto os participantes escutavam atentos um áudio do poemeto. Em seguida cada uma das rondas era comentada por experientes membros da Estância da Poesia Crioula. Um almoço com sarau e entrega de prêmios no domingo, na churrascaria  Estrela Gaucha, encerrou as atividades do ano da academia.

Antonio Chimango, sátira política que surgiu em 1915, assinado por Amaro Juvenal pseudônimo de Ramiro Barcellos, correligionário político de Antônio Augusto Borges de Medeiros que teve sua candidatura ao senado prejudicada por Borges.

Nenhum comentário: