terça-feira, 8 de setembro de 2015

“Do Cipreste ao Piratini” um show que deu início às festividades farroupilhas em Guaíba

Fotos: maris Strege, Jeandro Garcia e Rogério Bastos
           Em comemoração aos 180 anos da Revolução Farroupilha, a cidade de Guaíba promoveu o espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”, na noite de domingo, dia 6, e de segunda-feira, dia7. O evento, que abriu as festividades da Semana Farroupilha no município, teve a assinatura do roteirista e coreografo, Rinaldo Souto de Oliveira. 
            A apresentação contou como os Farroupilhas Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste em Pedras Brancas, a tomada de Porto Alegre. 
          Na data histórica de 20 de setembro de 1835, os farrapos partiram da casa de Gomes Jardim para a Capital, dando início a Revolução Farroupilha. 
           Todos os fatos e acontecimentos da Revolução Farroupilha são abordados no musical com danças típicas, encenação das lutas e das conversas entre os líderes farroupilhas. A encenação teve como astros os dançarinos do DTG Lenço Colorado, do CTG Guapos do Itapuí  e do CTG Caudilho Guaibense.
           Berço da Revolução Farroupilha

          Em 2012, Guaíba foi reconhecida oficialmente como Berço da Revolução Farroupilha por ter sido palco de momentos históricos para o Estado. O título surgiu na década de 60, quando o CTG Maragato de Porto Alegre, e com sede provisória em Guaíba, estampou uma faixa com estes dizeres em um desfile de cavalarianos no dia 20 de setembro. Uma história que poucos conhecem....

Opinião do Blog - Espera-se que com este espetáculo tenha se aberto as portas para que o Teatro entre de vez na vida dos CTGs. Muito maior que qualquer outro show musical, a roteirização de Rinaldo Souto, as vozes os atores, deram vida a algo que as vezes parece desaparecer do nosso meio, mas que foi revivido pelos artistas. Parabéns aos atores e envolvidos no espetáculo. Nota 10

Um comentário:

Gisele Altmann disse...

Estava excepcionalmente maravilhosa a apresentação!!!