quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Turismo de Galpão- Espaço de hospitalidade - no Parque da Harmonia

Venha viver a cultura e as tradições gaúchas 

          O Turismo de Galpão, espaço de hospitalidade, é um projeto que acontece no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre para que todos tenham a oportunidade única de vivenciar, de um jeito novo e autêntico, o universo de crenças e lendas, ritmos, sabores, usos e costumes que identifica o povo do Rio Grande do Sul. A base de tudo é o conceito do Turismo Criativo, que transforma qualquer viagem em um aprendizado da cultura local. No Turismo de Galpão encontramos um cardápio variado de oficinas e atividades abertas com conteúdos da cultura gaúcha.
          Sendo possível aprender a assar um churrasco, preparar um carreteiro de charque, fazer um chimarrão, ou também podemos vivenciar atividades típicas das fazendas do interior, como encilhar um cavalo ou aprender como se joga bocha e truco. E certamente haverá tempo para degustar um café campeiro, ouvir lendas, causos e mitos que povoam o imaginário deste povo que vive no Extremo Sul do Brasil. 

          São 100 opções, e o local de todas as atividades não poderia ser outro: o ambiente ao mesmo tempo simples, rústico e hospitaleiro de 40 galpões tradicionalistas que participam do programa.
          O Turismo de Galpão oferece um “espaço de hospitalidade” aos visitantes do Acampamento Farroupilha, localizado próximo à entrada principal do Parque da Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. O local é o centro de referência e de informações do projeto e onde são feitas as inscrições para as oficinas e demais atividades do Turismo de Galpão. 
          Neste espaço de acolhimento o visitante é atendido por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol) e encontra à disposição materiais impressos sobre a programação das oficinas, mapa exposto com a localização dos piquetes no território do Acampamento. Todos os grupos de participantes das oficinas são guiados até cada piquete por equipe da Secretaria Municipal de Turismo. 
         O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente das 9h às 22h. As oficinas e atividades acontecem diariamente de 5 a 20 de setembro, entre 11h e 19h. Também é possível participar das “Caminhas Guiadas”, onde os roteiros são orientados por um guia de turismo credenciado e percorrem o Parque Harmonia com paradas em piquetes do projeto Turismo de Galpão para visitação e atividades. 

Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1a Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha. Para a programação completa e mais informações acesse: 

www.portoalegrecriativa.info/site/turismo_de_galpao


Por Jeandro Garcia
Turismo no Sul

Nenhum comentário: