quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Um pouco de Parque da Harmonia, nesta quarta feira dia 9

            As cirandas escolares, mesmo em periodo de greve estadual, recebe visitantes de escolas municipais e particulares, atendidos pelo departamento cultural da 1ªRT, prendas e peões regionais e a prenda e peão farroupilha do Parque.
           Nesta quarta feira foi a vez do CTG Descendência Farrapa, que deu sua contribuição.
           O teatro de bonecos, manipulados pelos peões e prendas regionais fez a alegria da meninada.
           Em um passeio pelo parque encontramos o Grupo Alma Gauderia, que estará animando o baile no centro de eventos nesta quinta feira, dia 10. O baile das 1001 prendas, onde as mulheres não pagam ingresso.

          Agenda de amanha, dia 10 de setembro:

09h às 17h: Ciranda Escolar - Parque do Gaúcho
11h: A história trançada em couro - DTG Morro da Tapera (grátis)
11h: Moagem de erva mate a moda antiga no sóque - Piquete Maragatos da Zona Sul (grátis)
15h: Palestra: Chama Crioula 2015: Colônia do Sacramento/ Chuí – Fazendinha (grátis)
15h: Exposição de fotos e objetos utilizados no passado - Piquete Laços de Sangue (grátis)
17h: Oficina sobre a pelagem do cavalo - Piquete Galpão da Querência (grátis)
17h: Oficina de chimarrão - DTG 12 de Outubro (grátis)
19h: Oficina de dança de fandango - DTG Sangue Nativo (grátis)
19h: Oficina de lendas do sul - Piquete Estância das Águas – Grátis
19h: Oficina de encilhas - Piquete Galpão da Querência (grátis)
19h: Tertúlia Livre – Palco Central
20h: Apresentação Cultural de Dança com CTG Tiarayu - Palco Central
21h30: Show O Cancioneiro - Palco Central
22h - centro de eventos Baile com Alma Gauderia



Oficina de culinária ensina receita típica do inverno gaúcho

          Comum na Serra do Rio Grande do Sul, o pinhão é um alimento frequente na mesa de gaúchos de todas as regiões do Estado no inverno. O piquete Lendas do Sul ensina uma receita diferente da semente: paçoca de pinhão. A entidade é parceria do projeto Turismo de Galpão desde sua primeira edição, no Acampamento Farroupilha de 2013, e conquista cada vez mais visitantes, curiosos em aprender receitas da culinária campeira.

          No comando dos ingredientes e do fogão, Maria da Graça Spíndola mostra como preparar o prato de origem indígena. "O prato leva bastante proteína, portanto, é uma refeição reforçada como o gaúcho precisa", comenta. Dona Graça aprendeu a receita com a amiga tradicionalista Márcia Cardoso. "É um prato simples e rápido de fazer", comenta ao iniciar o passo-a-passo.

          Para fazer o prato usa-se: um quilo de pinhão assado e descascado, um quilo de lombo de porco assado, um quilo de carne assada, meio quilo de salsichão assado, 200 gramas de bacon, cebola, alho, sal e tempero verde a gosto. O primeiro passo é colocar no moedor de carne o pinhão, o lombo de porco, a carne e o salsichão. “O pinhão deve estar ainda quente”, destaca dona Graça. A cozinheira ainda conta que antigamente o processo de moer era feito em um pilão. Na sequência, ela refoga o alho junto com o bacon e a cebola. Depois ela acrescenta a massa que foi moída e o sal e refoga. “No final entra o tempero verde para dar um gostinho”, conta. Segundo Dona Graça, a receita pode ser também com a sobra do churrasco.

Origem - O prato era preparado por índios, que misturavam a caça com o pinhão e socavam no pilão. Com a colonização, os portugueses acrescentaram mais ingredientes à receita. “Os portugueses passaram a preparar a paçoca, pois era um alimento que não estragava rapidamente”, afirma.

Oficinas - A oficina de paçoca de pinhão é uma das atividades oferecidas pelo projeto Turismo de Galpão, que oferece oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha. A próxima edição será realizada no dia 15, às 11h. Para participar basta fazer a inscrição no Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho. Toda a programação de oficinas está disponível no local, diariamente das 10h às 22h, em guias impressos em português, inglês e espanhol. Outra opção é consultar antecipadamente o portal www.portoalegrecriativa.info.

          O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias municipais de Turismo e da Cultura, da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.
Cristiane Serra
Jornalista MTB 15.898

Nenhum comentário: