quarta-feira, 16 de julho de 2014

Editorial do Blog - Não precisava isso, campeões do mundo!

          Muito triste a comemoração dos jogadores alemães, que saíram da copa do Brasil como tetracampeões mundiais. Mais de 500.000 pessoas esperavam os campeões em Berlim para uma grande e justa festa, depois de despachar o Brasil e a Argentina. Seis jogadores alemães, entre eles Klose, Schürrle, Mustafi, Götze, Weidenfeller e Kroos – entraram na passarela imitando movimentos indígenas (que eles pareciam ter gostado quando aqui visitaram aldeias), andando quase de cócoras, e gritando: “Assim andam os gauchos (maneira como se referem aos argentinos)”. Depois se erguiam e gritavam: “Assim andam os alemães” referencia á hegemonia alemã, remetendo aos tristes tempos da superioridade ariana.
          Depois outros entraram com as mãos nos ombros, como os brasileiros costumavam entrar em campo. Talvez, nós, os gaúchos do Rio Grande do Sul, que tanto nos identificamos com os platinos, estejamos sentindo a triste atitude alemã para com os argentinos e, ainda, com os brasileiros. Mas o mais triste da história é ver que a Taça do "fairplay" está em mãos racistas e levanta a triste teoria que o pensamento de Hittler vive ainda.
          Algumas agencias de noticias publicaram que os alemães deveriam fazer uma retratação coletiva e para o mundo, mas isso não tiraria a ideia que o sentimento racista em relação à America e outros povos, vive na Alemanha. Triste fato!

Nenhum comentário: