quinta-feira, 31 de julho de 2014

Comunicar: A arte de vender seu “peixe”

          Tenho palestrado, a exemplo de meu amigo Elomir Malta, de como “falar bem em público”, e ao longo de minha vida tenho visto muita gente competente não ter a capacidade de mostrar aos outros aquilo que se propôs a fazer. A pessoa fala, fala, fala, mas se não souber influenciar o interlocutor, se não conseguir comunicar-se bem, não será ouvido e ninguém colocará em pratica o que disse.  Sua fala deve ser capaz de influenciar a pessoa a ponto de impulsiona-la a fazer algo que ela não faria antes de ouvir sua apresentação.
Não precisas falar muito em tuas apresentações, mas elas tem que ser organizadas e impactantes. Como acontece nos filmes de esporte ou de guerra, onde o treinador ou um comandante inspiram e mexem com o coração de seus comandados para que eles busquem a vitoria.
Quando estiver na frente de uma plateia tente entender os anseios deles. As necessidades que os move. Por isso, digo que, quando algumas prendas e peões vão apresentar seus trabalhos, costumam não receber atenção do público. Por quê?    
Começa com a insegurança ao cumprimentar o público, mostrando um texto decorado, do tipo “Minhas mais cordiais saudações tradicionalistas...” ou o mais famoso de todos: “primeiramente...” – Nos faz lembrar os guias-mirins de Ouro Preto, ou juvenis, de Porto Seguro, que ao serem interrompidos, tem que começar tudo de novo, a partir da primeira frase.
         Interaja com público, tenha ritmo e intensidade, toque o coração das pessoas. Os primeiros três minutos de uma apresentação definem se tu vai ser escutado ou se vai ser aturado. Por tanto, “Chegue, chegando...” – A abertura tem que ser forte. Sua palestra precisa ser bem focada e fazer com que as pessoas se lembrem, pelo menos, dos pontos principais.

Um comentário:

Fulvio Lopes disse...

De Fato Rogério, nós da comunicação observamos muito este despreparo. Sugiro um treinamento principalmente para as primeiras prendas das Regiões e peões farroupilha. Assim também para as Prendas do Estado.

Pode contar com o amigo aqui.
Forte quebra costela.
Fulvio Lopes