terça-feira, 22 de julho de 2014

Coreografias no ENART com limitações

Resolução fixa critérios e limites para as coreografias de entradas e saídas dos grupos de danças no ENART de 2014. 
RESOLUÇÃO Nº 09/14

       Com a finalidade de alcançar aos objetivos do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART (artigo 2º do Regulamento), o Conselho Diretor do MTG resolve fixar critérios e estabelecer limites para as coreografias de entradas e saídas dos grupos de danças previstas no artigo 26 do Regulamento do ENART.

        Em complementação ao que determina o § 3º do artigo 26, deverão ser observados os seguintes requisitos para entradas e saídas:

1. Poderão ser utilizados até dois tradicionalistas além dos integrantes dos grupos para manuseio dos elementos cenográficos que compõe as entradas e saídas, tanto para montagem antes da apresentação, quanto para retirada do material no seu final;

2. Nenhum elemento do cenário poderá permanecer sobre o tablado dedicado à execução das danças e aqueles que permanecerem no entorno do tablado não poderão possuir altura superior a um metro, evitando prejudicar a visão das pessoas sentadas nas arquibancadas ou que se encontrarem em pé no entorno do tablado.

3. É proibido o uso de qualquer material pirotécnico, que utilize fogo, fumaça ou qualquer forma de explosão. 

4. Fica proibida a colocação prévia de material cenográfico, utilizado para as entradas e saídas, no interior dos locais das apresentações do grupo. Todo o material será introduzido no local das apresentações nos momentos que antecedem a apresentação do grupo de danças.

5. Logo após a apresentação, todo o material deverá ser retirado do prédio em que ocorrerem as apresentações.

6. O descumprimento dessas determinações, assim como do que estabelece o § 3º do artigo 26 do Regulamento do ENART, acarretará a desclassificação do grupo de danças no concurso de danças tradicionais.

7. Esta Resolução entra em vigor nesta data e se aplica para as etapas final e finalíssima do ENART de 2014.

Porto Alegre, 21 de junho de 2014.

Manoelito Carlos Savaris
Presidente do MTG
Nairioli Antunes Callegaro
Vice-presidente de Administração

Um comentário:

Adauto Marques disse...

Rogério, buenas tarde

Concordo com as limitações do MTG,o espetáculo continuará, mas não podemos por em risco os dançarinos nem os espectadores. Sou profissional da área de segurança do trabalho e ainda fico mais preocupado com as atividades em altura. Acho fantástico todo o trabalho que o Ronda Charrua ou o Guapos realizaram, bem como outras coreografias que possuíam atividades em altura, mas com certeza não gostaria de ver um dançarino com uma fratura exposta devido a uma queda de 5 ou 6 mts de altura. Sou tradicionalista, já dancei neste tablado em Santa Cruz e atualmente sou admirador fiel do ENART, anualmente, mas também sou prevencionista e entendo que o amor pela tradição não pode nos expor a estes riscos dentro do tablado. Muitos serão contra ao que estou mencionando, mas deixo aqui minha preocupação.

Saudações de um Tradicionalista e Prevencionista.

Adauto Marques
Horizontina-RS