sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Muitas atividades neste 31 de janeiro

        Estive acompanhando a diretoria do MTG em duas grandes atividades neste ultimo dia de janeiro. Amanha, dia 01 de fevereiro, já tem um baita encontrão na sede da 1ªregião.

Viamão poderá sediar a FECARS em maio
           Na tarde do dia 31 de janeiro, entre tantas atividades, o Presidente Manoelito Carlos Savaris reuniu-se junto com parte de sua diretoria com a secretaria de cultura de Viamão e o vice-prefeito e, prefeito em exercício da cidade, André Pacheco, acompanhado da Secretaria de Cultura, Gilmara Postiglioni. Presentes na reunião, também,  os vice-presidentes do MTG, de administração, Nairioli Callegaro e, de Eventos, José Roberto Fischborn. O diretor de Esportes Martin Damasco, o diretor campeiro da 1ªRT, Paulo Belarmino, e o coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão. Representando o presidente da UTV (União Tradicionalista Viamonense), Gilberto Azambuja, o sr. Edmar.
          A prefeitura está disposta a sediar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, FECARS, no mês de maio (01 a 04/05) no parque de eventos Sindicato Rural de Viamão. Savaris lembrou que Viamão tem toda uma importância no cenário histórico do RS, mas tem tido uma participação pequena, lembrando que o único grande evento foi o acendimento da Chama Crioula em 2005. Paulo Belarmino lembrou que na semana anterior á data proposta da FECARS, estará acontecendo o rodeio da ETA (Escola Técnica Agrícola) e que isso poderá aumentar a participação no rodeio.
          O presidente Manoelito convidou o prefeito em exercício e a secretaria de cultura para participarem da reunião no sábado, dia 01 de fevereiro, na sede da 1ª região, onde estarão apresentando a proposta da FECARS ser sediada nesta data e em Viamão. 



Roque Jacoby visita o MTG

          Esteve em visita à sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho o Secretario Municipal de Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby. Ele que também é Conselheiro Honorário do MTG.
        Manoelito Savaris apresentou sua equipe de trabalho e colocou-a a disposição da secretaria. Estiveram presentes na reunião o vice-presidente de administração do MTG, Nairioli Callegaro, Celso Guimarães, Martin Gutierres damasco, diretor de esportes, Gustavo Bierhals, Vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, e o coordenador de tradição e folclore da prefeitura, Giovani Osório Tubino. 
          Foram tratados diversos assuntos, entre eles, o acampamento especial da Copa de 2014 e acampamento farroupilha, de setembro. Jacoby mostrou-se solícito aos anseios dos tradicionalistas. Confirmou a parceria que já existe desde quando era secretario de estado da cultura (2003/2006).

Quem é Roque Jacoby

         Roque Jacoby nasceu em Tangará, SC, em 10 de janeiro de 1948. Estudou filosofia e sociologia, formou-se em ciência econômicas na PUCRS e pós-graduou-se em estratégia empresarial na UNISINOS. No setor editorial, passou por todos os níveis, iniciando como tradutor e revisor em São Paulo, onde foi supervisor geral da editora Ática. Dirigiu a editora Mercado Aberto, em Porto Alegre, de 1977 até 2003, e suas livrarias de 1986 a 1995. Presidiu a Câmara Rio-Grandense do Livro no biênio de 1982/83 e de 1990 a 1993, o Clube dos Editores de Rio Grande do Sul no biênio 1994/95, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul no biênio 1998/99 e também o Fórum Permanente dos Conselhos Estaduais de Cultura do Brasil, atual União Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (CONECTA) entre 1998/99. Foi secretário da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul de 2003 a 2006. Hoje é secretário da Cultura de Porto Alegre e membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: