segunda-feira, 23 de abril de 2012

Um exemplo para o Rio Grande

Coisas que acontecem nos bastidores dos concursos de Peões e quase ninguém sabe. A irmandade do Entrevero. Coisa que nos demais concursos é impensável, no Entrevero de Peões acontece: Um peão estava quase desistindo de concorrer quando dois peões emprestaram o cavalo pra ele montar e terminar suas provas. Um Peão iria montar pra fazer sua prova sem esporas, e o outro peão foi lá tirou suas esporas e emprestou pro concorrente.  Um não tinha gamela para fazer seu churrasco. Outro peão foi lá e emprestou a sua gamela para o concorrente. Outro esqueceu de cantar em sua prova artística. Teve gente na volta que comemorou o erro do Peão, ao invés de avisar. Faltou "espírito" para essas pessoas.
Conseguem imaginar isso acontecendo no Concurso de Prendas? Não... Tu não consegue! Mas todos gostariam que fosse assim. Não podemos "tapar o Sol com a peneira." O exemplo dos Peões está ai pra ser seguido.


A despedida do Ernani Nunes e da Jaqueline par ao filho Lorenço. Que coisa Maravilhosa. Os versos do Ernani, ex Peão do Estado, resumiram o  que é o Entrevero. E o Lorenço mostrou que tem berço. Nossa gurizada da 1ª Região fez a sua parte. Os dois representaram bem o CTG Glaucus Saraiva e a 1ªRT. O Renan e o Diogo Zíngano da Cunha Lima deram seu recado. Agora é só esperar o final do mês de junho para os concursos que elegerão os seus substitutos.


A convivência das Regiões nos acampamento foi muito linda. O Claudio Vargas, da 3ª RT (deveria ter sido Peão do RS, pois tem o "espírito") animou com seu pessoal o acampamento da sua região. Do outro lado a turma do Glaucus também, torcendo, sofrendo, chorando.. tudo isso que faz parte do concurso.


A parte mais linda do Entrevero: A convivência pacífica, a solidariedade entre os concorrentes e a tranquilidade de um concurso que trás muitos aprendizados para a peonada. Tá ai um bom exemplo para o Rio Grande seguir.

3 comentários:

Vera Otton disse...

Ah Rogério! Pena que nossos Peões que fizeram tão bonito não se classificaram, mas terão outra oportunidade. Não concordo quando falas das Prendas. Certos comentários trazem confusões, então é melhor não postá-los. Desculpe mas sou franca. Acho que nós adultos não devemos colocar fogo na fogueira e sim incentivar de uma forma que não traga desavenças. Parabéns pelo teu trabalho, não pudemos comparecer e nem acompanhar porque estávamos em outro compromisso. Parabéns, também, aos que conquistaram os títulos e aos demais que participaram que com certeza deram o máximo para que o evento, como sempre, fosse um sucesso.

Daiana Carpenedo disse...

Como prenda tenho propriedade em confirmar tudo isto que o Rogerio disse. O Entrevero é um exemplo a ser seguido pela Ciranda. A irmandade com que os peões se tratam é emocionante. E o Cláudio Vargas hein, devia mesmo ter sido peão do estado. Na verdade ainda há tempo. Galera da 3ª, vamos convencê-lo?

Jessilena Alano Etcheverry disse...

Conterrâneo, tenho que concordar contigo...
Ano passado vivenciei o entrevero junto com os guris da 1ªRT...e o Felipe Pereira, nosso guri na época, a meu pedido, enrodilhou o laço do Peão da 18ªRT (minha RT de origem)...pois este estava nervoso, num cavalo desconhecido que não parava e o laço ainda se desenrodilhou...
Coisa que, jamais, se veria num concurso de prendas...
Lamentável...
Pode ser que com os exemplos dos peões...a coisa mude...
Tomara...