quinta-feira, 19 de abril de 2012

À caminho do Entrevero

Nesta quinta feira estaremos partindo para Garibaldi para cobrir mais um entrevero de Peões do Rio Grande do Sul. Acompanho os concursos de peões desde sua 5ª edição, quando passei a estudar para um dia, quem sabe, chegar ao título. Estudei muito, por que sempre fui muito obstinado, dedicado, mas acima de tudo disciplinado. 

Em 1994 eu ganhava tudo quanto era rodeio que tinha concurso de peão. Acumulei muitos "crachás" de rodeios, além do título da minha entidade, o destaque na região, mas nunca cheguei ao estado. Uma época muito pegada. O concurso de Peões tinha em media o numero de concorrentes pros cr4achás regionais, mas eram feras. O Concurso de prendas na 1ª região chegava à mais de 20 concorrentes na categoria adulta. O Rodeio do CTG Tiarayú, na época, era base para a região. Diziam os "especialistas", preparadores de prendas, que quem ganhasse o rodeio do Tiarayú, ganhava a região.  Em 1995 foram mais de 20 concorrentes no Rodeio. Era muito disputado, muito estudado.


O concurso era tão forte que, no ano de 1993,  Adriana Braun venceu o concurso da 1ª RT, não pode ir pro Estadual, e foi a segunda,  Rossane Lemos, da Barra do Ribeiro. A 2ª Prenda da 1ª RT ganhou o concurso de Prenda do RS 93/94. Mesmo ano que a Shana Muller foi prenda juvenil do RS. Áureos tempos. Disputas pra ver quem detinha mais conhecimento. Vanessa Pilla, Elisângela Mello Reghelin, Luis Eduardo Moehlecke, Agnaldo Reis, Ernani Nunes... e tantos outros, que, tenho certeza utilizaram os conhecimentos adquiridos em suas vivências para aplicar na vida.


Apesar disso tem aqueles que colocam, desesperadamente, o título na "ponta da chuteira" e, fazem da sua vida, uma obsessão por ele.  Aos nossos internautas que nos acompanham aqui, temos que acreditar na máxima que o importante é a bagagem intelectual que levamos da preparação deste concurso que nos prepara para o mundo. Não é um simples discurso. Somente é, para aqueles que vão para ele, com o objetivo único e simples de ganhar. Mas aqueles que aproveitarem tudo que irão aprender, no decorrer da jornada, estes sim, terão sucesso em suas vidas, pois estarão um passo a frente nessa tão exigente sociedade.

Nenhum comentário: