terça-feira, 8 de março de 2022

Palestra sobre o folclore gaúcho reúne tradicionalistas na 9ª RT


    Ijuí sediou, em fevereiro, mais uma das atividades culturais e sociais que vêm sendo organizadas pelo Departamento Cultural e pelas Prendas e Peões da 9ª Região Tradicionalista – Gestão 2021/2022. No dia 20, o jornalista, historiador e presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, ministrou a palestra “Centenário de Lilian Argentina – O universo do folclore”, tema este que, por sua proposição, norteia os trabalhos do Movimento Tradicionalista Gaúcho em 2022. O evento teve lugar no CTG Clube Farroupilha e contou com a presença de um número expressivo de tradicionalistas de toda a região. 

    Em sua explanação, Rogério Bastos expôs a trajetória e o legado da professora Lilian Argentina Braga Marques, liderança pioneira em pesquisas folclóricas no Rio Grande do Sul, cujo nascimento completa 100 anos no dia 30 de abril do corrente ano. De acordo com Rogério, além de uma homenagem à pesquisadora, o atual tema anual do MTG busca apresentar à juventude a riqueza do folclore gaúcho. A ideia é potencializar a área como possibilidade de enfrentamento às drásticas consequências da pandemia na formação de crianças e adolescentes, por meio de uma atuação conjunta com instituições sociais e de ensino. 

    Este foi o quinto evento cultural promovido pela gestão regional. Para o mês de março, estão previstas outras atividades ligadas à preservação e à divulgação do folclore e das tradições gaúchas.

Por Daiana Dal Ros - 1ª Prenda da 9ª RT


Nenhum comentário: