quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

MTG e FAMURS firmam parceria para capacitar professores e implementar a cultura gaúcha no currículo escolar

 


   Um café campeiro na Casa João de Barro, sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho, celebrou o lançamento do curso “Implementação da Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares”. O inovador programa oferecido em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul tem por objetivo atender à demanda dos municípios que irão implementar ou já implementaram a disciplina prevista na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação no quesito “Regionalidades”.

    O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26 de janeiro, quando a Vice-presidente de Cultura, Renata Pletz, e o Diretor do Departamento de Aperfeiçoamento e Formação Tradicionalista do MTG, Anderson Hartmann, recepcionaram os assessores técnicos da FAMURS: Márcio Biasi, de Educação; Vinicius Brito, de Cultura; Marcelo Gigoski, de Esporte e Lazer; Ismael Horbach, de Agricultura e o Vice-prefeito de São Jerônimo, Júlio César Prattes Cunha.

    De acordo com a Vice-presidente de Cultura do MTG trata-se de uma parceria de destaque entre duas importantes instituições, o MTG e a FAMURS: “Capacitar os professores e auxiliar os municípios é de fundamental importância para reforçar os nossos valores mais genuínos, bem como elevar o conhecimento sobre a cultura gaúcha e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra e ao seu lugar”, ressaltou Renata Pletz, que também é professora há mais de 20 anos.

    A primeira edição do curso acontecerá de forma presencial em Porto Alegre na Escola da FAMURS nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com carga horária total de 14 horas. Serão ministradas aulas com as seguintes temáticas: Folclore, Símbolos, Literatura Regional, Gastronomia Típica, Chimarrão, Indumentária Gaúcha, História do Rio Grande do Sul e Aplicação Pedagógica do Folclore na Escola. Todos os detalhes, currículos dos professores, ementa das disciplinas e as inscrições podem ser acessadas através do link:https://famurs.com.br/capacitacao/146

Nenhum comentário: